TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção Publica sobre os alimentos geneticamente modificados

Por:   •  10/7/2017  •  Monografia  •  4.222 Palavras (17 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 17

Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU)

Farmácia

A Percepção Pública Sobre os Alimentos Transgênicos

Tatiana Rago

São Paulo

2013


Tatiana Rago

A Percepção Pública Sobre os Alimentos Transgênicos

Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em Farmácia da Faculdade Metropolitana Unida (FMU).

Orientador: Profª. Drª.Cristiane  Zago Zácari

São Paulo

2013

AGRADECIMENTOS

A Deus, que através da força do teu espírito, me fez superar as dificuldades encontradas no caminho. E consegui mais uma conquista ao concluir este trabalho, acrescentando, assim, ainda mais a minha paixão por viver.

Para que a concretização deste estudo se concretizasse: agradeço às inúmeras pessoas que foram incentivadoras neste processo e seus ensinamentos serão a partir de agora essenciais em minha caminhada pessoal e profissional. Então, por estes extraordinários exemplos, expresso os meus reais agradecimentos.

A Prof.ª Drª Cristiane Zago Zácari, que com sua capacidade, delicadeza, sensibilidade e inteligência, sempre esteve disposta a melhor atender, me proporcionou a chegar até aqui.

Ao meu chefe Eli Anderson, por passar seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua carreira, sempre com a humildade e sempre disposto a atender e esclarecer as dúvidas que surgiram em minha jornada acadêmica.

Aos Professores, Mestre e Doutores que a mim repassaram seus conhecimentos, fazendo que o meu desenvolvimento fosse o melhor possível.

Aos meus colegas de curso e disciplinas que compartilharam comigo seus conhecimentos.

A todos aqueles que de alguma forma contribuíram ou torceram pela concretização desta pesquisa.


RESUMO

O objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia e os resultados de uma pesquisa quantitativa sobre aceitação pública em relação aos alimentos contendo organismos geneticamente modificados (OGMs) na cidade de Sâo Paulo. Foram ouvidos 75 consumidores urbanos na cidade de São Paulo. Os resultados mostram que, para a maioria dos consumidores entrevistados, os OGMs não representam uma fonte de preocupação e, talvez, de risco, diferentemente dos agrotóxicos e contaminantes biológicos, bem como das características nutricionais dos alimentos. Esses resultados, contudo, podem ser consequência do baixo conhecimento sobre OGMs e a elevada confiança nas autoridades reguladoras – caso essas circunstâncias mudem no futuro, é bastante provável que se perceba uma mudança na percepção dos consumidores.

A pesquisa permitiu gerar resultados que revelaram as relações construídas pelos participantes da pesquisa entre essa modalidade da biotecnologia, as mudanças no âmbito do meio ambiente e a produção de alimentos em geral.

Os resultados apontam particularmente para o modo como os participantes identificaram a falta de informação, tanto na mídia de massa, supermercados e nos rótulos de produtos.

Palavras-chave: Percepção pública, alimentos, organismos geneticamente modificados.


ABSTRACT

The objective of this paper is to present the methodology and results of a quantitative research on public acceptance for foods containing genetically modified organisms (GMOs) in the city of Sao Paulo. It surveyed 75 urban consumers in the city of São Paulo. The results show that for the majority of consumers interviewed, GMOs are not a source of concern and perhaps risk, unlike pesticides and biological contaminants, as well as the nutritional characteristics of the food. These results, however, may be a result of poor knowledge on GMOs and high confidence in regulatory authorities - if these circumstances change in the future, it is quite likely to notice a change in the perception of consumers.

The research produced results that revealed the relationships built by the participants between this form of biotechnology, the changes in the environment and food production in general.

The results show particularly how participants indetificaram lack of information, both in mass media, supermarkets and on product labels.

Keywords: Public perception, food, genetically modified organisms.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 OBJETIVO        14

3 BIOTECNOLOGIA        8

4 ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS        9

        

4.1 Alimentos Geneticamente Modificados        112

4.2 Legislação Brasileira para Alimentos Geneticamente Modificados        123

6 PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES PARA A BIOTECNOLOGIA        Erro! Indicador não definido.

7 CONCLUSÃO        25

REFERÊNCIAS        27


1 INTRODUÇÃO

A tecnologia cada dia esta mais presente no cotidiano das pessoas, as explosões tecnológicas acontecem em todo mundo e nos mais diversos meios sociais.

No campo biotecnológico também tem sentido as interferências das novas tecnologias, culminando e mudando para atingir os objetivos e necessidade da agricultura, tem propiciado melhorias na agricultura, bem como trazido bons lucros para os grandes conglomerados da biotecnologia e para os produtores rurais com alto desenvolvimento tecnológico (AGUIAR et al., 2004, p.79-80).

Com o aumento da produtividade, a maiores resistências as pragas e as doenças, minimizando o tempo necessário para produzir e distribuir novos cultivadores de plantas, o retardamento do amadurecimento e a alteração das frutas e vegetais, aumentando o tempo de armazenamento e a alteração da qualidade nutricional ou do sabor dos alimentos são alguns dos principais ícones da biotecnologia e da engenharia genética (1).

Com novas tecnologias avançadas a biotecnologia e a engenharia genética trazem para a cadeia produtiva, em particular para as companhias oligopólicas desse mercado, são propagadas sob o argumento de não agredirem o ambiente e contribuírem para a saúde, inclusive por contribuírem para o fim do uso de pesticidas e da fome no mundo (2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com