TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia de Alimentos e Saúde Pública

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 8
  1. INTRODUÇÃO

A Bioquímica é a ciência que estuda as biomoléculas, isto é, moléculas envolvidas com a formação e viabilidade da menor unidade viva a célula. As principais biomoléculas são os carboidratos, lipídios, aminoácidos, proteínas, nucleotídeos e ácidos nucleicos. Estas juntamente com outras moléculas regulatórias como vitaminas e minerais atuam nos mecanismos de geração de energia, síntese e divisão celular.

O entendimento das biomoléculas nos permite compreender como tudo funciona da maneira mais simples, e a Bioquímica permite observar como a versatilidade das moléculas são determinantes para a formação da célula. O teste de Fehling foi desenvolvido pelo químico alemão Hermann von Fehling para diferenciar aldeídos de cetonas. Entretanto, acabou se tornando um reagente geral quando falamos de açúcares redutores, pois as cetoses sofrem rearranjo e também dão teste positivo. Este teste foi realizado por muito tempo para identificar açúcar na urina, com o intuito de diagnosticar o Diabetes.

 O reagente é composto de duas soluções, a primeira de CuSO4.5H2O e a segunda de sal de Rochelle (tartarato duplo de sódio e potássio KNaC4H4O6.4H2O) em meio básico. O sulfato de cobre (II) reage com a base dando hidróxido, e o hidróxido é estabilizado formando um complexo azul escuro com o tartarato. Em seguida o Cu (II) é reduzido a Cu (I) e o aldeído oxidado a carboxilato, originando um precipitado amarelo ou vermelho de Cu2O.[1]

O teste de Seliwanoff consegue diferenciar aldoses de cetoses devido a diferenças na velocidade e intensidade da reação. A reação com a cetose é mais rápida e mais intensa, isso porque a formação do furfural é mais fácil que a formação do hidroximetilfurfural.

Como agente desidratante é empregada solução de HCl 1:1 em água, e como fenol emprega-se o resorcinol. O HCl 1:1 é um agente desidratante menos eficiente que o H2SO4 concentrado, e nessas condições as cetoses desidratam mais rapidamente que as aldoses, pois já se encontram na forma furanosídica propícia para a formação do 5-(hidroximetil)-furfural. Já as aldoses encontram-se na forma piranosídica, e teriam que rearranjar para a forma furanosídica para desidratar, o que torna a reação mais lenta e menos eficaz.

Em seguida ocorre a adição de duas moléculas de resorcinol, num mecanismo semelhante a reação de Molish, formando um produto vermelho. Para as aldoses a reação é mais lenta e o produto em geral é rosa pálido.[2]

O Lugol é uma solução de I2 (1%) em equilíbrio com Kl (2%) em água destilada. Este reativo reage com alguns polissacarídeos como os amidos, glicogênio e certas dextrinas, formando um complexo de inclusão termolábil que se caracteriza por ser colorido. Com os amidos a coloração típica é o azul escuro.

2.OBJETIVOS

Identificar e caracterizar a presença de açucares redutores, cetoses e amido através dos tipos de reação de Fehling, Seliwanoff e lugol, respectivamente.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1 Reação de Fehling

Material e Reagentes:

        > 2 pipetas volumétricas de vidro de 2mL;

        > 3 pipetas graduadas de vidro de 5mL;

        > 3 tubos de ensaio;

        > Reagente de Fehling A e B;

        > Banho-Maria;

        > Estante para tubos de ensaio;

        > Pêra de borracha;

        > Pinça;

        > Papel toalha;

        > Descarte para pipetas;

        > Frasco com água destilada.

Procedimento:

Identificou-se os tubos de ensaio como Tubo 1, Tubo 2 e Tubo 3. Com o auxílio da pipeta de 2mL, pipetou-se para os três tubos de ensaio de 2mL do reativo de Fehling A e B. Acrescentou-se ao primeiro tubo 4mL da Solução 1, ao segundo 4mL da Solução 2 e ao terceiro 4mL da Solução 3, com pipetas de 5mL. Agitou-se até a completa homogeneização e deixou-se em banho-maria por cinco minutos. A reação foi observada e discutiu-se os resultados.

3.2 Reação de Seliwanoff

Material e Reagentes:

         > 2 pipetas graduadas de vidro de 2mL;

         > 3 pipetas volumétricas de vidro de 1mL;

         > 3 tubos de ensaio;

         > Reagente de Seliwanoff;

         > Ácido Clorídrico concentrado;

         > Banho-Maria;

         > Estante para tubos de ensaio;

         > Pêra de borracha;

         > Pinça;

         > Papel Toalha;

         > Descarte para pipetas;

         > Frasco com água destilada.

Procedimento:

Identificou-se os tubos de ensaio como Tubo 4, Tubo 5 e Tubo 6. Pipetou-se para o primeiro tubo 1mL da Solução 1, ao segundo 1mL da Solução 2e ao terceiro 1 mL da Solução 3, com pipetas de 1mL. Adicionou-se em todos os tubos de ensaio 0,5mL de reativo de Seliwanoff. Agitou-se cuidadosamente e depois deixou-se em banho-maria até completar a reação. A reação foi observada e discutiu-se os resultados.

Repetiu-se o procedimento nos Tubos 4.1, 5.1 e 6.1, no qual foi adicionado 1,5mL de ácido clorídrico antes do reativo de Seliwanoff.

3.3 Reação de Seliwanoff, Fehling e Lugol

Material e Reagentes:

         > 2 pipetas volumétricas de vidro de 1mL;

         > 2 tubos de ensaio;

         > 1 pipeta graduada de 2mL;

         > Lugol;

         > Solução de amido 1%;

         > Reagente de Seliwanoff;

         > Ácido Clorídrico concentrado;

         > Reagente de Fehling A e B;

         > Estante para tubos de ensaio;

         > Pêra de borracha;

         > Papel toalha;

         > Descarte para pipetas;

         > Frasco com água destilada.

Procedimento:

Em um tubo de ensaio identificado colocou-se 1mL da solução preparada e em outro 1mL de água destilada. Foi adicionado 5 gotas de lugol e observou-se os resultados.

Em um tubo de ensaio identificado colocou-se 1mL da solução preparada e foi realizado os testes de Seliwanoff e Fehling.

Em um tubo de ensaio identificado colocou-se 1mL da solução preparada e foi adicionado 1mL de ácido clorídrico. Aqueceu-se por 5 minutos e então realizado os testes de Seliwanoff e Fehling.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com