TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde, Saneamento e Meio Ambiente

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Correlação entre Saúde, Saneamento e Meio Ambiente

Para falarmos em saúde coletiva é importante diferenciarmos a saúde coletiva, da saúde pública que apesar de andarem juntas são diferentes:

Saúde pública: A saúde pública consiste em um conjunto de ações e serviços de caráter sanitário que tenham como objetivo prevenir ou combater patologias ou quaisquer outros cenários que coloquem em risco a saúde da população. Como é dever do estado assegurar serviços e politicas voltadas para a promoção da saúde e bem estar da população, o termo saúde pública é consideravelmente mais conhecido e utilizado que o termo saúde coletiva.

Saúde Coletiva: A saúde coletiva consiste em um movimento sanitário de caráter social que surgiu no SUS, esse movimento é composto da integração das ciências sociais com as políticas de saúde pública. A saúde coletiva identifica variáveis de cunho social, econômico e ambiental que possam acarretar no desenvolvimento de cenários de epidemia em determinada região, por meio de projeções feitas através da associação dos dados socioeconômicos com os dados epidemiológicos é possível elaborar uma eficiente politica de prevenção de acordo com as características da região. Vale ressaltar que a saúde coletiva também possui aplicações dentro da iniciativa privada.
Toda a saúde pública é coletiva, mas nem toda saúde coletiva é pública, á grosso modo podemos dizer que o planejamento da saúde pública e mais amplo que o da saúde coletiva, além de dispor de mais recursos do estado, ao passo que a saúde coletiva é planejada de acordo com as particularidades da região, tornando-a mais funcional em especial no aspecto preventivo.

O conceito de saúde coletiva é o efeito das interações socioeconômicas de uma sociedade com o meio ambiente e o quanto isso pode influir a salubridade de uma região ou comunidade. Ao contrário das demais áreas de saúde que tendem a possuir um caráter de tratamento, a saúde coletiva tem como objetivo principal prevenir o desenvolvimento ou a disseminação de patologias e demais problemas de saúde por meio da implantação de perfis sanitários condizentes com a cultura e a necessidade de uma região.

A saúde coletiva é totalmente ligada aos fatores como saneamento básico e meio ambiente, pois como ela visa o controle dos vetores que causam doenças epidemiológicas. Dessa forma, é se feito um estudo da área afetada para que se possam verificar as causas de especifica doença, que podem ser desde a poluição de um rio por causa da falta de saneamento até a cultura da comunidade em jogar lixos e entulhos nas ruas.

Conceito de saúde, saneamento e meio ambiente: Saúde: é o completo estado de bem estar físico, emocional, mental, social, cultural, ambiental, espiritual.

Saneamento: é conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais. Como: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das aguas pluviais e limpezas de redes.

Meio ambiente: é o conjunto de condições que influenciam os seres vivos e as coisas em geral como clima, iluminação, teor de oxigênio, condições de alimentos, educação, saúde.

No geral, vemos que as definições dessas três palavras têm um caráter de cuidados com a sociedade, visando sempre à limpeza e irradicação dos vetores de doenças populacionais.

No quadro abaixo podemos ter uma ideia melhor de como existe essa correlação dos termos:

[pic 1]

Como podemos verificar no quadro acima, desde os Direitos humanos até o desenvolvimento econômico se correlaciona com o projeto da saúde coletiva, pois com o controle de vetores de epidemias e saneamento sempre irá haver uma melhora na qualidade de vida da sociedade, trazendo benefícios que irão além de somente a saúde da população, um povo saudável, são pessoas que trabalham mais, sonham mais e por fim crescem mais.

  1. Doenças ocasionadas pela falta de Saneamento e Cuidados com o Meio ambiente

A falta de saneamento básico é causa direta de muitas doenças e mortes em todo o mundo. Além de ser um problema mundial, a falta de saneamento causa o acumulo de lixo, a poluição dos lençóis freáticos com o descarte de dejetos diretamente ao fundo do mar ou até mesmo no solo. Dessa forma, é muito fácil vermos, principalmente no Brasil, grande parte das doenças epidemiológicas serem causadas pela falta de saneamento básico ou até mesmo pelo descaso com o nossos resíduos.  

Doenças causadas pela falta de Saneamento

Febre Tifoide

 A infecção se dá pelo contato direto com o portador da doença ou através do consumo de água e alimentos contaminados pelos bacilos eliminados nas fezes e urina do doente.

A falta de higiene e condições sanitárias precárias são determinantes para proliferação da Salmonella entérica typhi, bactéria causadora da doença.

Cólera

Causada pela bactéria vibrio colérico (Vibrio cholerae) é uma doença infectocontagiosa aguda do intestino delgado. Sua contaminação dá‐se principalmente pela ingestão de alimentos contaminados, mal cozidos ou o contato direto com as fezes de pessoas infectadas.

Leptospirose

Os principais transmissores da doença são os ratos urbanos, responsáveis por contaminar a água com a bactéria Leptospira, presente na urina desses roedores. A contaminação acontece quando o indivíduo entra em contato com a água contaminada e a bactéria entra na corrente sanguínea através de pequenos ferimentos ou mucosas. 

 Zika e Dengue

A falta do saneamento faz com que os mosquitos Aedes Aegypti consigam se proliferar mais rápido e também faz com que haja mutação da espécie causando assim novas doenças.

  1. Saúde Pública no Brasil

O conceito clássico de Saúde Pública define o termo como a arte e a ciência de prevenir doenças, prolongar a vida, possibilitar a saúde e a eficiência física e mental através do esforço organizado da comunidade. Isto envolve uma série de medidas adequadas para o desenvolvimento de uma estrutura social capaz de proporcionar a todos os indivíduos de uma sociedade a condição de saúde necessária. Esta definição é utilizada também pela Organização Mundial de Saúde, o principal órgão internacional que visa à manutenção do bem-estar físico, psíquico e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (73.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com