TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPSULAS

Por:   •  1/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 7

Cápsulas

As cápsulas são formas farmacêuticas sólidas nas quais as substâncias ativas e/ou inertes são encerradas em um pequeno invólucro de gelatina. Esses invólucros podem ser duros ou moles , dependendo de sua composição .

A maioria das cápsulas preenchidas é engolida inteira. Entretanto , é comum , em hospitais e casas de saúde , um cuidador abrir as cápsulas ou esmagar os comprimidos para misturá-los com alimentos ou bebidas, sobretudo para administração em crianças ou outros pacientes incapazes de deglutir formas farmacêuticas sólidas. Isso deve ocorrer somente com a concordância do farmacêutico, pois as características da liberação de determinadas formas podem ser alteradas e afetar de modo adverso a saúde do paciente.

Capsulas de Gelatina Dura

Os involucros de gelatina dura são usados na maioria das capsulas comercias . Eles tambem são empregados são empregados em testes clinicos farmacologicos , para comparar os efeitos de um farmaco novo com a aqueles de outro medicamento ou placebo . O farmaceutico tambem emprega capsualas de gelatina dura na manipulaçao de preparação extemporanias . Os involucros das capsulas são constituidos de de gelatina , açucar e agua . Pode ser transparentes , incolores e essencialmente incipidos ou coloridos com varios corantes FD£c e D£C e tornados opacos com a adição de agentes , como o dióxido de titânio. A maioria das capsulas medicamentos disponiveis de comercio contem combinações de corantes e opacofocantes para torná-las distintivas , muito com tampas e corpos e apresentando cores diferentes.

A gelatina é obtida pela Hidrolise parcial do colageno da pele , do tecido conjuntivo branco e dos ossos de animais . Comercialmente , ela esta disponivel na forma de pó fino , pó grosso, tiras , flocos ou folhas .

A gelatina é estavel na presença de ar quando seca , mais é sujeita à decomposição microbiana na presença de umidade . De modo geral , as capsulas de gelatina dura contem de 13 a 16 % de umidade . Entretando , se armazenadas em ambiente muito umido absorve humidade adicional e pode se tornar distorcidas e perder a forma rigida. Em ambientes extremente seco parte da humidade presente das capsulas gelatinosas é perdida , e elas podem se tornar frageis e quebradiças quando manipuladas .

Uma vez q agua pode ser absorvidada pelo involucros , afetando agentes higroscopicos presentes em seu interior , muitas capsulas são acondicionadas com pequeno pacote contendo material dessecante para protege-las contra absorção da humidade atimosferica . Os materias dicecantes mais usados são a silica gel , agirla e carvão ativado .

Embora a gelatina seja insoluvel em agua fria , ela molece por meio da absorção de ate 10 vezes seu peso em agua . A gelatina é soluvel em agua quente e no suco gastrico ; apos a administração , o involucro de gelatina dissolve com rapidez liberando seu conteudo . A gelatina , sendo uma proteina , é digerida por enzimas proteoliticas e absorvida .

Varios metedos forao desenvolvidos para rastrear a passagem de capsulas e comprimidos ao longo do trato gastrintestinal e , assim , mapear seu trageto e o perfil do farmaco . Entre eles encontra-se citilografia gama , um procedimento não invasivo que associa o uso de um emisor de radiação gama incorporado na formulção com uma camara gama aclopada num sistema de registro de dados . A quantidade de material adcionado para possibilitar a sintilografia gama é pequena e não compromete as caracteristica usuais in vivo da forma farmaceutica sobre estudo . Quando a sintelografia é combinada com estudos farmacocineticos , a avalição farmacosintilografica fornece informações sobre transito e o perfil da liberação do farmaco a partir da forma farmaceutica , bem como sua velocidade de absorção em varios regioes do trato gastrintestinal .

Esse metodo é particularmente para :

(a) determinação da existencia de correlação entre a biodisponibilade invitro e in vivo para formar farmaceuticas de formação imediata ;

(b) avalição da integridade e tempo de residencia de comprimidos revestitos itericos no estomago e intestino ; e

(c) analise do farmaco e da forma farmaceutica no desenvolvimento de novos produtos . Uma tecnica isolada que usa um dispositivo telemetrico pH sensivel nao digerivel chamado capsula Heidelberg , de tamanho aproximado de uma capsula de gelatina numero 0 , tem sido utilizada como meio não radioativo para medir o PH , o tempo de residencia e tempo de esvaziamento gastrico de forma farmaceutica solida em endividuos em jejum ou não .

Absorção a partir do trato gastroentestinal depende de varios fatores , incluindo a solubilidade das substancia ativa , o tipo de formulação ( ipe.,liberação imediata modificade ou iterica ) , o conteudo do trato gastroentestinal e diferenças individuais quanto as caracteriscas fisiologicas e a resposta farmacologicas .

Desenvolvimento da formulação e seleção do tamanho do invólucro

No desemvolvimento na formação de capsulas , a meta é obter uma preparação com dose exata , boa com biodisponibilidade , facil preenchimento e produção estavel e sofisticado .

Em formulações secas , os componentes ativos e inativos devem ser misturados completamente para assegurar a uniformidade da mistura dos pós para o preenchimento. O cuidado na mistura tem especialmente importancia para fármacos de baixa dosagem , pois a ausencia de homogeneidade pode acarretar consequencias terapeuticas significativas . Estudos de pré-formulação são realizados para determinar se todos os pós da formulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com