TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alterações a Nível da Pele- Discromias

Por:   •  18/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 2

No envelhecimento cronológico, ocorrem alteração a nível da Epiderme, que se caracterizam por uma diminuição da produção e divisão celular a nível da Camada Germinativa ou Basal, o que provoca uma diminuição da espessura da pele. Logo a pele torna-se mais fina o que provoca dificuldade em reter água, a nível da Epiderme, logo há desidratação.


Discromias

As discromias provocam alterações na cor da pele e podem ser localizadas ou dispersas.  Podem ocorrer por hiperpigmentação * ou Hipopigmentação**.
No caso da
 hiperpigmentação, alguns fatores podem estimular a produção de melanina, tais como as alterações hominais ocorridas na gravidez, na menopausa, quando a mulher toma anticoncecionais ou por exposição solar excessiva. Como exemplos de hiperpigmentções podem ser utilizados: as efélides (surgem entre os três e os quatro anos de idade, particularmente em pessoas com pele muito clara; são manchas constantes, acastanhadas, cujo tom pode variar de pessoa para pessoa e resultam do aumento da produção de melanina, mas a quantidade de melanócitos é perfeitamente normal ), o lentigo senil (surge tardiamente, essencialmente nas zonas expostas ao sol e também de preferência em peles claras; são manchas acastanhadas e regulares com limites pouco definidos, cuja superfície tanto pode ser lisa como descamativa) e o melasma (são manchas acastanhadas, bem delimitadas, simétricas e aparecem principalmente no rosto e pescoço; surgem frequentemente na gravidez, quando ocorrem problemas a nível da tiróide, quando há toma de anticoncecionais,  stress e até quando há tendência familiar; homens que tomam medicamentos pra a próstata, tem tendência para o aparecimento de melasma; resulta da hiperfunção dos melanócitos, agravando com a exposição solar ).

No caso da hipopigmentação, podem ser resultado de melanócitos inativos (ex. albinismo) ou resultado da auto destruição dos melanócitos (ex. vitiligo).  O albinismo pode ser hereditário, corresponde à ausência de pigmentação na pele, pelos e olhos; e pode ser total ou parcial. O vitiligo, pode ser localizado ou espalhado por todo o corpo, são manchas brancas ou levemente rosadas, simétricas de contornos bem limitados, que não devem ser expostas às radiações solares, podendo agravar-se; surgem principalmente no rosto, mãos, tronco e joelhos. Resultam de uma auto destruição dos melanócitos, sem razão aparente e pode ser hereditário. Pitiriase Alba resulta de uma infeção provocada por um fungo originado manchas brancas e, por vezes descamativas. O fungo é responsável pela falta de melania nas zonas onde se instala.

*Existência de melanócitos gigantes, ou do aumento da produção de melanina ou do aumento do número de melanócitos.

**Pode ser o resultado de melanócitos inativos (ex. albinismo) ou resultado da auto destruição dos melanócitos (ex. vitiligo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com