TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modelagem Molecular

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

A indústria farmacêutica necessita de altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento para a busca de novos fármacos, sendo ela a mais inovadora, mais rentável em escala global e mais competitivos. Esta competição, por aumento de rentabilidade vem levando a sucessivas fusões ou a adquirirem empresas menores em escala global e entre empresas brasileiras, aquisição de empresas farmacêuticas brasileiras por empresas estrangeiras e de nacionais por nacionais.

A necessidade contínua em inovar a indústria farmacêutica, impõe ambiente competitivo que demanda alta capacitação profissional em funções de P & D em síntese orgânica, e a expertise de seus profissionais químicos e engenheiros químicos em adaptarem as etapas de síntese de bancada para o escalonamento primário. Por isso as Big Pharmas têm elevado número de doutores atuando em seus quadros de P & D. Porém em Brasil são poucos colaboradores nesse nível de qualificação.

No início do século XXI, foi observado que houve o declínio de número de inovações, apesar do aumento dos investimentos em PD&I no setor. Com isso, houve mudanças estruturais importantes na gestão da inovação no setor industrial farmacêutico, como aproximação de importantes Big Pharmas  a determinados grupos de pesquisa identificados em universidades, inclusive em algumas brasileiras.

A construção do conhecimento científico, em que se baseiam as modernas inovações terapêuticas, se dá principalmente na academia. Pode-se observar pesquisadores laureados com o prêmio Nobel, como invenção de fármacos inovadores marcantes na terapêutica como propranolol e cimetidina, aciclovir e azatioprina.

A sinvastatina (Zoccor®), primeiro representante da classe dos antilipêmicos inibidores da enzima hidroximetil-glutailCo-A redutase (HMGCo-AR) onde se situam as estatinas, pode-se identificar que, de um lado, a estratégia adotada pela Merck para sua descoberta fundamentou-se em conhecimento público baseado em descobertas científicas originadas na Universidade do Texas, em Dallas, EUA. Esclarecendo o mecanismo de regulação do metabolismo do colesterol. Com isso, receberam em 1985 o prêmio Nobel de Medicina.

Assim como imatinibe, primeiro fármaco inibidor de tirosina-quinase da classe dos tinibes, que revolucionou o tratamento do câncer, sendo elucidado o papel desta classe de enzimas e por este notável trabalho científico receberam, em 1992, o prêmio Nobel de Medicina.

No Brasil observa-se alto crescimento de mercado varejista de medicamentos e de número de instituições de ensino superior de farmácia, atingindo em 2012, a cifra de 49,6 bilhões de reais. E a previsão é de permanecer o atual ritmo de crescimento, podendo chegar a 100 bilhões de reais. Com esse crescimento observa-se juntamente o estabelecimento de grandes redes internacionais de farmácias e fusões de grandes drogarias.

No Brasil foi criado lei dos medicamentos genéricos facilitando o acesso dos brasileiros aos medicamentos e fortalecendo as empresas que passaram a produzir os genéricos, apesar de a maioria dos princípios ativos serem importados da Índia e da China, aumentaram o déficit na balança comercial brasileira. Com a ascensão das classes sociais C, D e E, e o aumento da expectativa de vida da população brasileira, as vendas de medicamento genérico tendem a aumentar. Além disso, há alguns fármacos mais vendidos do mundo com patentes expiradas, gerando mais oportunidade para o empresariado farmacêutico nacional.

Como pontos críticos para a inovação de fármacos no Brasil, pode-se identificar, a ausência de laboratórios de escalonamento primário, certificados e capacitados para adaptarem as rotas de síntese de moléculas desenvolvidas nas bancadas dos laboratórios acadêmicos; número reduzido de doutores em atividades de P&D na indústria farmacêutica; a total dependência da importação de princípios ativos da China e da Índia para produção de genéricos; formação inadequada da imensa maioria dos profissionais farmacêuticos, que não tem durante a graduação nos cursos de farmácia o treinamento efetivo de metodologia científica de pesquisa, desejável para a sua inserção profissional na indústria farmacêutica; a pouca proximidade da academia com a indústria farmacêutica; a ausência de interesse do empresário industrial farmacêutico brasileiro pelos medicamentos inovadores, devido ao custo para o seu desenvolvimento elevado e retorno financeiro de alto risco; política rígida de preços de medicamentos do governo e a pouca articulação do setor público e privado; a frágil estrutura da pesquisa clínica e pré-clínica para a descoberta de fármacos agravados devido a necessidade de dupla aprovação ética antes de se começar um estudo com participação internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com