TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Botica/Farmácia Como era/é a organização do espaço?

Por:   •  5/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 2

Diante disso, trace um panorama entre a realidade vivenciada em uma farmácia no século XVIII e nos dias de hoje, buscando responder os seguintes aspectos:

- Como era/é a organização do espaço?

Como era: Conforme na pintura de Debiet, os medicamentos ficavam expostos a venda sobre as prateleiras com potes de decorações artísticas, frascos e jarros. Havia um cômodo para o laboratório  

Atualmente: Os medicamentos são organizados em ordem alfabética, separados por grupos/seções, em prateleiras. Tem um espaço geralmente perto das entrada do estabelecimento que ficam localizados produtos de higiene pessoal/ limpeza. Tem sala para realização de injetáveis.

- Quais os tipos de produtos comercializados?

No século XVIII – Mezinhas (remédios caseiros), aplicação e venda de sanguessugas, pomadas e unguentos.

Atualmente: Produtos de higiene pessoal/limpeza, plantas medicinas, cosméticos, Medicamentos de diversas formulações.

- Como era/é o local de preparo dos medicamentos?

Como era: Todo o processo era artesanal feito no próprio laboratório, havia mesa, potes, frascos, balança, medidas de peso, etc. A manipulação do material era de origem natural com extrações de substancias ativas.

Atualmente: o processo é grande parte automatizados por máquina em local que tem várias exigências em relação ao cuidados, limpeza, processo de fabricação. A tecnológica permitiu a síntese química de substâncias o que agilizou o processo de obtenção de vários medicamentos.

Havia/Há um cuidado quanto a aspectos sanitários?

Nas boticas havia facilidade para conseguir a Carta de aprovação que foi uma das possíveis consequências da redução da qualidade, ou seja, não havia fiscalização e muito menos as restrições.

Atualmente os estabelecimentos de saúde para operar legalmente tem que manter diversos documentos junto aos órgãos fiscalizados do setor farmacêuticos, devem ser renovados anualmente e garante a qualidade das instalações físicas das farmácias, também tem que ter licença de alvará, laudo de inspeção, CNPJ, I.E., Acontece as fiscalizações pela Vigilâncias Sanitárias que ocorrem com frequências.

       - No local eram/são comercializados somente medicamentos ou outras atividades eram/são realizadas?

Antigamente: Nas boticas tinha aplicação de sanguessugas para realizar algum tratamentos

Atualmente: È realizado a venda de produtos de cosméticos, limpeza, higiene pessoal, é também realizados aplicação de injetáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com