TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR – EXTRATO AQUOSO DE CRAVO E SEPARAÇÃO DO EUGENOL

Por:   •  2/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DEP. EST. RENÊ BARBOUR

FACULDADE DE ARQUITETURA E ENGENHARIA

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

[pic 2]

JANAINA MASSAMBANI

JESSIANA RODRIGUES MAGALHÃES

JOSILENE FRANÇA DE SOUZA

MIKAELLA DIEILLIS COSTA DURÃO

THAYNARA MELO YAMAGUCHI

OPERAÇÕES UNITÁRIAS III

Campus Deputado Estadual Renê Barbour

Curso de Engenharia de Alimentos

Rua: A, s/n, COHAB São Raimundo – Tel/PABX: (65) 3361-1413, Ramal: 223

CEP: 78.390-000 - Barra do Bugres, MT

[pic 3]


CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

RELATÓRIO I: DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR – EXTRATO AQUOSO DE CRAVO E SEPARAÇÃO DO EUGENOL

[pic 4]

.

Docente: Raquel Aparecida Loss

BARRA DO BUGRES

2017[pic 5]

INTRODUÇÃO

A ISO 9235:1997 caracteriza os óleos essenciais como produtos obtidos de partes de plantas através da destilação por arraste de vapor d’água. De acordo com as características físico-químicas estes óleos possuem aparência oleosa à temperatura ambiente.

Os óleos essências são formados por terpenóides voláteis, que são produzidos pelo metabolismo secundário de plantas aromáticas, os compostos que formam o óleo pertencem às classes químicas dos monoterpenos oxigenados e sesquiterpenos oxigenados (BUSATO et al., 2014).

 De acordo com Filippis (2001) há mais de mil anos antes de cristo, os óleos essenciais foram utilizados na cura de doenças. Sendo hoje, muito utilizados em indústrias de perfumes, indústrias de cosméticos e indústrias farmacêuticas, pois possuem em suas fragrâncias atividades antimicrobianas e antioxidantes (SILVEIRA et al., 2012).

De acordo com Busato et al (2014), o processo industrial de destilação iniciou-se no Oriente, porém o desenvolvimento das técnicas de destilação ocorreu no Ocidente. Dentre os processos de destilação estão, destilação simples, destilação fracionada, destilação a pressão reduzida, destilação em um único estágio e destilação por arraste de vapor (ZACCARIA, CHINAGLIA, OLIVEIRA, 2009).

A destilação por arraste é um método barato em comparação a outros métodos desenvolvidos, como a extração por fluido supercrítico, esse óleos podem ser obtidos através de plantas aromáticas e é muito utilizada na indústria. (SARTOR, 2009).

De acordo com Roitman (2002) a operação na qual um composto dissolvido em uma fase líquida é transferido para outra fase líquida denomina-se extração líquido-líquido.  Sendo a fase líquida onde está o composto de interesse denominado de solução, onde o composto de interesse é denominado soluto, o solvente utilizado deve ser o mais insolúvel possível na solução.

A extração ocorre da seguinte forma. O solvente e a solução a ser tratada são misturados, ocorrendo a transferência do soluto da solução para a fase do solvente. Em seguida tem-se a separação entre a fase liquida da solução, denominado de refinado e a fase liquida do solvente, sendo denominado extrato. Por fim há recuperação do solvente e do soluto, sendo necessário que estes tenham características que permitam a separação dos mesmos através de um simples processo de destilação ou qualquer outro tipo de separação simples e possível (ROITMAN, 2002).

O objetivo deste trabalho foi obter o extrato aquoso do cravo pela técnica de destilação por arraste a vapor e isolar o eugenol (4-Alil-2-Metoxifenol) contido no extrato pela técnica de extração líquido-líquido.

METODOLOGIA

Utilizaram-se cravos, cloreto de metileno (diclorometano), sulfato de sódio anidro, sistema de destilação por arraste de vapor, frasco Erlenmeyer de 125 mL, funil de separação de 250 mL e béquer de 100 mL.

Extração do eugenol

        Para a extração do eugenol, primeiro montou-se a aparelhagem de destilação por arraste de vapor. Utilizou-se um Erlemeyer de 125 mL como frasco coletor e uma manta térmica como fonte de calor.

        Colocou-se 10 g de cravos em um balão de fundo chato e adicionou-se 150 mL de agua destilada. Posteriormente, iniciou-se o aquecimento onde a velocidade de destilação permaneceu lenta, porem constante. Destilou-se até coletar de 100-150 mL do destilado.         Logo após o destilado foi transferido para um funil de separação.

        Em seguida o destilado foi extraído com três porções de cloreto de metileno de 10 mL cada. As camadas foram separadas em aquosa e orgânica, desprezou-se a fase aquosa, coletando a fase orgânica em um béquer de 100 mL. Para retirar os traços de agua presentes na amostra adicionou-se 3g de sulfato de sódio anidro na fase orgânica e deixou em repouso por cerca de 15 minutos, após filtrou a mistura em papel filtro coletando o filtrado em outro béquer de 100 mL previamente tarado.

        Após a filtração concentrou-se a mistura por evaporação em banho maria até que restou apenas o resíduo oleoso. Determinou-se a massa de eugenol.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O eugenol (principal constituinte químico do óleo essencial) possui atividades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias comprovadas por estudos (OLIVEIRA et al., 2008). Os resultados obtidos da extração de eugenol foram expressos em rendimento (%) e apresentados da Tabela 1.

Tabela 1:  Dados obtidos da extração do eugenol no cravo.

Massa de cravo (g)

Massa do Erlenmeyer vazio (g)

Massa Erlenmeyer com eugenol (g)

Massa de eugenol obtido (g)

Rendimento da extração (%)

10,2425

56,2316

57,8472

1,6156

15,77349

De acordo com Queiroz et al. (2001) a extração líquido-líquido é usada para realizar a separação de uma amostra em duas fases distintas (aquosa e orgânica). Uma melhor maneira de obter eficiência na extração é o solvente ter afinidade com o soluto de extração, da razão do número de extrações ou fases.

Os resultados obtidos neste estudo foram diferentes aos encontrados por Rabêlo (2010) encontrando um rendimento de 3,54% de eugenol nos componentes de óleo essencial do cravo. Ainda de acordo com o autor, o tempo de extração também pode ser significativo, visto que, uma destilação rápida pode resultar em uma extração contendo, principalmente, componentes mais voláteis, mas, isento das melhores características. No entanto, uma destilação mais demorada encarece o produto e acaba por sobrecarregá-lo de aromas pouco relevantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (226.2 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com