TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Celular

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.350 Palavras (10 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 10

Organização celular: aula 1 

Tudo se baseia em células. O organismo é baseado em células, sua concepção e ao seu crescimento. Inclusive a evolução de patologia se baseia nas células. Porém o conceito de célula é recente, de 150 anos apenas.

Teoria celular -  prega que todos os seres vivos são formados por células e a célula é a unidade morfofisiológica dos seres. Esse conceito da teoria celular funde-se de que células se formam de células pré-existentes, dependendo da REPRODUÇÃO CELULAR.

Origem e evolução das células - A evolução é um processo de bilhões de anos e se baseou na construção de pequenas moléculas como proteínas e ácidos nucleicos, que foram se combinando de forma muito coordenada e adequado e nesse processo combinativo, se criaram ORGANISMOS, seres com capacidade de sobrevivência. Admite-se que isso tenha ocorrido a mais de 4 bilhões de anos, a partir do famoso Miller-Urey Experiment, no qual os pesquisadores fizeram uma réplica das condições e conseguiram produzir aminoácidos, chamado caldo primordial.

sopa primordial é uma mistura teórica de compostos orgânicos que podem ter dado origem à vida na Terra. Nos primórdios, a atmosfera não tinha oxigênio, sendo rica em hidrogênio, amônia, metano e água. Conforme a teoria, essas substâncias foram preparadas para produzir aminoácidos, os quais teriam sido capazes de se combinar para criar material orgânico que, eventualmente, poderia ter dado origem à vida. Pesquisas sugerem que um raio ou calor pode ter servido de "gatilho" para que se desse a formação de aminoácidos a partir de compostos inorgânicos no ambiente da Terra, gerando a sopa primordial e tornando o cenário propício ao desenvolvimento de organismos vivos.

Primeira célula - A primeira célula foi um procarionte, pois é uma célula muito simples. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Possuem o DNA disperso no citoplasma. Essa célula evoluiu até dar origem aos seres pluricelulares. Ou seja, isso tudo se baseou em um processo lento, até que os organismos procariontes evoluíssem e gerassem seres que realizavam fotossíntese, e seres que não faziam fotossíntese: bactérias.

Bactérias: possuem uma parede celular muito parecida com a dos vegetais, que lhe confere resistência. Possuem membrana plasmática, material genético muito simples chamado nucleóide, e por conta disso possui grande capacidade de sobrevivência.

Em determinado momento da evolução, o ramo das bactérias divergiu e houve uma invaginação da membrana, que permitiu se criar estruturas intracelulares, e essas estruturas foram se vedando, se transformando em organelas. A partir do momento em que a célula possui organelas, ela possui capacidade de dentro de uma determinada organela, executar uma função muito especifica, a isso dá se o nome de compartimentalização. A célula gera um compartimento funcional.

OBS: A bactéria tem ribossomos mas a bactéria não tem organelas. Isto porque RIBOSSOMO NÃO É ORGANELA. Ribossomos se associam a organelas como no caso do reticulo endoplasmático, mas isso não implica que ele seja uma organela, pois uma organela precisa ter uma membrana vedando ela.

Células eucariontes - São mais complexas que os procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes, com o surgimento de compartimentos celulares.

O que se observa nas células eucariontes é a formação de tecidos. Com exceção de fungos e leveduras. Possuem altíssimo nível de especialização, fazem funções especificas e possuem alto nível de compartimentalização.

Núcleo como fator alvo -  Todas as informações de como os seres são ficam guardadas no gene, na sua estrutura do DNA. A partir de uma única célula você gera células com altíssimo nível de complexidade. A informação genética contida na célula ovo fertilizada que determina a natureza de organismos pluricelulares.

Células transcrevem as informações em moléculas intermediarias.

O que faz com que nenhuma outra célula produza queratina além da epitelial ou hemoglobina além dos eritrócitos → ESPECIALIZAÇÃO.

Proteínas – catalisadores funcionais de uma função especifica. Todas as células usam proteínas como catalisadores.

Sistema autocatalítico celular – A célula é um sistema muito sofisticado. Possui vários componentes como os aminoácidos que através da mobilização dos genes são transformados em proteínas e essas proteínas atuam para gerar novos genes (quando uma célula se divide em duas ela duplica seu patrimônio genético). Ou seja, se criou vida a partir de um conjunto de proteínas com atividade enzimática.

Célula gera genes→ genes fazem a proteína→ que fazem novos genes → PROCESSO ININTERRUPTO

De aminoácidos se produzem proteínas dentro da célula, e de ácidos nucleicos se produzem nucleotídeos sofisticados como DNA e RNA. Isso funciona retroalimentando o sistema.

Ácidos nucleicos, açúcares, todos os componentes necessários para sintetizar uma proteína, aminoácidos e seu material genético, tem que ficar guardado dentro de uma membrana.

Membrana Plasmática – bicamada fosfolipídica. Todas as células são envoltas por uma membrana plasmática. Muitos remédios e cosméticos hoje em dia são administrados com membranas artificiais: lipossomos. 

Vírus não são células. São organismos que se multiplicam dentro de uma célula. São parasitas intracelulares obrigatórios. Podem ter RNA ou DNA.

 Membrana Plasmática:  Aula 2

A célula precisa de poucos elementos para se manter. Membrana plasmática é essencial para a manutenção da célula e suas atividades, uma mistura complexa de moléculas. Suas principais funções são:

  • Veda a célula de uma forma bem definida, definindo seus limites, o que dá a célula uma característica morfológica ideal a sua função;
  • Participa da manutenção das diferenças do meio intra e extracelular;

Independente da célula analisada, a membrana possui características muito interessantes e comuns: são constituídas por uma bicamada fosfolipídica, e uma grande quantidade de proteínas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (246 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com