TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Grupo - Cidade de Deus

Por:   •  14/5/2017  •  Resenha  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 4

A história contada no filme Cidade de Deus é baseada na vida de Buscapé, um jovem que mora na favela e vê o crescimento do tráfico de drogas nas décadas de 60 a 80. Através do ponto de vista de Buscapé, podemos acompanhar em meio a trama o surgimento de alguns grupos sociais, além da ascensão e queda de um dos grupos principal da obra, e a ligação entre esses grupos.

A história começa com o grupo Trio Ternura, um grupo fechado composto por, apenas, três integrantes: Marreco, Cabeleira e Alicate; moradores da Cidade de Deus que tinham como demanda realizar pequenos furtos e assaltos na região, e por trás dessa demanda o objetivo era alcançar uma vida melhor diante de tanta miséria presente naquele contexto. O Trio Ternura construiu uma identidade que indicava um certo grau de coesão que mantinha os três integrantes unidos e focados no mesmo objetivo, facilitando a comunicação entre eles e uma cooperação mútua.

Certo dia, Dadinho, que na época era só uma criança, se junta ao Trio Ternura, e, já com uma ideia de assaltar um motel, o que seria algo grandioso em relação as outras atividades realizada pelo grupo anteriormente. Com o Dadinho ingressando ao Trio Ternura, a estrutura do grupo sofre algumas mudanças, pois, apesar da demanda de Dadinho ser compatível com o restante do grupo, seus objetivos iam muito além, acarretando, então, em um processo de individualização, e assim, o grupo já não tinha mais a mesma coesão. Na noite a qual foi planejado o assalto no motel, o interesse individual de Dadinho entrou em conflito com o interesse geral do grupo, pois Dadinho acaba assassinando de maneira fria e desnecessária as vitimas do motel, gerando uma grande perseguição policial ao Trio Ternura, o que resultou no fim do grupo.

Após o termino do Trio Ternura, o filme retrata, através dos lhos de Buscapé, a ascensão de Dadinho, que passados alguns anos, já adulto e agora conhecido como Zé Pequeno, era o líder de seu próprio grupo, que tinha ambições maiores que o grupo Trio Ternura. Sua demanda era comandar o tráfico de drogas na Cidade de Deus, e o objetivo ganhar cada vez mais dinheiro, além de respeito e temor por demais moradores da favela. O grupo comandado por Zé Pequeno também pode ser considerado um coeso, pois existe entre os integrantes uma certa solidariedade, que sempre visavam sempre o bem geral do grupo, atendendo a sua demanda. No que se diz respeito da organização deste novo grupo, pode ser observado que existe distribuição de papéis entre os integrantes de forma hierárquica, porém, com uma liderança autoritária exercida pelo Zé Pequeno, que usa de sua posição e violência para comandar e se manter no poder, o que afeta a comunicação do grupo, pois, com essa liderança centralizada a interação entre o grupo se limita muito e fica menos democrática.

O grupo para se manter no caminho de seus objetivos, constantemente entra em conflito com outros grupos rivais que tem os mesmos objetivos ou até com grupos de objetivos distintos, mas que interfere em suas atividades, Como por exemplo o grupo dos Caixa Baixa: grupo formado por crianças que tinham como objetivo fugir da miséria e utilizando como demanda, para alcançar esse objetivo, pequenos furtos, o que poderia atrair a presença de policia na Cidade de Deu, interferindo nas atividades do grupo de Zé Pequeno, mostrando um de seus lados mais cruel, que, prezando pelo bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com