TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio filosófico organismos geneticamente modificados

Por:   •  17/5/2022  •  Ensaio  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 4

Organismos geneticamente modificados: impacto ambiental e na saúde humana.

        Com este ensaio procurarei discutir o problema “Serão os organismos geneticamente modificados prejudiciais para o ambiente e para a saúde humana?”.

        Nos últimos anos este tema tem sido altamente discutido por ser alvo de bastante controvérsia e haver opiniões completamente díspares por envolver questões políticas, económicas e sociais, daí a importância da análise do assunto para perceber se serão mais as vantagens ou desvantagens que o mesmo acarreta.

Os OGMs (organismos geneticamente modificados) são definidos como organismos (animais ou vegetais) manipulados geneticamente, de modo que não acontece na natureza seja por reprodução ou recombinação natural, com o objetivo de alterar características tais como a cor, o tamanho e o valor nutricional de forma a tornar esses mesmo organismos mais promissores. Estes organismos podem ser designados transgênicos se o material genético tiver origem numa espécie diferente que não a sua. A tecnologia usada para estes processos designa-se por biotecnologia moderna ou engenharia genética.

Na minha opinião a abordagem deste tema é essencial pois os OGMs já fazem parte do nosso quotidiano sem que se tenha percebido com clareza o impacto dos mesmos tanto a nível ambiental como na saúde humana, a longo prazo.

Contudo, pretendo defender a ideia de que estas técnicas de produção ainda se mostram duvidosas e mesmo defendendo um propósito promissor, se não é possível assegurar a segurança ambiental e humana, as mesmas não devem ser colocadas no mercado.

        Para defender a minha tese irei me fundamentar em quatro argumentos que considero serem completamente plausíveis:

Danos involuntários a outros organismos:

O pólen de plantas geneticamente modificadas pode conter toxinas que coloquem em causa a vida de insetos essenciais para outras culturas.

Eficácia reduzida de pesticidas:

Os apoiantes deste tipo de culturas argumenta que o uso de OGMs nomeadamente transgênicos são usados com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir o uso de agrotóxicos, no entanto o que se tem observado é precisamente o contrário, os insetos ficarão resistentes às plantas GM (geneticamente modificadas) e aos pesticidas criados especificamente para estas plantas, o que levou a um aumento exponencial do uso de herbicidas.

Transmissão de genes para espécies não previstas:

Uma outra preocupação deste tipo de cultura é a transmissão de genes tolerantes aos herbicidas de plantas GM para ervas indesejáveis como por exemplo ervas daninhas, potenciando o seu supercrescimento de forma anormal.

Impacto na saúde Humana:

A disparidade de opiniões quanto à tecnologia não é em vão, sobretudo quando conhecidos perigos para a saúde humana. Essas preocupações incluem a potencial alergenicidade e o cruzamento de genes do nosso organismos e os geneticamente modificados.

A bioética surge no contexto do progresso científico e tecnológico que se faz sentir no interior das ciências biomédicas, motivada pela experimentação em seres humanos no período da dominação nazi. Estuda especialmente a ética humana e ecológica. Debate-se sobre os “limites” da evolução científica em determinados ramos, e questiona-nos se a evolução científica não está a extrapolar a ética quer humana ou ambiental.

Posto isto, a bioética relaciona-se também com os OGMs, no sentido em que, se não conhecemos a longo prazo as consequências destes organismos, e já se ter conhecido inúmeros perigos, poderemos estar a abdicar da saúde humana e ambiental. Será o progresso científico mais importante do que a saúde? A resposta é bem simples, mas o uso de OGMs também tem propósitos, mas quando equacionado com as desvantagens esta evolução científica não se torna tão pertinente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com