TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alterações Imunológicas decorrentes da Infecção Pelo HIV

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Principais Alterações Imunológicas decorrentes da Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

PATOGÊNESE E IMUNIDADE

A redução no sangue do número de LT-CD4+ é o fenômeno que constitui uma das principais características da doença causada pelo HIV. Nas fases finais de progressão da AIDS, no entanto, instala-se completo desequilíbrio das defesas do organismo, atingindo praticamente todos os setores do sistema imunológico.

I. Infecção Aguda

O comportamento do número de LT-CD4+ constitui, até o momento, o melhor indicador dos eventos que se desenvolvem após a infecção inicial pelo HIV.

Depois de ocorrer a infecção aguda (conhecida também como infecção primária ou primoinfecção), verifica-se no sangue periférico rápida diminuição do número de LT-CD4+, em paralelo com o aumento da viremia plasmática.

À medida que a viremia diminui, há restabelecimento do número de LT-CD4+, que se estabiliza geralmente em taxas menores que as existentes antes da infecção primária.

Clinicamente, pode observar-se o aparecimento de manifestações semelhantes às da síndrome da mononucleose infecciosa, caracterizada por:

1. febre

2. linfadenomegalia

3. hepatomegalia

4. faringite

5. achados menos comuns: - exantema,

- esplenomegalia

- evidências da instalação de infecções oportunistas (candidíase oral, candidíaseesofágica, pneumocistose etc.)

Parece haver relação entre a intensidade da viremia plasmática, a diminuição numérica de LT-CD4+ no sangue e o aparecimento de sintomas na fase aguda da infecção pelo HIV.

Portanto, a presença de doenças oportunistas ocorreria em casos nos quais a redução do número de LT-CD4+ no sangue atingisse níveis críticos.

A redução dramática do número de LT-CD4+ no sangue, na infecção aguda pelo HIV, deve envolver a destruição pelo efeito citopático direto do vírus ou a redistribuição de LT-CD4+ circulantes para outros órgãos linfóides, ou ambas. Na fase aguda da infecção pelo HIV são encontrados vírus indutores ou não de sincício, o que poderia retratar a ocorrência de viremia com a presença de diferentes linhagens do vírus transmitidas ao hospedeiro.

Esse fato só é novamente observado nas fases finais da doença, quando a viremia plasmática atinge taxas semelhantes às observadas durante a infecção aguda. Um a três meses depois da infecção aguda começam a serem detectáveis no sangue os anticorpos contra o HIV, fenômeno conhecido como soroconversão, que está associado à resolução dos sintomas da fase aguda da doença e à redução da viremia plasmática.

II. Latência Clínica

Após a infecção aguda, segue-se período caracterizado pela ausência de sintomas e sinais. Entretanto, o número de LT-CD4+ no sangue vai sofrendo reduçãoprogressiva, numa velocidade que varia de indivíduo para indivíduo.

Cerca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com