TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - ESTERILIZAÇÃO NO AMBIENTE INDUSTRIAL FARMACÊUTICO

Por:   •  7/9/2017  •  Resenha  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 2

A fabricação de medicamentos e insumos correlatos são de muita complexidade, entre seus processos e controles realizados para a garantia da qualidade, realizado pelo setor de Controle de Qualidade da indústria farmacêutica.

O controle de qualidade escolhe a matéria prima, a forma de manuseio, esterilização e acabamento final do produto. Para que haja eficiência nos processos e a garantia dos mesmos todos a ações empregadas devem ser documentadas. Portanto as boas práticas de fabricação (BFF), com normas e regras seguidas corretamente, as especificações estabelecidas pela ANVISA são o que vão validar a sua qualidade.

A importância de ambientes estéreis o uso de EPI’S adequadas a cada procedimento, o uso de EPC, são de extrema importância para uma produção de qualidade de um fármaco. Cada linha de produção atende uma forma de esterilização, para que não haja contaminações entre produções, bem como alguns medicamentos que necessitam de ambientes estéreis, como na produção de injetáveis.

Existe uma técnica de esterilização adequada para cada caso depende do tipo de material que deverá ser processado. São métodos físicos ou químicos usados para a esterilização, onde se destacam o calor úmido e seco, radiações ou agentes gasosos. Também ocorre um tratamento na água usada na fabricação, por filtros de membrana, destilação. A esterilização é a eliminação de todos os micro-organismo possíveis de serem agentes contaminantes, tanto do ambiente de salas especiais, como no maquinário usado na produção. A ideal esterilização depende do tipo de descontaminação pelos quais os produtos são submetidos, os microrganismos não morrem todos ao mesmo tempo, e sim de uma forma progressiva.

A importância das BFF na esterilização é imprescindível para a garantida da qualidade do produto final. Não havendo a esterilização o controle de qualidade não pode validar o produto, a sua eficiência e eficácia para a saúde, na forma de um medicamento ideal para promover um tratamento adequado para a população dependente desse medicamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com