TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antibioticos Antimicrobianos Sulfonamidas

Por:   •  22/2/2016  •  Resenha  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 7

Antimicrobianos

Sulfonamidas

        As sulfonamidas foram os primeiros agentes quimioterápicos eficazes a serem utilizados por via sistêmica na prevenção e na cura de infecções bacterianas no homem.

        Possuem uma ampla faixa de atividade antimicrobiana contra bactérias Gram-positivas quanto Gram-negativas. Porém, cepas resistentes tornaram-se comuns e seu uso foi diminuído. São bacterostáticos..

Fármacos: ação curta – 6-12h (sulfisoxazol, sulfametoxazol, sulfadiazina,); uso tópico (sulfacetamida, sulfadiazina de prata); ação longa 100-230h (sulfadoxina, usada na malária). A sulfassalazina não é absorvida e pode ficar ativa no lúmen intestinal.

Mecanismo de ação: impedem a utilização do PABA (ácido paraminobenzóico) para a produção do ácido fólico (necessário para a replicação bacteriana, na formação de um novo DNA).

Uso:

Infecções do trato urinário: deixaram de ser utilizados devido a alta resistência  bacteriana.

Norcadiose: a Norcadia ssp é bastante sensível à sulfonamidas, normalmente infectam a pele, porém podem afetar outros órgãos em pacientes imunodeprimidos.

Toxoplasmose

Proflaxia da febre reumática (Streptococcus pyogenes): mas as penicilinas ou eritromicina são mais utilizadas.

Sulfametoxazol + trometropima:

        É uma associação medicamentosa muito vantajosa, que revitalizou o uso de sulfonamidas na clínica médica, pois diminuiu significativamente a resistência baxteriana.

        Em alguns lugares essa associação é chamada de cotrimoxazol

Efeitos colaterais:

  1. Distúrbios do trato urinário: cristalúria (importante evitar desidratação)
  2. Agranulocitose (diminuição na produção de granulócitos)
  3. Anemia aplásica (diminuição na produção de glóbulos, vermelhos, brancos e plaquetas)
  4. Pacientes com AIDS são mais propensos a apresentar os efeitos colaterais das sulfonamidas.

Quinolonas

        O ácido nalidíxico está disponível a anos para o tratamento de infecções do trato urinário. Mais recentemente, a introdução das quinolonas fluoradas como o ciprofloxacino, moxifloxacino e gatifloxacino, representam um avanço terapêutico importante, já que esse fármacos possuem ampla atividade microbiana e são eficazes por via oral no tratamento de várias doenças infecciosas, sem apresentar muitos efeitos colaterais e com desenvolvimento de resistência bacteriana relativamente lento.

Mecanismo de ação: inibem a replicação do DNA bacteriano por inibirem as enzima DNA girase (Gram positivas – S. aurus) e topoisomerase IV (Gram negativas – E. coli).

Uso:

  1. Doenças do trato urinário
  2. Prostatite
  3. Doenças sexualmente transmissíveis, bactérias como N. gonorrhoeae, C. trachomatis e H. ducreyi são sensíveis as fluoroquinolonas
  4. Infecções gastrointestinais
  5. Infecções ósseas
  6. Infecções do trato respiratório

Efeitos colaterais: as quinolonas geralmente são bem toleradas, as principais reclamações são com relação ao TGI, como desconforto, diarréia e vômitos. No SNC cefaléias e tonturas. Raramente ocorreram delírios, alucinações e convulsões. Quando ocorreram o paciente estava tomando teofilina (quinolonas inibem o metabolismo das teofilinas) ou AINES (AINES + quinolonas aumentam o deslocamento do GABA de seus receptores).

Antisépticos urinários

Metenamina (sepurin): antiséptico urinário , pró fármaco, cuja atividade da capacidade de gerar formaldeído. É contra-indicado no caso de insuficiência renal e antagonisa os efeitos das sulfonamidas.

Nitrofurantoína: (macrodantina): é um antiséptico que tem a capacidade de lesionar o DNA bacteriano, as bactérias são muito mais sensíveis a nitrofurantoína que as células dos mamíferos. Pode produzir calafrios, febre, discrasias sanguíneas,, icterícia, lesão hepática, cefaléia, vertigens, sonolência. Idosos são propensos a toxicidade pulmonar.

Fenazopiridina (piridium): não é um anti-septico urinário, mas possui ação analgésica. Torna a urina azulada. Produz desconforto gastrointestinal em 10% dos pacientes, o que pode ser reduzido se for administrado com um pouco de alimento.

Antibióticos β-lactâmicos: são agentes antimicrobianos úteis e frequentemente prescritos que tem em comum parte da estrutura (anel betalactâmico) e seu mecanismo de ação. São eles: penicilinas, cefalosporinas e carbapenéns.

Penicilinas

        Constituem um dos grupos mais importantes entre os antibióticos. Apesar da produção de numerosos outros agentes desde a introdução da primeira penicilina, as penicilinas continuam sendo antibióticos importantes e amplamente utilizados, e ainda estão sendo produzidos novos derivados do núcleo básico penicilina. Bactericidas.

Mecanismo de ação inibem a síntese do peptídeoglicano, o peptídeoglicano compõe a parede celular proporcionando estabilidade mecânica à célula.

Fármacos:

  • Penicilina G e penicilina V – atuam em Gram –positivos, porém são altamente sensíveis as betalactamases
  • Nafcilina, oxacilina, cloxacilina e dicloxacilina – são menos potentes que as penicilinas G e V, mas são usadoos quando há resistência a esses antibióticos.
  • Ampicilina e amoxicilina – têm o maior expectro de ação agindo também em alguns Gram-negativos. São sensíveis às betalactamases. Muitas vezes são co-administrados juntamente com inibidores da betalactamase como clavulanato ou sulbactam
  • Outros: carbencilina, ticarcilina, mezlocilina, piperacilina

Usos:

        Pneumonias, meningite, faringite, gonorréia, profilaxia da febre reumática, etc. Atuam contra Gram-positivos mas podem ser ativas contra alguns Gram-negativos.

Efeitos colaterais:

  • Reações de hipersensibilidade: alergias a choque anaflático.
  • Sensibilidade renal, reversível.

Cefalosporinas

        É também um antibiótico beta-lactâmico. A primeira fonte de celalosporina foi o fungo Cephalosporium acremonium (1948). Hoje são produzido sinteticamente compostos com atividade bacteriana muito mais efetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com