TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SINALIZAÇÃO CELULAR

Por:   •  7/12/2016  •  Resenha  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 4

Sinalização Celular

É um sistema que ocorre entre proteínas, enzimas e alguns hormônios, com a finalidade de atuar na sinalização e comunicação interna e intercelular. Com isso iniciando os processos da evolução celular na qual são, divisão, diferenciação, mobilidade e morte celular.

As atividade que as células conduzem são representadas a partir das diferentes formas de sinalização que podem estar relacionadas com o câncer, como:

Sinalização autocrina: a própria célula emite sinais que inicia-se os processos da evolução celular, como exemplo referente ao tumor, tem o fator de crescimento epidermal, que promove a autoindução da celular, se dividindo sem controle.

Sinalização paracrina:  ocorre o sinal entre celulas vizinhas, em que uma estimula outra diferente.

Sinalizacão justacrina: ocorre entre a comunicação direta de diferentes células.

Sinalização endócrina: ocorre a comunicação de uma célula produzida em uma determinada glândula, e vai ser transmitida para outra glândula ou órgão.

Vias de sinalização relacionadas com tumores

Entre as vias de sinalização relacionadas com tumores, temos 9 tipos, sendo (Ras, GCPR, TGF-β, EGFR, Wnt, NF-kB, Notch, Akt e Hedgehog)

Sinalização de ras:

É composta por varias proteínas homologas, localizadas dentro das células, (citoplasmas e núcleo) ,essas proteínas atuam como interruptores molecular das rotas de transmissão de sinais da sua própria via e de outras vias, assim controlando a ativação e desativação da transcrição do RNAm.

Os principais tumores associados a sinalização de ras, são tumores no pâncreas, bexiga, mama, ovário, pulmão, entre outros.

Não existe drogas para a sinalização de ras e sim algumas terapias que inibe a tirosina quinase de receptores RTK E EGFR que bloqueiam a sinalização ras.

Na sinalização apoptotica de ras normal, a proteína esta ligada a uma molécula de ras- GDP, que esta inativa, quando ativa passa de gdp para gtp, participando de sinalizações da ciclo celular.

Já na sinalização apoptotica de ras mutante, pode ocorrer o bloqueio a apoptose parcial ou total, quando parcial a apoptose ocorrer de forma mais lenta, já na total, a apoptose não ocorre tendo uma formação rápida de tumor.

Na sinalização de ras para divisão celular, é uma sinalização paracrina, onde as células formadas enviam citocinas para que a divisão seja interrompida. JÁ na sinalização de ras mutante, ocorre por naõ sintetizarem citocinas que regulariam essa sinalização.

 Sinalizacao de GCPR: é composta por proteínas G, que são do tipo transmenbranas. Seus ligantes como hormônios, ativam as enzimas citoplasmáticas para se ligar com o ras-gtp, para iniciar as demais atividades celulares.Os principais tumores associados são no ovário, tireoide, próstata, entre outros.

Sinalizacao de TGF-Beta: é uma citocina secretada por macrófagos, que se liga a receptores transmembranas,com função de controlar e diferenciar a divisão celular no ciclo . Os principais tumor associado é o colorretal, pâncreas, gastrointestinal, entre outros.

Quando há excesso de TGF-β, há um bloqueio a apoptose, ou mutações nos receptores, onde a sinalização de ras vai continuar normalmente para a divisão celular, tendo uma sinalização anormal.

Sinalização de EGFR: (receptor de fator de crescimento epidermal) está sinalização também tem função de controlar e diferenciar a divisão celular.Os principais tumores associados esta entre tumores de mama, pulmão, cabeça e pescoço, bexiga, leucemia mieloide aguda, entre outras.

Em uma sinalização anormal ocorre o excesso desses fatores de crescimento ligados  ao seus receptores onde pode ocorrer uma sinalização descontrolada na divisão celular, ou uma sinalização que vai bloquear a apoptose celular.

Sinalizacao de Wnt:  é composta por uma proteína que regula a sinalizaçãodo ciclo celular, desde a fase embrionária. Os principais tumores relacionados estão mama, próstata, ovário e colorretal.

Nesta sinalização a proteína se liga a seu receptor especifico, onde a proteína liberada vai fazer a sinalização para o processo de transcrição do DNA e divisçao celular, Em uma sinalização anormal, o receptor se torna mutante, podendo se ligar a muitas outras proteínas WNT, desecandeando um aceleramento na divisão celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com