TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR

Por:   •  17/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 12

NOME: VIVIAN D. DOS SANTOS RA: 908105290 TURMA: 7A UNIDADE: MEMORIAL

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR

AREA DE CONCENTRAÇÃO: FARMÁCIA HOSPITALAR

ORIENTADOR: PROF. ABRAM BEUTEL

Artigo Científico apresentado a

Universidade Nove de Julho referente

ao Trabalho de Conclusão de Curso

para obtenção do título de Graduação

em Farmácia e Bioquímica

SÃO PAULO

2011

________________

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR

Vivian Deusdara dos Santos

Graduando em Farmácia e Bioquímica da Universidade Nove de Julho

vivi.santos2@hotmail.com.br

Abram Beutel

Professor do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Nove de Julho

abrambeutel@uninove.br

RESUMO:

Após os desastres ocorridos em virtude do uso de medicamentos[a], viu-se a necessidade de se ter um profissional mais próximo, mais presente, um profissional capacitado para lidar com paciente, analisar suas prescrições, fazer notificações de reações adversas de medicamentos que possam surgir, um profissional que juntamente com a equipe médica vise sempre o bem estar do paciente, analisando não somente o medicamente em si, mas que veja o paciente e o ambiente hospitalar como um todo, que preste a atenção farmacêutica correta com o intuito de sempre beneficiar o paciente que é o publico alvo deste profissional: o farmacêutico.

PALAVRAS-CHAVES: Assistência farmacêutica, Promoção da Saúde, Benefício ao paciente, Farmacêutico.

ABSTRACT:

After adverse effects caused by drug abuse, It is necessary a professional able to deal with patients, analyze their prescriptions, reports adverse reactions. It means, it is necessary a pharmacist in a medical team whose aim is always seek the wellness of the patient, analyzing not only the drug but the patient and the whole hospital environment, providing pharmaceutical care to provide patient benefits.

KEYWORDS: Pharmaceutical care, health promotion, patient benefits, Pharmaceuticals.

INTRODUÇÃO

Com o crescimento das indústrias farmacêuticas no século XX e com a grande variedade de medicamentos disponíveis, o profissional farmacêutico perdeu o espaço que havia conquistado até o momento para exercer suas atividades. No que diz respeito as drogarias, por exemplo, qualquer pessoa pode ser proprietária de drogaria ou de uma rede de drogarias. Nesse caso, basta ter em seu quadro de funcionário um farmacêutico como responsável técnico 1.

O desastre ocorrido em 1962 em virtude do uso da talidomida por gestantes, ocasionado uma epidemia de focomelia, desencadeou um novo olhar sobre o uso de medicamentos e foi o marco para o surgimento das ações de farmacovigilância e assistência farmacêutica. Passou-se, então ao período de desenvolvimento da atenção farmacêutica ao paciente. 1,2

Viu-se a necessidade de se ter um profissional farmacêutico presente em tempo integral em cada local onde haja medicamentos, pois a atenção farmacêutica é uma prática onde o maior beneficiário é o paciente, onde são analisadas não apenas a situação do momento, mas todo o histórico, bem como suas atividades e uma possível interferência no tratamento 3,4,5.

No entanto, em um grande hospital, por exemplo, a função do farmacêutico é apenas a atenção farmacêutica direta ao paciente?

Em um ambiente como o hospital onde há grande quantidade de eventos adversos o farmacêutico tem um grande papel a desempenhar, pois ele juntamente com a equipe, pode fazer análises sobre doenças sazonais, intervir nos eventos adversos, impedir

interações medicamentosas e usos incorretos/indevidos de medicamentos4,6. Além disso, é parte das atribuições do farmacêutico, a organização e gestão, a distribuição, a informação, o controle de qualidade, e farmacovigilância, contudo todo e qualquer medicamento que se encontre no ambiente hospitalar é de responsabilidade do profissional farmacêutico6,7, ou seja o papel do farmacêutico hospitalar além de administrativo é também clínico, cooperando com outros profissionais no desenho do plano terapêutico, análise de prescrição, monitorização do tratamento e do paciente, visando maior qualidade do serviço de saúde e redução de custos 4,8,9.

Na atenção farmacêutica o farmacêutico passa a atuar de forma mais efetiva na assistência ao paciente. O profissional se responsabiliza pela necessidade, segurança e efetividade da farmacoterapia do paciente, além de se responsabilizar pelo cumprimento dos esquemas farmacoterápicos e seguir o plano de assistência de forma a alcançar os resultados positivos3,10.

METODOLOGIA[b]

Para realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, no período de maio a novembro de 2011, nas quais foram utilizadas como descritores para pesquisa Atenção Farmacêutica, Farmacovigilância, Papel do Farmacêutico, Farmácia Hospitalar, onde foram selecionadas referências entre teses e artigos científicos que se encaixaram nesse perfil.

Os artigos científicos foram pesquisados nas seguintes bases de dados:

1. Literatura Internacional em Ciências da Saúde (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, MEDLINE)

2. Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS)

3. Scientific Electronic Library Online (SCIELO).

REVISÃO DE LITERATURA

PAPEL DO FARMACÊUTICO CLÍNICO

O Código de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com