TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança em Biotérios

Por:   •  26/5/2016  •  Seminário  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

1- INTRODUÇÃO

A biossegurança é um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização e eliminação de riscos a atividades que podem comprometer a saúde do homem, do meio ambiente e dos animais. A biossegurança é essencial para o estabelecimento e para a manutenção do mesmo, a fim de mantê-lo em condições adequadas para a experimentação animal. Os biotérios são classificados em biotérios de criação, de produção e de experimentação.

2- CONTROLE DE QUALIDADE

Sob pena de invalidar os trabalhos desenvolvidos, os biotérios devem manter as condições de higiene em seu meio, e para se certificar do cumprimento dessa ação são realizados testes (controle sanitário e o físico químico).

3- EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

Em biotérios é obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção de uso coletivo.

Sendo os equipamentos de uso coletivo: Capelas, exaustores, extintores de incêndio, chuveiro, lava-olhos, pias, barreiras (sanitária, acústica, térmica e radioativa), entre outros. E equipamentos de uso individual: protetores oculares, auriculares, máscaras, luvas, toucas, aventais com mangas compridas, calçados fechados, entre outros.

Além do uso desses equipamentos devem-se também serem respeitadas algumas regras de caráter geral, como por exemplo: conhecer todas as saídas de emergência, saber utilizar extintores incêndio, não fumar, não beber e nem comer nada dentro dos biotérios, informar aos laboratoristas qualquer situação de risco e manter em ordem sua área de trabalho.

4- ARQUITETURA

O biotério deve ser elaborado unicamente e exclusivamente para esse fim desde sua construção, levando em consideração o tipo de piso, tamanho das salas e localização das saídas de emergências, sem deixarmos de citar a ventilação unidirecional (evita a disseminação de contaminantes) e as portas das salas dos animais que devem abrir para seu interior e ser de fechamento automático.

Os biotérios devem ser distantes de centros urbanos. Os biotérios devem ser pavilhonar ou em bloco único.

5- INSTALAÇÕES DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

As instalações do Biotério são divididas em três seções, sendo elas: produção, esterilização e experimentação.

Para a segurança de todos os funcionários, ambiente e animais as salas devem ter vestiários, laboratórios, climatização, renovação total do ar (15 a 20 trocas de ar por hora), estantes ventiladas, janelas protegidas por telas, prontuário do animal (contendo informações como: espécie, pesquisa, data de entrada e responsável).

6- ARMAZENAMENTO DE ANIMAIS

Costuma-se utilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com