TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do cations do grupo 4

Por:   •  21/5/2015  •  Monografia  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  1.307 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

QUÍMICA ANALÍTICA I - FARMÁCIA

ANÁLISE DE CÁTIONS DO GRUPO IV A – Hg2+, Pb2+, Bi2+, Cu2+ e Cd2+

Profº M. Sc. Djavânia Luz

São Luís – MA

2010

James Soares Diniz FA 10136-05

RELATÓRIO

Relatório apresentado à disciplina Química Analítica I ministrada pela Profª. M. Sc. Djavania Luz, da Universidade Federal do Maranhão, ao curso de Farmácia, para obtenção parcial da segunda nota.

São Luis

2010

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os cátions do grupo IV A são divididos em dois subgrupos, A e B, neste experimentos utilizaremos apenas os cátions do grupo A:

- Grupo IV A ou Subgrupo do Cobre (Hg2+, Pb2+, Bi3+, Cu2+ e Cd2+): seus cloretos são solúveis em água. Os sulfetos deste subgrupo são insolúveis numa solução de hidróxido de sódio.

Detalhadamente, os cátions do grupo IV A são:

- Mercúrio (Hg2+): é um metal branco prateado, porém líquido nas temperaturas normais. Não é atacado pelo ácido clorídrico ou pelo ácido sulfúrico 2 mol/L, mas reage prontamente com o ácido nítrico.

- Chumbo (Pb2+): é um metal cinza azulado. Dissolve-se facilmente em solução concentrada média de ácido nítrico 8 mol/L, produzindo os íons Pb2+ (íon plumboso).

- Bismuto (Bi3+): é um metal quebradiço, cristalino e de coloração branca avermelhada. É solúvel em ácido clorídrico e solúvel em ácidos oxidantes, como o ácido nítrico. Forma íons trivalentes pentavalentes. O mais comum é o Bi3+.

- Cobre (Cu2+): é um metal vermelho-pálido, macio, maleável e dúctil. É capaz de formar íons monovalentes (cuprosos) e bivalentes (cúpricos). Na prática, somente os íons bivalentes são importantes, portanto, apenas suas reações são consideradas.

- Cádmio (Cd2+): é um metal branco prateado, maleável e dúctil. Dissolve-se lentamente em ácidos diluídos, com liberação de hidrogênio. Forma íons bivalentes incolores.

OBJETIVO:

- Realizar experimentos que visam a identificação e Separação dos cátions do Grupo IV A.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

  • MATERIAIS E REAGENTES:
  • Tubos de Ensaio
  • Solução de HgCl2 0,2 mol/L
  • Tubos de Ensaio
  • Solução de HgCl2 0,2 mol/L
  • Tetinha
  • Cloreto Estanoso

  • Tetinha
  • Cloreto Estanoso
  • Pipeta Pasteur

  • Solução de PbCl2 0,2 mol/L
  • Pipeta Pasteur
  • Solução de PbCl2 0,2 mol/L
  • Água Destilada
  • K2Cr2O7 0,2 mol/L
  • Água Destilada
  • K2Cr2O7 0,2 mol/L

REAÇÕES DE SEPARAÇÃO

EXPERIMENTO 1: Reação com Hidróxido de Amônio

 Para este experimento utilizou-se 5 tubos de ensaio diferentes. Com o auxilio de pipetas de Pasteur e tetinha adicionou-se 2 gotas de solução 02, mol/L de cloretos dos cátions do grupo IV (CuCl2, CdCl2, PbCl2, HgCl2 e no caso do cátion Bi3+ utilizou-se uma solução diluída) aos tubos de ensaio. Não houve mistura das soluções dos cátions, visto que cada solução foi depositada em um tubo de ensaio diferente. Logo em seguida, ainda com o auxílio de pipeta de Pasteur e tetinha, adicionou-se a cada um dos tubos de ensaio 5 gotas de água e algumas gotas de NH4OH 6 mol/L. observou-se a formação de precipitados em alguns casos. Em seguida adicionou-se novamente gotas de NH4OH e observou-se os casos onde houve diluição de precipitados.

REAÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO:

EXPERIMENTO 2: Reação com Cloreto Estanoso

Em um tubo de ensaio, com o auxílio de pipeta de Pasteur e tetinha, adicionou-se 3 gotas de solução de Hg(NO3)2 0,2 mol/L. Em seguida adicionou-se gradativamente 3 gotas de cloreto estanoso. Observou-se a formação de precipitado de coloração diferente da solução e em seguida adicionou-se novamente cloreto estanoso até que o escurecimento do precipitado fosse total, ficando completamente preto.

EXPERIMENTO 3: Pb2+

Colocou-se em um tubo de ensaio, com o auxilio de pipeta de Pasteur e tetinha, 3 gotas de Pb(NO3)2 0,2 mol/L e em seguida, novamente com pipeta de Pasteur e tetinha, adicionou-se 3 gotas de K2Cr2O7 0,2 mol/L. observou-se a formação de precipitado de cor diferenciada. Testou-se a solubilidade da solução formada adicionando-se algumas gotas de NaOH 6 mol/L.

EXPERIMENTO 4: Cu2+ - Reação com Amônia.

Em um tubo de ensaio, adicionou-se 2 gotas de Cu(NO3)2 0,2 mol/L e em seguida adicionou-se algumas gotas de NH4OH 6 mol/L. houve mudança na coloração da solução devido a formação de um íon complexo. Para adicionar as soluções aos tubos de ensaio utilizou-se pipetas de Pasteur juntamente com a tetinha.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:

EXPERIMENTO 1:

[pic 1]

Todas as reações aconteceram seguindo o mesmo padrão. O hidróxido de amônia liberou hidroxila que em seguida reagiu com cada um dos cátions (Hg2+, Pb2+, Bi2+, Cu2+ e Cd2+), o que resultou na formação dos precipitados, que exceto pelo Cu(OH)2, que adquiriu um tom azulado, todos os outros foram brancos. No entanto, como em seguida o NH4OH foi novamente adicionado, ficando em excesso, os precipitados formados pelo Cu(OH)2 e Cd(OH)2 foram dissolvidos, adquirindo um tom azul para o cobre e incolor para o cádmio, o que indicou que houve formação dos íons complexos Cu(NH3)42+ e Cd(NH3)42+, respectivamente para cobre e cádmio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com