TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica Patologia

Por:   •  4/7/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

PROVA PRÁTICA DE PATOLOGIA

  1. TERATOMA MADURO
  2. LEICOMIOMA
  3. ESQUISOTOMOSE
  4. PARACOCCIDIOIDOMICOSE
  5. TUBERCULOSE
  6. MIOCARDITE
  7. BRONCOPNEUMONIA
  8. APENDICITE AGUDA
  9. LIPOMA
  10. METASTASE LINFONOIDAL
  11. METASTASE CEREBRAL
  12. LIPOSARCOMA

       1. BRONCOPNEUMONIA:  inflamação aguda exsudativa purulenta. 

Observa se uma lâmina corada em HE do órgão pulmão com arquitetura preservada. Há um grande infiltrado na luz dos alvéolos. Nota se a presença de antracnose, edema e necrose purulenta (causada pela destruição dos septos alveolares). O infiltrado é polimorfonuclear, com intensidade acentuada sendo uma inflamação aguda exsudativa purulenta.

  1. MIOCARDITE: inflamação crônica inespecífica

Observa se uma lâmina do musculo estriado cardíaco com arquitetura do órgão preservado e corado em HE. O infiltrado inflamatório é mononuclear, multifocal. Nota se a hipertrofia do musculo, destruição tecidual e fibrose para o reparo. É inflamação do tipo crônica inespecífica.

  1. APENDICITE AGUDA: inflamação aguda exsudativa fribrino purulenta

Observa se uma lâmina de apêndice vermiforme com arquitetura do órgão preservado e corado em HE. O infiltrado se encontra em todas as camadas do apêndice (mucosa, submucosa, muscular lisa e serosa). Nota se a presença de hiperemia e hemorragia. Há um acumulo de fibrina na camada muscular. O infiltrado inflamatório é polimorfonuclear com intensidade acentuada sendo uma inflamação aguda exsudativa fribrino purulenta

  1. ESQUITOSSOMOSE

Observa se  uma lâmina com corte do fígado com arquitetura do órgão preservado. É um granuloma imunogênico ao redor do agente etiológico (ovo do Shistossoma mansoni). Possui um aspecto concêntrico devido á fibrose, formando uma capsula fibrosa. Há a presença de eosinófilos. O tipo de inflamação é crônica granulomatosa.

  1. PARACOCCIDIOIDOMICOSE

Observa se uma lâmina com órgão cuja arquitetura não está preservada. Nota se a presença de fibrose e do agente etiológico (fungo com o formato da cabeça do Mikey Mouse). Há a presença de células gigantes do tipo Laughans e neutrófilos . O tipo de inflamação é crônica granulomatosa.

  1. TUBERCULOSE

Observa se uma lâmina corada em HE com um órgão não preservado, no entanto as características lembram um órgão linfoide. Nota se a presença de necrose caseosa, células de Laughans e linfócitos. O agente etiológico não é visualizado, porém é um granuloma típico com halo linfoplasmático. O tipo de inflamação é crônica granulomatosa.

  1. LIPOMA

Observa se lamina com adipócitos, tecido adiposo corado em HE,  com lesão proliferativa e bem delimitada com formato nodular onde se encontram células bem diferenciadas. Não é possível observar a presença de cápsula. Os adipócitos se encontram agrupados e organizados em redes com pouca presença de estroma fibrovascular entre eles. Os citoplasmas são grandes e opticamente vazios e a diferença de tamanho entre eles é discreta. O núcleo é pequeno, pouco visivel, basofilico e excentrico.

  1. TERATOMA MADURO

Observa se lamina do órgão ovário apresentando uma lesão cística proliferativa com formação de tecidos de diferentes origens com tecidos neoplásicos bem diferenciados. Há presença de estruturas endodérmicas e ectodermicas, sendo possível observar pelos, foliculos pilosos, cartilagem, glândulas sebáceas e sudoríparas, tecido respiratório e estrutura gastrointestinal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com