TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das Análises

Por:   •  11/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

A importância das Análises

Físico químicas na indústria farmacêutica

(APS)

Universidade Paulista – UNIP

Farmácia noturno 3ºsem.

Ana Carolina C. Fernandes - T

Carolina C. Martins - T51068-6

Caroline A. da Silva - T44842-5

Hallana Fernanda S. Luiz - T44406-3

Farmácia

2015

Santos

2015

Sumário

A atividade do farmacêutico por ser essencialmente aplicada, pressupõe um razoável conhecimento de uma gama de aspectos de várias ciências básicas correlacionadas, tais como química física e biologia. Somente a compreensão dos fenômenos subjacentes à técnica e à ação farmacêutica permite ir além do conhecimento empírico.

A relação entre o conhecimento farmacêutico e essas ciências é, contudo, uma relação que vai além do fornecimento de uma base necessária para a compreensão isolada desse conhecimento. Mais do que isso, tal relação deve permitir a construção de elementos capazes de racionalizarem, de maneira lógica e sistemática os saberes empíricos e dotá-los de uma visão total, inserindo-o como um todo. Não basta saber e saber aplicar, quando se quer ir além é necessário saber o que está “por trás”.

A físico-química fornece uma base conceitual para as diferentes áreas da química, da tecnologia e da biologia ao analisar sistemática e quantitativamente conceitos centrais como energia, equilíbrio, transformações, espontaneidade e velocidade de reações. A físico-química contribui, assim, para encadeamentos relevantes para o farmacêutico, bem como para fornecer subsídios necessários para muitos dos procedimentos técnicos.

A físico-química é o campo da ciência que aplica as leis da física para elucidar as propriedades das substâncias químicas e esclarecer as características dos fenômenos químicos. O termo físico-químico é normalmente aplicado ao estudo das propriedades físicas das substâncias como a pressão, o vapor, tensão superficial, viscosidade, índice de refração, densidade e cristalografia, bem como ao estudo dos então chamados aspectos clássicos do comportamento dos sistemas químicos, como propriedades térmicas, equilíbrio, velocidades de reação, mecanismos de reação e fenômenos de ionização. Em seus mais teóricos, a físico-química se ocupa em explicar propriedades espectrais das substâncias em termos da teoria quântica fundamental, a interação da energia dos elétrons em átomos e moléculas com as propriedades, elétricos e térmicos dos elétrons e prótons individualmente nos sólidos e líquidos.

Em uma revisão breve, é impossível dar uma informação compreensiva sobre o uso de princípios físico-químicos na prática industrial; poucas áreas foram selecionadas para consideração. De maneira direta, argumenta-se que a química dos processos dentro de toda a faixa de pesquisa, de desenvolvimento e de produção, consiste simplesmente na aplicação dos princípios da físico-química.

A físico-química moderna possui áreas de estudo importantes como a termoquímica, cinética química, química quântica, mecânica estatística e química elétrica, são fundamentais para a ciência dos materiais. O estudo da físico-química em um curso de farmácia fornece uma base conceitual para as diferentes áreas dentro da química, física, tecnologia e da biologia ao analisar sistemática e quantitativamente conceitos centrais como energia, equilíbrio, transformações, espontaneidade e velocidade de reações, contribuindo assim para fornecer subsídios necessários para muitos dos procedimentos técnicos do dia-a-dia profissional.

É muito importante compreender os cálculos aplicados a físico-química, pois é uma ferramenta necessária tanto a dedução de fórmulas, quanto a aplicação e a contextualização dos princípios e dos conceitos da termodinâmica, por exemplo, em diversas situações as observações que a físico-química organiza e explica  são sintetizadas pelas leis científicas. Uma lei é um resumo da experiência, assim, existem, por exemplo, as leis da termodinâmica, que são sumários das relações entre determinadas propriedades e particularmente observações das transformações da energia. Também existem as leis da mecânica quântica, que relacionam observações do comportamento individual de cada partícula, das moléculas, átomos e partículas subatômicas, e um grande número de teorias físico-químicas, como as de equilíbrio químico, estrutura atômica e velocidade de reação. A disciplina para farmácia é central para os estudos farmacêuticos pois compreende a análise da formulação de drogas e os processos pelos quais elas são projetadas, manufaturadas e liberadas no corpo.

O conhecimento da farmacologia da droga é crucial não somente para a projeção de um sistema adequado de liberação, mas também para pratica de farmácia.

Procura relacionar a físico-química da droga ou sistema de drogas de uso clínico, preocupando-se com situações básicas, desde a sua formulação até seu campo de ação e formas de controle. Adesão, desagregação, dissolução, velocidade de dissolução, estabilidade, difusão, partição, agregação, ionização, interação com a água e interação com outras moléculas estão entre os temas esmiuçados. Problemas especiais das várias rotas de administração de formulações específicas também são considerados de um ponto de vista físico-químico.

A físico-química é muito importante para melhor compreensão do curso de farmácia, pois é uma matéria muito ampla, e que da uma base conceitual para outras matérias do nosso curso, e existem muitas áreas nas quais ela esta envolvida, por isso vale a pena estudar e aprender mais sobre físico-química, pois ela está cada vez mais presente em nosso cotidiano.

Princípios físico-químicos em indústria farmacêutica

Baseado em métodos utilizados pela Físico-química, temos como dentro da indústria farmacêutica saber como prosseguir. Através de liberação de um fármaco, fazendo sua padronização, inserindo métodos teóricos e práticos utilizados para obter o caminho exato. A análise físico-química do medicamento dentro da indústria farmacêutica nos permite definir sua concentração correta, à possível margem de erro e ao concerto desse erro. Portanto ela é necessária e indispensável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com