TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre Divisão Celular

Por:   •  14/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CEIENCIAS BIOLOGICAS E DA SAUDE

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

LABORATÓRIO DE GENÉTICA                                        

GRUPO:Ana Cristina, Beatriz Andrade, Débora Santana, Jennyfer Sthefany.

DATA: 28/07/2022.

O numero diplóide de cromossomos na Zebra africana, Equus burchelli, é 44.

  1. Quantos telômeros tem as células somáticas durante a fase G1 da interfase?

      Nas células somáticas durante a fase G1 da interfase, existem 176 telômeros.

  1. Quantos telômeros têm as células somáticas durante a fase G2 da interfase?

Nas células somáticas durante a fase G2 da interfase, existem 352 telômeros.

  1. Quantos telômeros têm as células somáticas durante a metáfase da Mitose?

Nas células somáticas durante a metáfase da mitose, existem 352 telômeros.

  1. A respeito desse tema, julgue os itens abaixo.

A figura abaixo esquematiza a não-disjunção cromossômica.

[pic 1]

Anulada.

As fibras do fuso acromático são importância fundamental para as migrações cromossômicas características da anáfase.

  1. Os erros na distribuição de cromossomos que levam às aneuploidias são freqüentes no processo de meiose e raros nas mitoses.
  2.  As aberrações cromossômicas numéricas causam grandes alterações no funcionamento celular, produzindo doenças graves e até mesmo a morte.
  3. As síndromes de Down e de Turner, causadas por não-disjunções cromossômicas, são exemplo de trissomia e de monossomia.

Defina e caracterize os telômeros.

Descreva e explique:

  1. Comente sobre as fases do ciclo celular e da mitose.

Ciclo Celular é o conjunto de fases que uma célula passa com a finalidade de duplicação, resultando a duas células novas. O ciclo celular é dividido em duas fases, a interfase e a fase mitótica. Durante a interfase, ocorre o crescimento da célula, que faz uma cópia de seu DNA. Já na fase mitótica, a célula desmembra o seu DNA em dois grupos e fragmenta o seu citoplasma, gerando duas novas células. Mitose é um tipo de divisão celular que ocorre quando uma célula se divide e produz duas novas células geneticamente idênticas a ela. A mitose é dividida em quatro fases: Prófase: A membrana nuclear e o nucléolo da célula desaparecem, e ocorre a condensação da cromatina e a migração dos centríolos para os lados opostos da célula. Metáfase: Na metáfase, os cromossomos se alinham a placa metafasica, e os cinetócoros se ligam aos microtúbulos de polos opostos pelo fuso. Anáfase: Ocorre a segregação das cromátides-irmãs para lados opostos. Telófase: A membrana e o nucléolo voltam a aparecer e ocorrem a descondensação dos cromossomos, voltando a sua forma filamentosa.

  1. Comente sobre a interfase.

A interfase é o processo de crescimento e divisão da célula filha, que foi originada pela divisão de sua célula mãe. Ela é dividida em três etapas: fase G1, fase S e fase G2. Na fase G1 (primeira fase de intervalo), ocorre o crescimento da célula, que vai copiar organelas e produzir compostos moleculares que serão utilizados por ela nas etapas posteriores. Na fase S, a célula vai sintetizar uma cópia completa do DNA em seu núcleo, e vai ocorrer a duplicação da estrutura organizadora de microtúbulos, chamada de centrossomo. Na fase G2 (segunda fase do intervalo) a célula vai crescer mais, vai produzir proteínas e organelas e inicia a reorganização do seu conteúdo, se preparando para a mitose.

  1. O que é cinetócoro?

     O cinetócoro é onde as fibras do fuso mitótico feitas de tubulina (proteína esférica geralmente encontrada em células eucarióticas, desempenhando papéis vitais na estrutura e função da célula) se conectam para puxar os cromossomos na anáfase, tem função de consumir a tubulina, bem no final da divisão celular (especificamente na anáfase). Ele é um tipo de “disco de proteínas” que se localiza e é formado no centrômero no final da prófase.

  1. O que garante a constância do número de cromossomos de geração a geração?

A meiose é a responsável pela constância do número de cromossomos, já que ela assegura a manutenção número de cromossomos na espécie, pois, quando ocorre a fecundação, os gametas devem ter metade do número de cromossomos de uma célula somática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (87.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com