TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇOS DE ALIMENTOS, DESTINADOS A UMA ESCOLA PÚBLICA

Projeto de pesquisa: SERVIÇOS DE ALIMENTOS, DESTINADOS A UMA ESCOLA PÚBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO DESTINADOS PARA PÚBLICO ESCOLAR

Marília Fischer da Silva

Profª.Viviane Aparecida Gomes Belz

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (PED0653) Estrutura e Funcionamento do Ensino

08/06/13

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo, mostrar alguns aspectos do trabalho de alimentação no âmbito escolar,e analisar a coexistência do (PNAE) Programa Nacional de Alimentação Escolar nos refeitórios e sua influência no comportamento dos alunos nas refeições.O estabelecimento educacional tem grande importância na formação de hábitos alimentares,visto que é onde as crianças permanecem por um tempo bem expressivo ao longo do dia.Contudo,os programas de educação nutricional são extremamente importantes que deveriam ir além das atividades de sala de aula.

Palavras-chave: Educação nutricional, Programa Nacional de Alimentação Escolar

1 INTRODUÇÃO

A alimentação tem um papel primordial durante o ciclo de vida das pessoas .Dentre as fases da vida, Pode-se destacar, a idade escolar que é marcada por um período que a criança apresenta um metabolismo muito intenso comparado ao do adulto.

Como foco de pesquisa as preferências alimentares dos estudantes,que nem sempre aceitam os alimentos considerados mais saudáveis ,estudos epidemiológicos tem registrado crescimento de obesidade e até desnutrição pela não aceitação de alimentar-se como deveria .Esta situação pode gerar a médio prazo, o aumento de riscos de doenças cardio vasculares,hipertensão e outros transtornos .

Nesse contexto, merece destaque o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), presente nas escolas públicas do país. Atualmente é uma das ferramentas mais seguras e assim eficiente para combater os distúrbios nutricionais,e com estratégias incorporadas pelos gestores de políticas públicas e orientação dos profissionais nesta área específica.Não ignorando, também a importância de orientar os alunos sobre os alimentos comercializados e os naturais,e seus benefícios e malefícios a saúde.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE é um dos programas de suplementação alimentar público mais antigo. É assegurado pela constituição de 1988, tem caráter universal e segundo o (FNDE), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ,por meio de distribuições de refeições durante o intervalo das atividades escolares ,o programa visa atender as necessidades nutricionais durante a permanência em salas de aula,assim contribuindo com o desenvolvimento físico e psicológico dos alunos.

O público alvo do programa é basicamente por alunos da educação infantil e ensino fundamental da rede pública e das entidades filantrópicas, desde que estas estejam cadastradas no Censo Escolar e registrados no Conselho Nacional de Assistência Social.Cabe salientar que é um órgão deliberativo, fiscalizador, e de assessoramento,instituído no âmbito dos estados, Distrito Federal e municípios, criado para monitorar a utilização dos recursos financeiros transferidos pelo FNDE às entidades executoras , bem como zelar pela qualidade da alimentação escolar.

2 DESENVOLVIMENTO

De acordo com o PNAE os critérios do cardápio da alimentação escolar deve suprir, no mínimo, 15% (quinze por cento) das necessidades nutricionais diárias dos alunos matriculados em creches, educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com