TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probiotico, Prebiotico E Antibiotico

Exames: Probiotico, Prebiotico E Antibiotico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 6

PROBIOTICO - Os Probióticos são compostos por microorganismos vivos que agem colonizando o trato gastrointestinal, mantendo a flora, evitando distúrbios gastrointestinais e inibindo os microorganismos patogênicos. Os probióticos trazem benefícios à saúde do hospedeiro não deixando resíduos na carne e promover o ganho de peso e melhorar a conversão alimentar. Protegem o trato gastrintestinal contra bactérias patogênicas e fortalecem a flora benéfica do hospedeiro, agindo por diferentes mecanismos de ação tais como: exclusão competitiva, atividade antimicrobiana, estimulo ao sistema imune; auxilia na digestão e absorção de nutrientes .

Na competição pelos sítios de fixação da mucosa intestinal, formam filme protetor, prevenindo a proliferação de bactérias patogênicas.

São considerados microorganismos probióticos principalmente as bactérias láticas (Lactobacillus, Enterococcus, Bifidobacterium..., que fazem parte da flora normal do sistema digestivo dos animais.

PREBIOTICO - Estimulam seletivamente o crescimento e/ou atividade de bactérias benéficas no intestino e não sofrem ação das enzimas digestivas.

Têm o papel primordial de nutrir e consequentemente de favorecer as bactérias Probióticas, que por sua vez irão atuar beneficiando o hospedeiro.São alimentos funcionais e ingredientes alimentares não digeríveis pelas enzimas digestivas do hospedeiro, resistentes as variações de pH, mas que são fermentadas pela flora bacteriana do trato digestivo, originando substancias que promovem a seleção das bactérias benéficas, corroborando para melhora da flora intestinal dos animais.

SIMBIOTICO - Prebiótico + Probiótico

A interação entre o Probiótico e o Prebiótico, in vivo, pode resultar em uma vantagem competitiva para o probiótico, se ele for consumido juntamente com o prebiótico.

O consumo de Simbióticos selecionados apropriadamente pode aumentar os efeitos benéficos de cada um deles. Com o objetivo de favorecer a integridade intestinal, pode ser introduzido nas rações aditivos promotores de crescimento que estimulam a colonização do trato gastrointestinal por meio do uso de Simbióticos, visando o fortalecimento da flora benéfica, como alternativa segura que conferem os inúmeros benefícios a saúde animal, garantindo sua produtividade com qualidade e segurança alimentar.

A importância da flora intestinal normal de suínos desde a maternidade (matrizes), alimentação materna, desmame, período de creche, crescimento e terminação, está na ativação das defesas naturais do sistema digestivo inibindo patogênicos, estimulando a imunidade celular, melhorando a digestibilidade e absorção de nutrientes, evitando diarréias e manutenção da flora normal ativa nos animais.

ANTIBIÓTICOS

O uso de antibióticos na alimentação animal é praticado há muitas décadas devido ao seu efeito positivo no crescimento do animal e na eeficiência de produção, baixando custos. O antibiótico é utilizado tanto para bovinos, como para suínos e aves. Os benefícios como melhor conversão alimentar, ganho de peso mais rápido e menos problemas de saúde, são amplamente reconhecidos.

A resistência a antibióticos em animais e humanos se elevou abruptamente durante as últimas décadas. Este aumento da resistência trouxe sérias preocupações em especial após o surgimento de bactérias superresistentes em hospitais, que quase não respondiam aos tratamentos com antibióticos levando a pessoa à morte. As bactérias resistentes aos antibióticos podem ser transmitidas ao ser humano a partir do consumo de produtos de origem animal, entretanto, não se pode determinar ainda os riscos dessa transmissão para a saúde pública. Entre os microrganismos potencialmente letais que podem ser transmitidos ao homem estão a Salmonella e a Escherichia coli

OBJETIVO - Verificar o efeito da suplementação dietética de Probiótico, Prebiótico e Simbiótico sobre o desempenho de leitões desmamados aos 23 dias de idade.

INTRODUÇÃO - O desmame precoce constitui uma prática muito importante na produção de suínos, principalmente levando-se em consideração o fato de que a empresa suinícola visa o maior número de leitões desmamados/porcabeça/ano, o que significa máxima produtividade. O período inicial após o desmame tem se caracterizado por redução no desempenho dos animais. Fatores como a idade e peso ao desmame, estresse, baixo consumo de alimento, composição da dieta, imaturidade digestiva e fatores ambientais, estão incluídos entre as causas de redução do crescimento durante a 1ª semana após o desmame.

Durante muitas décadas têm-se utilizado antibióticos em doses subterapêuticas na nutrição dos leitões, visando reduzir os efeitos negativos da desmama precoce, porém a utilização desses antibióticos vem sendo banida, principalmente pela União Européia e outros países, pois os consumidores estão se preocupando com o fato de que os antibióticos podem promover o aparecimento de bactérias patogênicas multirresistentes a esses antibióticos e podem também, apresentar resíduos na carne e demais subprodutos animais.

A empresa suinícola nacional, desejando concorrer de forma participativa no mercado internacional, deve se adaptar a essa tendência de não utilização de antibióticos, ocasionando assim, uma forte demanda por produtos alternativos. Os aditivos utilizados nas rações constituídos por microorganismos vivos ou bactérias úteis foram denominados probióticos.

Visou-se com o presente trabalho verificar o efeito da suplementação dietética de probiótico, prebiótico e simbiótico sobre o desempenho de leitões desmamados aos 23 dias de idade.

MAT E MÉT - O experimento foi conduzidos no Setor de Suinocultura do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no período de outubro de 2002 a fevereiro de 2003. Foram utilizados 96 leitões mestiços (Landrace x Large White), desmamados, em média, aos 23 dias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com