TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleção Capsula Infantil Luxo do Lixo

Por:   •  26/5/2016  •  Artigo  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

COLEÇÃO CAPSULA INFANTIL LUXO DO LIXO

REGIANE MACHADO DA SILVA

Estudante do curso de Design de moda UNIANDRADE

regianemach.silva@gmail.com

Resumo: O projeto tem como objetivo desenvolver uma coleção cápsula de vestido de festa infantil sustentável inspirada no luxo do lixo onde a principal matéria prima será a calça jeans usada. Para isto fez se necessário o uso de técnicas de tingir tecido jeans sendo menos agressiva ao meio ambiente, estamparia com técnicas sustentáveis e bordadas em pedrarias. Desta forma a coleção se tornará sustentável sem perder o seu designe de luxo.

Abstract: The project aims to develop a capsule collection of sustainable child party dress inspired by the luxury of garbage where the main raw material will be used jeans. To this made it necessary to use techniques to dye jeans fabric being less aggressive to the environment, with sustainable printing and embroidered techniques in precious stones. Thus the collection will become sustainable without losing its designate luxury.

Palavras chave: Calça Jeans Usada, Estamparia, Tingimento, Sustentabilidade e Luxo.


  1. INTRODUÇÃO

A sociedade é culpada por diversas alterações do meio ambiente. Os progressos e as melhorias tecnológicas ajustadas pela revolução industrial no século XIX admitiram a cultivação de bens de consumo em abundância para atender ao desenvolvimento da população urbana ocorrida principalmente após a 2° Guerra Mundial, sendo intensificada pela migração da população rural para os centros urbanos.

Desde então o ato do homem tem desequilibrado o sistema ecológico, colocando em precipitação sua qualidade de existência. O assunto sustentabilidade é apreciar um espaço cada vez mais indispensável e admirável, pois a geração futura da humanidade esta amarrado na sua relação com a natureza.

Este projeto é uma idéia de como diminuir os resíduos de produtos que utilizamos e jogamos na lata de lixo, com o reaproveitamento aumentamos seu tempo de vida útil. É apenas um modo de pensar que os resíduos que produzimos podem gerar uma fonte rica em recursos sem sobrecarregar o meio ambiente ainda mais.

O impacto ambiental da produção de jeans facilita uma resposta contínua às novas situações que se expõe a buscar e mudar o paradigma de se pensar em minimizar o impacto ambiental da produção após os produtos terem sido feitos, tem como finalidade aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, pela reciclagem desses resíduos têxteis que já passaram por um processo de produção com grandes gastos de água, energia e geração de agrotóxicos.

Essa nova peça de jeans reciclada promove vários benefícios ambientais e econômicos, extensão do tempo de vida útil do produto, por mais que seja novamente tingido, será gasta uma menor quantidade de água que depois será tratada, além de menos insumos prejudiciais para a sua produção.

Embora não tenham sido encontrados dados quantitativos sobre o impacto ambiental da produção do jeans estima-se que a indústria têxtil mundial produz cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos, 3 milhões de toneladas de CO2 e 70 milhões de toneladas de águas residuais anualmente (RUSU 2010, p. 263-266).

A coleção cápsula infantil feminina inspira-se no luxo do lixo onde serão reutilizadas calças jeans usadas. Reaproveitando os resíduos têxteis antes de serem rejeitados e descartados, diminui a conseqüência de amontoamento de resíduos no meio ambiente onde atenua a poluição ambiental e com isso é minimizada, aliviando e aprimorando a qualidade de vida de modo positivo para a população.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

A idéia inicial deste projeto veio através de uma preocupação com a poluição do meio ambiente ao observar a fast fashion, grande produtora de resíduos têxteis, está fluindo globalmente de fábricas e armários dos consumidores com muita freqüência em aterros. Na china a produção anual total de resíduos têxteis é de 26 milhões de toneladas. Hong Kong, 106.945 toneladas por ano. No Reino Unido, 350.000 toneladas ao ano. O mercado para a reciclagem de roupas de segunda mão tem um enorme potencial (LEARN 2014, p.4).

A boa notícia é que a redução de desperdícios têxteis está cada vez mais sob o foco dos governos, setor privado, ONGs e por estilistas em todo o mundo. A necessidade de reciclar, que vem mudando designer e consumidor em relação ha reciclagem de produtos têxteis ambientalmente e economicamente. Além desta otima notícia os consumidores estão começando a mudar e exigem produtos que são menos dependente de recursos naturais (LEARN 2014, p.8).

A maioria das roupas que são produzidas não é biodegradável e ficará em lixões por 200 anos ou mais. O americano joga fora 38 kg de lixo têxtil por ano, e 11 milhões de toneladas no EUA, são comprados 80 bilhões de novas peças de roupas por ano, 400% a mais do que duas décadas atrás. O Documentário The True Cost abre os olhos para uma produção que possui um gigantesco impacto nas pessoas e no meio ambiente. Em contraponto, o movimento slow fashion vai ganhando força e adeptos, esse documentário esta despertando a consciência nas pessoas que compram suas roupas sem pensar no custo que existe por trás (SOUZA 2016).

Conforme a especialista em tendências Faith Popcorn, o consumidor mudou, está mais consciente de suas ações e de seus poderes como cidadãos. “Os consumidores vigilantes estão por toda parte, as sementes do descontentamento foram plantadas em todos nós” (POPCORN 1997, p. 307).

As três dimensões que sustentam o conceito de desenvolvimento sustentável na atividade econômica, meio ambiente e bem-estar social, começam a ser comunicados pela mídia, que afirma os novos comportamentos e tendências de mercado. A aceitação desse novo mix de produtos sustentáveis depende diretamente da mudança na cultura e no comportamento dos consumidores (BARROS 2009, p. 123).

A coleção cápsula inspirada no tema luxo do lixo é uma mini produção onde as peças da coleção transitam livremente dentro da marca, sem depender de um tema principal de coleção, por ser um publico romântico, se identificaram com os look´s e a ideia da reutilização da calça jeans, será informada nos tags, esta coleção pode estar juntas nas araras com outros look feitos com outros tipos de tecido e inspirações e marcas diferentes.

  1. METODOLOGIA

Para Jones (2011, p.206) “Projetos de design geralmente envolvem seis passos”. Para que esses passos sejam compridos algumas adaptações serão feitas em cada um deles. Segue abaixo o esquema metodológico do projeto de moda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (572.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com