TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DE GRUPO DE CATIONS E ANIONS

Por:   •  31/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS – UBAJARA

LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA

PROFESSOR: HENRIQUE JORGE MASCARENHAS SOARES

ANTONIO PEDRO MELO AMARAL, ANTONIA RAIANE DA SILVA, ANTONIO WILLIAM RODRIGUES MACHADO, DENIS SOARES DE OLIVEIRA

ANÁLISE DE CÁTIONS EM AMOSTRAS DESCONHECIDAS

UBAJARA - CE

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVOS        3

3 MATERIAIS E REAGENTES        4

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        5

4.1 Preparação das soluções.        5

4.2 Adicionando reagente de grupo.        5

5 RESULTADOS        5

6        DISCUSSÕES        7

7 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

1 INTRODUÇÃO

Cátions são definidos como íons positivos, ou seja, são átomos que perderam elétrons da camada de valência, doando o seu (s) elétrons para íons de carga negativas, a análise de cátions pode ser conhecida como marcha analítica, e tem como intuito identificar a presença desses íons em amostras desconhecidas (BRADY, 2008).

O primeiro a descrever a marcha analítica foi Fresenius, para uma melhor organização desses cátions foram divididos em grupos de I a V, com exceção do grupo V, os demais seguem a mesma metodologia que consiste na adição de um reagente específico que ao reagir com o cátion forma um composto insolúvel, formando uma precipitação (BACCAN et al. ,1995).

De Acordo com Ribeiro (2018):

O grupo I é constituído pelos cátions Ag+, Hg2 2+, Pb2+ que reage com ácido clorídrico diluído e formam sais de cloreto. O grupo II reage com o ácido sulfídrico, formando sulfetos insolúveis em meio ácido. O terceiro é dividido em dois grupos menores. Os cátions do grupo IIIA só precipitam em meio básico que é atingido com os reagentes NH4OH ou NH4Cl, já o IIIB possui um Kps menor que do grupo II por isso formam sais insolúveis em meio básico. Os cátions do grupo IV formam sais insolúveis de carbonato em meio amoniacal, usa-se um reagente derivado de uma base fraca, para sofrer hidrolise e deslocar seu equilíbrio, permitindo que apenas os compostos de Kps menores que do magnésio precipitem. O último grupo é o V e não possui um reagente especifico, pois é composto por cátions de metais alcalinos com solubilidades diferentes (RIBEIRO, 2018).

        Como a disciplina de Laboratório de química analítica em sua ementa inicia com base na química analítica qualitativa, essa pratica é de suma importância, pois determina a presença ou ausência de cátions em amostras desconhecidas.

2 OBJETIVOS

- Analisar cátions dos grupos I, II, III, IV.

- Conhecer os grupos de cátions.

- Conhecer os reagentes de cada grupo.

- Conhecer os critérios para a reação.

3 MATERIAIS E REAGENTES

Materiais

Reagentes

Tubo de ensaio

Água destilada

Porta tubo de ensaio

AgNO3, Pb(C2H3O2)2, CuSO4, NiSO4, SrCl2, BaCl2, FeCl3, ZnC4H6O4

Espátula

HCl, H2SO4, C2H7NO2, NH4OH, C4H6CaO4

Água Destilada

Pisseta

Agitador Vortex

Béquer 50mL

Bastão de vidro

Pipeta de pasteur

Fitas de pH

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4.1 Preparação das soluções.

A prática foi desenvolvida em dois (2) dias, no primeiro dia foi preparado oito (8) tubos de ensaio com agua destilada e para determinações abaixo identificaremos esses tubos como XA, onde X é o número de tubo, no segundo dia foi preparado quatro (4) tubos e identificaremos como XB, onde X é o número do tubo, foi adicionado uma substancia desconhecida diferente em cada e um dos tubos, todos foram bem diluído com auxílio do agitador vortex e o tubo 4B não foi adicionado nenhum soluto, ficou com agua destilada para funcionar como branco das amostras.

4.2 Adicionando reagente de grupo.

        Foi adicionado todos os reagentes de grupo nas amostras, para os grupos e que não tinha o reagente no laboratório foi adicionado reagentes similares ou mistura de reagentes afim de ter a formação do composto desejado.

5 RESULTADOS

  1. Grupo I

O grupo I reage na presença de HCl forma precipitado, ao adicionar ácido clorídrico em todos, o tubo 1A precipitou, assim temos uma forte evidência da presença de cátions desse grupo no tubo.

[pic 1][pic 2]

  1. Grupo II

O grupo II reage na presença de H2S(g) e não temos disponível no laboratório, assim para uma adaptação da prática utilizamos H2SO4, ao adicionar aos tubos obtivemos um precipitado nos tubos 2A, 5A e 7A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (431.8 Kb)   docx (287.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com