TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL NO AMBIENTE HOSPITALAR: ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM ALTA COMPLEXIDADE

Por:   •  21/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  4.285 Palavras (18 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISA - UNIP

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

        

GABRIELY RAMOS MOROSO

SERVIÇO SOCIAL NO AMBIENTE HOSPITALAR:

ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM ALTA COMPLEXIDADE

URUGUAIANA

2021

Aluna:

GABRIELY RAMOS MOROSO

SERVIÇO SOCIAL NO AMBIENTE HOSPITALAR:

ATUAÇÃO PROFISSIONALEM ALTA COMPLEXIDADE

Pré-projeto apresentado à UNIP - Universidade Paulista, como requisito parcial para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Serviço Social.

Orientador(a):

URUGUAIANA

2021

SUMÁRIO

1        TEMA        4

1.1        DELIMITAÇÃO DO TEMA.............................................................................................................4

1.2        LINHA DE PESQUISA        4

1.3        PROBLEMA DE PESQUISA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        OBJETIVOS        6

3.1        OBJETIVOS GERAIS        6

3.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

4         REFERENCIAL TEÓRICO        7

5         METODOLOGIA        14

6        CRONOGRAMA        15

REFERÊNCIAS        16

1        TEMA

Serviço Social no ambiente hospitalar: atuação profissional em Alta Complexidade.


1.1        DELIMITAÇÃO DO TEMA

O desenvolvimento da pesquisa busca entender a importância da atuação do assistente social nos serviços de saúde de alta complexidade, a partir do estudo referente ao contexto histórico da política de saúde no Brasil, da inserção da profissão do Serviço Social na saúde e atuação profissional na área de saúde pública, conhecendo o processo de implantação e implementação de políticas públicas e as competências, metodologia e instrumentalidade do trabalho profissional, na alta complexidade em saúde.

1.2        LINHA DE PESQUISA

        Serviço Social e Políticas Sociais.

1.3        PROBLEMA DE PESQUISA

        Sabe-se que atualmente há um crescimento da demanda por serviços sociais e também de dificuldade para a população acessar os seus direitos, constantes em serviços e políticas públicas. Entende-se saúde pública como uma das principais políticas públicas e um direito fundamental do ser humano.

Art. 2º, § 1º “O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”. (LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990)

No âmbito da saúde pública, quais são as especificidades da política social de saúde e de que maneira o assistente social pode contribuir para a garantia de acesso aos direitos sociais, na alta complexidade em saúde?

2        JUSTIFICATIVA

O Assistente Social inserido no campo das políticas sociais deve trabalhar na perspectiva de acesso aos direitos, que se referem aos direitos sociais, políticos, civis e humanos. Porém não como um fim do trabalho profissional, essa intervenção exige a compreensão das contradições existentes nesse processo, que são frutos das múltiplas dimensões da questão social, advindas do sistema capitalista.

No Brasil, os regimes antidemocráticos representados pela repressão e violação de direitos, influenciam a organização social da população em busca de melhores condições de vida e saúde.

Incorporado na instituição federal de 1988, o Sistema Único de Saúde se materializou de forma universal, descentralizada, unificada e com a participação social. A legislação afirma a visão ampliada de saúde e os determinantes sociais implicados no processo saúde-doença, considerando as condições de habitação, saneamento, educação, segurança entre outros determinantes que são expressões da questão social.

Mesmo isto sendo reconhecido em lei, no cotidiano de trabalho dos profissionais de saúde é muito difícil ações que garantam atendimento de forma intersetorial, interdisciplinar e integral para o cuidado em saúde dos usuários.

Há limites e entraves para a realização de processos realmente justos e igualitários, considerando a distância entre os princípios legais e a garantia de fato. Os direitos sociais são dinâmicos e exigem sua defesa incessante, assim como a luta diária para a ampliação dos mesmos.

É necessário entender que cuidado em saúde não é somente a oferta de ações e serviços quando as pessoas estão doentes, mas também são políticas sociais e econômicas que devem atender suas necessidades básicas, como alimentação, moradia, saneamento básico, transporte, e que reduzam os riscos de doenças e evitem o agravamento das mesmas.

O Assistente Social na Alta Complexidade do SUS (Sistema Único de Saúde), trabalha na perspectiva de acesso ao direito à saúde de qualidade, gratuita e de responsabilidade do estado, bem como contribuindo para compreensão e visibilidade dos determinantes sociais, pelos demais profissionais da equipe de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com