TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração E Suas Decorrentes

Casos: Administração E Suas Decorrentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Nesta ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas), analisaremos um pouco sobre as Teorias da Administração, sobre ela ser uma habilidade humana e acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração, além desse entendimento, também abordará as teorias propostas por Taylor e outros precursores da Administração, evidenciando os princípios e as contribuições que suas propostas possibilitaram às empresas daquela época.

Administração Habilidade Humana

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes. Habilidade Humana é a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de um grupo e de conseguir esforços cooperativos nesse grupo na direção dos objetivos estabelecidos.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...] consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.

Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional, que consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.

Acontecimentos sócios que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração

O início das Teorias da Administração foi marcado pelos resultados dos estudos de Taylor, no inicio do século XX, houve uma evolução crescente, necessariamente acompanhada a própria evolução social, a final, a organização é um elemento social que tem o objetivo de satisfazer as necessidades dos demais elementos existentes na sociedade. Na transição da Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passam da posse da terra para a do dinheiro e a autossuficiência passa para a cumulação de excedentes, fomentando o surgimento do Capitalismo Industrial é a inserção das máquinas aplicadas à produção de bens que, aliada à concentração de trabalhadores em um mesmo local, aumentou grandemente a produtividade. Essa evolução também aumentou a complexidade dos problemas nos negócios e na sociedade, pois se elevou intensamente o êxodo rural, o que fez crescer as cidades e a necessidade de infraestrutura. Frederick W. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho dos operários.

Características marcantes de Taylor

A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização cientifica do trabalho, enfatizando tempos e métodos. Suas ideias referem-se a prática da divisão do trabalho, onde as tarefas eram feitas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforços. Taylor via a necessidade de aplicar métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo, para tanto seguia alguns dos seguintes princípios: Seleção científica do trabalho – O funcionário desempenha a tarefa mais compatível com suas aptidões; Plano de incentivo salarial – O funcionário ganha pelo que produz; Trabalho em conjunto – Os interesses da empresa e dos funcionários quando aliados, resultam numa maior produtividade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com