TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POPULARIZAÇÃO DE LEGAL HIGHS

Por:   •  28/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.492 Palavras (18 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 18

AVM Faculdade Integrada

Toxicologia Clinica e Forense

Raísa Barbara Broggio

POPULARIZAÇÃO DE LEGAL HIGHS

Santos

2016

AVM Faculdade Integrada

Toxicologia Clínica e Forense

Raísa Barbara Broggio

POPULARIZAÇÃO DE LEGAL HIGHS

Monografia apresentada a AVM Faculdade Integrada como exigência parcial para a obtenção do título de especialista em Toxicologia Clínia e Forense.

Orientador: Charles C. Yang

Santos

2016

AVM Faculdade Integrada

Toxicologia Clínica e Forense

Raísa Barbara Broggio

POPULARIZAÇÃO DE LEGAL HIGHS

Monografia apresentada a AVM Faculdade Integrada como exigência parcial para a obtenção do título de especialista em Toxicologia Clínia e Forense.

Orientador: Charles C. Yang

Aprovado pelos membros da banca examinadora em ____/____/_____ com menção ______ (_____________________)

Banca Examinadora

____________________________________________________

____________________________________________________

Santos

2016

RESUMO

Legal high é uma nova classe de drogas extremamente disseminada nos dias atuais. consiste de uma classe de substâncias alteradas molecularmente para burlar as leis de restrição e controle de uso. A categoria abrange soluções supostamente legais para todos os tipos de drogas recreativas. A principal fonte de comércio é o eletrônico, por meio de lojas virtuais. Utilizando como metodologia a revisão bibliográfica nos bancos de dados Bireme e Scielo, bem como outras fontes de pesquisa online, este trabalho visa dissertar sobre as legal highs mais comuns e seu comércio.

Palavras-chave: Legal High; Designer Drugs; Drogas Recreativas

ABSTRACT

Legal high is a new class of drugs extremely widespread nowadays. It consists of a class of substances molecularly altered to circumvent the restriction’s laws and control of use. The category offers supposedly legal solutions for all kinds of recreative drugs. The main source of commerce is electronic, through virtual stores. Using as methodology the literature review in the databases Bireme and Scielo , and other online research sources , this work aims to elaborate on the legal highs most common and their commerce.

Keywords : Legal High; Designer Drugs; Recreative Drugs

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................................7

CAPÍTULO I : As principais legal highs ..................................................................... 9

  1. Canabinóides Sintéticos ................................................................................ 9
  2. Catinonas ..................................................................................................... 12
  3. Alucinógenos Bromo-Dragonfly e NBOMe ....................................................16
  4. Kratom .......................................................................................................... 22

CAPÍTULO II : Formas de Obtenção .......................................................................... 24

CONCLUSÃO ............................................................................................................... 26

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................................27

INTRODUÇÃO

O uso de drogas recreativas está presente na sociedade desde o início da humanidade, em especial as substâncias ditas enteógenas ou enteogênicas, associadas a cultos religiosos e estilos de vida. O termo “droga” se refere a qualquer substância não sintetizada pelo nosso organismo que possa alterar um ou mais sistemas. Algumas substâncias atuam sobre o sistema nervoso central (SNC) e promovem alteração de estado de consciência, função motora e/ou alteração de humor, e podem ou não causar dependência (ZEFERINO et al.,2015).

A legislação brasileira prevê o uso controlado de algumas substâncias, bem como a proibição de outras, através da Portaria nº 344/98. O órgão que estipula quais substâncias devem ser proscritas ou não é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e assim como outros países, o Brasil encontra dificuldades no controle das drogas uma vez que para constar nos anexos da Portaria deve-se isolar as substâncias presentes para que o nome químico seja incluído na lista e a cada surgem drogas novas, com novas formulações e alterações em sua estrutura molecular, popularmente chamadas de legal highs (drogas legais) (HONORIO et al., 2014).

Honorio et al. (2014) aponta que as legal highs também chamadas de designer drugs (drogas de desenho) ou herbal highs (drogas herbais) são definidas como substâncias produzidas por modificação na estrutura molecular de seus precursores e são classificados com base no composto de origem, podendo ser classificadas em catinonas sintéticas, piperazinas, canabinoides sintéticos, plantas alcaloides, entre outras, por sua alteração molecular não constar nos anexos da Portaria nº344/98, tais substâncias não podem ser consideradas ilegais.

Entretanto, na visão de Paumgartten e Moreira (2014), ervas indígenas, xamânicas e enteógenos podem ser incluídos na categoria de drogas legais, uma vez que muitos análogos de drogas recreativas são encontrados nessas ervas ou são sintetizados a partir delas, sendo o caso dos canabinoides sintéticos  (“spice”) e alucinógenos.

Diversos autores demonstram que o uso de substâncias psicotrópicas, lícitas ou ilícitas, tem crescido exponencialmente em virtude da popularização das legal highs, em virtude desse cenário esta pesquisa visa esclarecer alguns aspectos sobre o que são e quais são as drogas legais mais conhecidas e de maior acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (396.2 Kb)   docx (264.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com