TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS

Por:   •  12/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.718 Palavras (19 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO
DE MEDICAMENTOS
[pic 2]

JABOATÃO DOS GUARARAPES
2014


[pic 3][pic 4]

1 DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. Introdução

Os medicamentos são produtos diferenciados de suma importância para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida da população. A preservação da sua qualidade deve ser garantida desde sua fabricação até a dispensação ao paciente. Desta forma, as condições de estocagem, distribuição e transporte desempenham papel fundamental para a manutenção dos padrões de qualidade dos medicamentos.

O armazenamento tem por finalidade assegurar a qualidade dos medicamentos, cumprindo as boas práticas de estocagem. Ele é constituído por um conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que envolvem diversas atividades:

  • Recebimento de medicamentos: conferência e observação do material                        quanto à quantidade, qualidade e documentação.
  • Estocagem ou guarda: organização do material em certa área definida, para maior aproveitamento do espaço, permitindo segurança e rapidez.
  • Segurança: capacidade de manter os medicamentos sob cuidados contra danos físicos, furtos e roubos.
  • Conservação: capacidade de manter as características dos produtos durante a estocagem.
  • Controle de estoque: monitoramento da movimentação física dos produtos (entrada, saída e estoque).

A atividade de distribuição é considerada de relevância pública tanto pelas questões de abastecimento do mercado como pelas características em que esses produtos chegam ao usuário final. A distribuição de medicamentos deve ser feita de forma a se garantir adequadas condições de transporte, identificação e rastreabilidade do produto, avalizando a eficácia e segurança dos produtos oriundo de indústrias química e farmacêutica.

Diferentes sistemas de distribuição atendem adequadamente as necessidades dos serviços farmacêuticos. O desenho destes sistemas deve utilizar logística que minimize custo e proporcione um bom serviço. Vários níveis de organização são possíveis e estes são arranjados em um esquema hierárquico. Um maior número de níveis representa aumento de custos administrativos e necessidade de maior capacidade de armazenamento.

Para alcançar o objetivo das boas práticas de armazenamento, transporte e distribuição de produtos farmacêuticos é necessário um movimento integrado de toda a malha de organizações que operam nesta cadeia de serviço e que possua como foco o bem-estar da comunidade, solidarizando-se e tratando de maneira sinérgica os recursos e esforços.

As diretrizes de Boas Práticas de Armazenamento e Distribuição aplicam-se a todas as atividades relacionadas à distribuição e armazenamento de produtos farmacêuticos visando à proteção da saúde da população.

1.2 Objetivos

  • Estabelecer os princípios mínimos para a execução dos processos de solicitação, recebimento, conferência, aceitação, controle e distribuição de medicamentos para instituições farmacêuticas e hospitalares.
  • Estabelecer procedimentos operacionais para orientar as ações praticadas na empresa e definir os procedimentos administrativos.
  • Garantir a integridade dos produtos armazenados, desde a recepção até a distribuição, produzindo informações qualificadas para uso no monitoramento das atividades operacionais e no controle gerencial, assegurando condições satisfatórias de conservação do produto.
  • Reduzir custos com estocagem e eliminar perdas, mantendo níveis de estoque compatíveis com equilíbrio: aquisição/estoque/entrega.
  • Apontar e descrever, a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, as ações relativas ao manejo dos resíduos gerados.
  • Contemplar os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento temporário, tratamento e disposição final dos resíduos gerados.
  • Abranger todas as etapas de planejamento dos recursos físicos, dos recursos materiais e da capacitação dos recursos humanos envolvidos no manejo de resíduos gerados.

1.4 Prestação de Serviços

Os pedidos são 100% informatizados. As vendas são efetuadas pelos vendedores e tele operadores em tempo real (on-line).

Todos os produtos distribuídos pela Empresa são fornecidos oficialmente por laboratório devidamente credenciado junto ao Ministério da Saúde.

1.5 Recursos Humanos

A Empresa é uma empresa que muito se preocupa com os colaboradores. Por este motivo, oferece treinamento constante, garantindo a qualidade de suas operações.

Todos os funcionários recebem informações sobre as tarefas que lhe são atribuídas. Não sendo permitido fumar, realizar refeições ou manter substâncias ou objetos pessoais, que possam contaminar os produtos, dentro dos locais de armazenamento e tráfego de medicamentos.

        Os funcionários envolvidos no armazenamento de medicamentos recebem treinamentos por parte do responsável técnico, inclusive instruções de higiene relevantes às suas atividades, além de motivação para manutenção dos padrões de qualidade. Todos os funcionários realizam exames médicos, e em caso de suspeita ou confirmação de enfermidades, o funcionário é afastado temporariamente ou definitivamente de suas atividades, obedecendo à legislação específica.

1.5.1 Apresentação dos Funcionários

Todos os funcionários que lidam diretamente com os medicamentos devem estar vestidos com uniforme. O uniforme de trabalho deve estar sempre limpo. A empresa possui um vestiário para a guarda dos pertences dos funcionários e colocação dos uniformes.

É proibido comer, beber, pentear os cabelos e manter substância ou objetos pessoais fora dos locais estabelecidos para estas atividades.

Todas as pessoas que estiverem aparentemente doentes, com lesões na pele ou, portando alguma doença contagiosa não devem ter contato direto com embalagens e produtos acabados até que sejam liberadas por um médico. Portanto, o funcionário que apresentar algum problema de saúde deve comunicar imediatamente ao seu superior, para que este o encaminhe ao médico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com