TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Infecções de Pele

Por:   •  28/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

Conhecidas também como infecções cutâneas, as infecções de pele costumam surgir quando há um desequilíbrio na flora bacteriana. Os principais sintomas de infecções cutâneas são a vermelhidão e a coceira.

 As infecções na pele podem ser leves, ou graves, que necessitam de remédios indicados pelo médico. Elas podem ser causadas por bactérias, fungos, vírus.

Imunidade baixa, má higiene e lesões são fatores que influenciam para ocorrer uma infecção de pele.

IMPETIGO

 

Causada pelas bactérias Staphylococcus Aureus, Streptococcus Pyogenes ou por ambos, impetigo é uma infecção superficial da pele que leva a formação de úlceras crostosas e amareladas e, por vezes, de pequenas vesículas cheias de um líquido amarelo.

O diagnóstico do impetigo é feito geralmente através das características clínicas das lesões, mas sua confirmação bacteriológica é realizada através de amostra coletada por aspirado de ferida ou swab de ferida, em uma semeadura qualitativa. Essas amostras comumente vão para o meio de cultura Agar Sangue, também podendo ser cultivadas no macconkey e bhi.

ERISIPELA

erisipela é uma doença infecciosa causada pelas bactérias Estreptococo beta-hemolítico do grupo A, que penetram na pele por meio de ferimentos (como picada de inseto, frieira e micose), desenvolvendo feridas vermelhas e dolorosas. Em casos graves, pode ocorrer formação de bolhas, condição chamada de erisipela bolhosa, e levar a uma evolução para um quadro de infecção generalizada, chamada sepse com risco de óbito.

Seu diagnóstico bacteriológico é realizado através de amostra coletada por aspirado de ferida ou swab de ferida, em semeadura qualitativa. Sendo elas cultivadas em meios de cultura Agar Sangue, macconkey, e bhi.

QUEIMADOS

No caso dos queimados, as amostras são retiradas através de cultura por swab superficial, e a semeadura é feita de forma quantitativa ou qualitativa fazendo o antibiograma, nos meios de cultura Ágar Sangue, ou macconkey. Os patógenos rotineiros são Staphylococcus Aureus e Pseudomonas Aeruginosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (16.7 Kb)   docx (211.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com