TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LINHA DO TEMPO (COVID-19, ZICA VIRUS)

Por:   •  28/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - UNIFACEMA

CURSO: FÁRMACIA

PERÍODO: 1° PERÍODO

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS ANATOMOFISIOLÓGICOS

PROFESSOR: EMIGDIO NOGUEIRA COUTINHO[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]COMPONENTES:

Amanda Borges Araruna Gouveia

Anthony Rafael Maia Lima

Diego Bandeira Silva

Hellen Rebeca Rocha Dos Santos

Jessica Ravenna Porto De Oliveira

Luis Arthur Maia Silva

Marcela Jamille Neves Sampaio

Rafael Santana Lima

[pic 5]

O cerebelo é um órgão do sistema nervoso que se encontra entre o cérebro e o tronco encefálico, conectado ao tálamo e à medula espinhal através de muitas fibras nervosas. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as novas atribuições funcionais relacionadas ao cerebelo, após estudos de neuroimagem funcional e um conhecimento mais amplo sobre o assunto abordado, dando enfoque às funções que o cerebelo está relacionado, sendo as principais a coordenação dos movimentos e a participação no equilíbrio do corpo. Com as técnicas atuais de neuroimagem, doenças relacionadas ao comprometimento do raciocínio, como distúrbios de linguagem e da cronometria do pensamento, são atribuídas também ao cerebelo. Conclui-se então que está pesquisa nos trouxe um conhecimento aprimorado sobre o cerebelo e demais características, pois é válido lembrar que o cerebelo está relacionado com diversas funções, sendo as principais a coordenação dos movimentos e a participação no equilíbrio do corpo.

Palavras-chave: Cerebelo; neuroimagem; conhecimento; linguagem

[pic 6]

[pic 7]O cerebelo é um órgão do sistema nervoso que se encontra entre o cérebro e o tronco encefálico, conectado ao tálamo e à medula espinhal através de muitas fibras nervosas. O nome cerebelo deriva do latim e significa pequeno cérebro, é uma estrutura que ocupa a parte posterior do crânio, situado abaixo da tenda do cerebelo, sendo, portanto, uma estrutura infratentorial (Fig. I). Componente do sistema nervoso central (SNC), o cerebelo possui cerca de 80% dos neurônios presentes no SNC, apesar de seu peso bruto corresponder a apenas 10% do peso total do SNC e 19% dos neurônios estão situados no córtex cerebral, e 1%, no tronco encefálico.

Figura I: O cerebelo, ocupa a parte posterior do crânio, situado abaixo da tenda do cerebelo

Assim como o restante do sistema nervoso central, o cerebelo também é envolvido pelas meninges, três membranas que garantem, entre outras funções, a proteção das estruturas presentes nesse sistema. Entretanto, apenas a porção livre, a qual não está presa ao cérebro, está revestida. O cerebelo tem como função manter o equilíbrio do corpo, controlar os movimentos musculares e é responsável pelas aprendizagens motoras. O equilíbrio e a postura são de responsabilidade do cerebelo, que coordena os movimentos corporais, unindo e articulando os movimentos musculares de modo que estes mantenham o corpo equilibrado e mantenham sua postura.

A característica que diferencia o funcionamento do cérebro e do cerebelo é que o cerebelo funciona involuntariamente e em nível inconsciente. Além disso, atua exclusivamente nas funções motoras. Quando ocorrem lesões no cerebelo, o corpo costuma perder seu equilíbrio, tônus muscular e a coordenação dos movimentos.

Vale ressaltar que ele é o principal responsável pela regulação da postura e do equilíbrio do corpo humano. Todas as habilidades motoras, como desenhar ou dançar, são regidas pelo cerebelo. Para isso, ele recebe informações de todos os músculos, tendões e articulações, bem como de receptores visuais e dos receptores responsáveis pela percepção do equilíbrio. Ao receber essas informações, o cerebelo compara as que foram recebidas dos músculos com as do córtex cerebral e, assim, coordena as atividades musculares.

[pic 8]O cerebelo pode ser divididos em três regiões: o vérmis é a região do cerebelo localizada na parte média do órgão (Fig.II). É uma faixa estreita que une o hemisfério direito ao hemisfério esquerdo. Dividido também em dois hemisférios cerebelares, um do lado esquerdo e outro do lado direito. Os hemisférios direito e esquerdo do cerebelo são massas localizadas lateralmente, ambas são constituídas de tecido nervoso. Além disso, o cerebelo é composto por uma parte central de substância branca, que é formada por fibras próprias, fibras de projeção e axônios mielínicos das células de Purkinje (neurônios altamente diferenciados, presentes apenas no cerebelo). Superficialmente, o córtex cerebelar é coberto pela substância cinzenta, formando as fissuras.

Figura II: Divisão anatômica

A substância branca do cerebelo é envolvida pelo córtex cerebelar. Esse córtex se divide em três camadas: Camada molecular, camada de células de Purkinje e camada granular (Fig. III). A camada molecular, está localizada mais superficialmente no órgão. Contém poucos neurônios mas é rica em fibras nervosas amielínicas. Estas são fibras envolvidas por apenas uma camada de bainha de mielina. Também é uma região pobre em glóbulos brancos, responsáveis pelo combate de doenças. Já a camada de células de Purkinjeé a camada média do cerebelo. Está localizada entre a camada molecular e a camada granular. É constituída por células muito grandes e distribuídas em uma única camada bastante fina. E por fim a camada granular que é a camada mais interna do cerebelo. É onde estão localizados os menores neurônios do corpo humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com