TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prevalência em alunos da área de saúde

Por:   •  29/11/2017  •  Monografia  •  2.926 Palavras (12 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 12

AUTOMEDICAÇÃO

A Prevalência em alunos da área de saúde do Centro Universitário Amparense- UNIFIA.

SELF MEDICATION

The prevalence among students from the health area of the University Center Amparense- UNIFIA.

*Camila Aparecida Mosna

*Iraci Nascimento Ayres

**Aline Gritti Rodrigues

*Discentes do 8º semestre de graduação em Biomedicina do Centro Universitário Amparense – UNIFIA

**Docente do curso de Biomedicina do Centro Universitário Amparense UNIFIA.

Resumo

A automedicação é a administração de medicamentos sem orientação ou prescrição médica. Esta prática tem sido muito observada aqui no Brasil, de acordo com a ABIFARMA (Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas) cerca de 80 milhões de pessoas são adeptas da automedicação. Fatores como carência de informações e instrução da população, propagandas massivas, uso de medicamentos compartilhados entre familiares, experiências positivas, sistema precário de saúde, população de baixa renda, contribuem para o alto índice de automedicação.O hábito de automedicar-se provoca danos à saúde ou mesmo mascara sintomas de doenças mais graves. O presente trabalho tem o objetivo de pesquisar a prevalência de automedicação e os fatores associados a essa prática entre os estudantes dos cursos da área de saúde do Centro Universitário Amparense – UNIFIA, e relacionar a automedicação com o conhecimento dos alunos da área de saúde.

Palavras Chave: Automedicação, riscos, incidência.

Abstract

Self-medication is the administration of medication without guidance or prescription. This practice has been widely observed in Brazil, according to Abifarma (Brazilian Association of Pharmaceutical Industries) about 80 million people are adept at self-medication. Factors such as lack of information and education among the population, massive advertisements, use of shared medications among family members, positive experiences, poor health care, low-income, contribute to the high rate of self-medication. The habit of self-medicating causes damage to health or even mask the symptoms of more serious illnesses. This study aims to investigate the prevalence of self-medication and the factors associated with this practice among students of health area courses of the University Center Amparense - UNIFIA, and relate to self-medication with the students' knowledge of health.

Keywords:Self-medication, risks, incidence.

Introdução

A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, para tratamento de doenças cujos sintomas são “percebidos” pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde. (SILVA, 2011)

O Brasil vive atualmente uma crise no sistema de saúde, em que as demandas não são plenamente atendidas, as farmácias populares, incluindo estabelecimentos públicos e privados que fornecem medicamentos à população, ocupa um lugar importante como meio mais acessível de busca por atendimento primário de saúde. (ANVISA, 1998)

De acordo com a ABIFARMA (Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas) no Brasil, cerca de 80 milhões de pessoas praticam a automedicação. Fatores como a má qualidade de oferta de fármacos, o não cumprimento da obrigatoriedade da receita médica e a carência de informações e instruções da população em geral, justificam a preocupação em implementar as estratégias do uso racional de fármacos. (SILVA, 2011).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) pelo menos metade dos medicamentos existentes nas farmácias do país sejam prescritos ou vendidos de forma inadequada, e destes, cerca de 50% são consumidos inapropriadamente. Este é o resultado do livre comércio, do uso abusivo de medicamentos por conta própria, da falta de fiscalização das entidades responsáveis, a mídia incentivando o uso de medicamentos por parte dos fabricantes que aproveitam do natural impulso do ser humano em consumir esses produtos

O Sistema Nacional de Informações Tóxico- Farmacológicas (SINITOX), órgão vinculado aoMinistério da Saúde, que tem por função coletar, compilar, analisar e divulgar dados referentes à intoxicação e envenenamento mostra que entre 2000 e 2008 a taxa de intoxicação por medicamento passou de 15% para 31%, e que um terço destas intoxicações ocorriam entre menores de cinco anos, com taxa de letalidade de 7%. (FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ, 2008)

Atualmente o setor privado é o maior fornecedor de medicamentos à população, estando essa função a funcionários leigos, proprietários e balconistas de farmácias, sendo assim, deve se avaliar as vantagens e desvantagens desse comércio. Entre as desvantagens, estão as chances de agravamento do estado de saúde de pacientes, causados por doenças infecciosas como as DST’s, já que em muitos casos o usuário que se automedica não recebe as orientações necessárias para o tratamento da doença, inibindo apenas os sintomas. (ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DA SAÚDE, 2005)

Vivendo num país onde há um sistema de saúde muitas vezes insatisfatório, a automedicação assume um papel central na resolução de um problema. Com o auxílio de uma propaganda massiva e a facilidade de adquirir medicamentos em farmácias, tem se a ideia de que são produtos livres de riscos à saúde, estimulando o uso indiscriminado, o que nem sempre resulta nos efeitos desejados, expondo o indivíduo a reações adversas.(NASCIMENTO, 2003)

Os médicos também são alvos dessa indústria, tornando-se alvos promocionais, pois, a escolha do medicamento depende fundamentalmente deles, e suas escolhas influenciam até mesmo o consumo por automedicação, usando de argumentos como eficácia, segurança, comodidade, rapidez na ação, motivando o indivíduo a se automedicar.(NASCIMENTO , 2003)

Objetivo:

Este trabalho tem como objetivo avaliar a prevalência de automedicação e os fatores associados a esta prática entre os estudantes dos cursos da área da saúde do Centro Universitário Amparense – UNIFIA, Amparo – SP, na faixa etária mínima de 18 anos, tendo em vista que a automedicação é um problema de Saúde Pública.

Método:

Delineamento do estudo e local de realização:

Este estudo possui um delineamento transversal utilizando a técnica de preenchimento de questionário.

A população estudada envolve universitários de uma instituição de ensino superior do interior do Estado de São Paulo, localizado na Rodovia "João Beira" SP95 - Km 46,5
Bairro Modelo, na cidade de Amparo - SP, o Centro Universitário Amparense - UNIFIA atende alunos de 11 cursos de Bacharelado, 05 cursos de Licenciatura, e 08 cursos de Formação Tecnológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (476.3 Kb)   docx (247.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com