TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO EXTRATO AQUOSO DE Bixa orellana L.

Por:   •  1/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO DE FARMÁCIA

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR I

ORIENTADORA: PROFA. ME. NATALIA FILARDI TAFURI

CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO EXTRATO AQUOSO DE Bixa orellana L.

ARACY STEFANI SILVA RABELO

FREDERICO ALVES DA SILVA

HELOISA MARIA SILVA

JANAÍNA MIRELA MARTINS

LUIZ FELIPE SILVA BORGES

YASMIM MARTINS SILVEIRA

PATOS DE MINAS, 2016


ARACY STEFANI SILVA RABELO

FREDERICO ALVES DA SILVA

HELOISA MARIA SILVA

JANAÍNA MIRELA MARTINS

LUIZ FELIPE SILVA BORGES

YASMIM MARTINS SILVEIRA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISETO DE TRABALHO

COORDENADOR: MILTON ROBERTO DE CASTRO TEIXEIRA

CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO EXTRATO AQUOSO DE Bixa orellana L.

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial de estruturação pedagógica de curso do Projeto Integrador I do curso de Farmácia do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação da Professora Mestre Natalia Filardi Tafuri.

PATOS DE MINAS, 2016.


  1. INTRODUÇÃO

        O urucum (Bixa orellana L.) é uma planta nativa da parte tropical sul-americana, cujas sementes são utilizadas para a extração de pigmentos avermelhados utilizados desde o período pré-colombiano (Chuyen et al., 2012). Esse pigmento extraído é extremamente atrativo, pois além de baixo custo de produção, apresenta baixa toxicidade (Agner et al., 2004) sendo, por sua vez, bastante utilizado no setor alimentício, mais particularmente em carnes e lácteos. Seu êxito é devido á instabilidade de outros corantes, como por exemplo: os corantes sintéticos (Prentice-Hernandez et al., 1993). Além disso, pode ter utilizações em remédios, ceras para madeira, tintas de tecido, vernizes, couros e até fibras em geral (Faria e Costa, 1998). A bixina é o principal pigmento extrativo, e está localizada na parte externa da própria semente.

        O resultado final do pigmento depende tanto das condições de conservação quanto dos processos de extração.  A extração com o álcool etílico 70% produz os melhores rendimentos de extração da bixina à pressão ambiente e com uma extração sequencial (ScCO2 a 400 bar seguido de etanol à pressão ambiente); os extratos mais puros foram à pressão ambiente e a 400 bar.  Várias pesquisas afirmaram ser um processo economicamente viável mesmo que obtenha um rendimento baixo. (Degnan et al., 1991; Pessoa et al., 2006).

        No processo utilizado de maceração do qual a extração da matéria-prima vegetal é realizada em recipiente fechado, em temperatura ambiente, e durante um período prolongado sob agitação ocasional e sem renovação do liquido extrator.

        Assim, este trabalho tem como objetivo produzir e avaliar as características de um extrato de urucum, e justifica-se pela crescente necessidade de explorar as áreas de atuação do farmacêutico desde os primeiros anos da graduação.

  1.  PROBLEMA

        Como preparar e avaliar as características físico-químicas de um extrato vegetal produzido a partir de Bixa orellana L. representa uma técnica essencial para a formação dos estudantes ingressantes no curso de Farmácia?

  1. JUSTIFICATIVA

        Tendo em vista a amplitude das áreas de atuação do farmacêutico, fica evidente a necessidade de conhecer e desenvolver extratos fitoterápicos, bem como estudar suas características físico-químicas, propriedades e ação farmacológica.

        Logo, o trabalho em questão busca servir de base para a compreensão das características de extratos vegetais, assim como aplicar conceitos e técnicas apreendidos através da disciplina de Farmacobotânica.

        Além disso, este estudo favorece a exploração do espectro farmacêutico, bem como o desejo de acrescer a formação acadêmica.

  1. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL        

        Produzir um extrato de Bixa orellana L. e avaliar suas características físico-químicas.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Desenvolver um estudo científico que possibilite a produção adequada de um extrato aquoso a partir das sementes de Bixa orellana L.
  2. Compreender as classificações taxonômicas, anatômicas e morfológicas da Bixa orellana L.
  3. Averiguar as propriedades e composições químicas do material vegetal, bem como sua ação farmacológica.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. METODOLOGIA

        Com base em Richardson (1985) o método significa uma escolha de procedimentos sistemáticos que servem para a descrição e explicitação dos fenômenos que se pretende analisar. Em suma, dois grandes grupos metodológicos são considerados nas pesquisas científicas, o primeiro se refere às pesquisas qualitativas e o segundo às pesquisas quantitativas. A diferença existente entre ambas consiste no uso ou não de procedimentos estatísticos como ferramenta de análise do problema em questão. Pesquisas quantitativas procuram estabelecer generalizações válidas para um dado universo, as pesquisas qualitativas, por sua vez, possuem como objetivo a análise de situações consideradas complexas ou particulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com