TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA DISCIPLINA: FARMACOTÉCNICA II

Por:   •  4/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA

DISCIPLINA: FARMACOTÉCNICA II

DOCENTE: SANDRA REGINA FAGNANI

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

EMULSÕES

DISCENTES:

DIANE ANDRADE

NOELI MACENA

SALVADOR

2019

DISCENTES:

Diane Andrade A. Santos

Noeli Castro Macena

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: EMULSÕES

Relatório solicitado pela docente Sandra Regina Fagnani, na disciplina de Farmacotécnica II, no requisito de nota do primeiro bimestre.

SALVADOR

2019

  1. INTRODUÇÃO

Emulsões são sistemas dispersos e heterogêneos compostos de pelo menos duas fases líquidas imiscíveis e um agente emulsificante para estabilização da mesma. A fase dispersa é conhecida como fase interna e o meio dispersante como fase externa, porém, são sistemas termodinamicamente instáveis. Apesar de ser uma forma farmacêutica muito antiga, a emulsão estabelece uma área em bastante ampliação e pesquisa. O que nos últimos anos, vem se destacando e ganhando grande aceitabilidade na área farmacológica e principalmente na cosmética. A emulsão é muito utilizada para mascarar características desagradáveis como odor e sabor. Outro uso muito corrente é no preparo de cosméticos afim de conferir-lhes sensações de boa qualidade.

A forma farmacêutica de emulsão é imprescindível quando dois líquidos imiscíveis devem ser dispensados na mesma preparação por uma razão particular. Normalmente, existira um componente polar e uma apolar, quando a fase dispersa for apolar e a fase externa polar, a emulsão é conhecida como emulsão óleo em água (O/A) e quando a fase interna for polar e a externa apolar a emulsão é do tipo água em óleo (A/O). Para que ocorra a estabilização desse sistema, torna-se muito importante o uso de agentes emulsionantes.

Emulsões do tipo A/O são insolúveis em água, não laváveis, absorvem água, e podem ser "gordurosas". Emulsões do tipo O/A são miscíveis com água, são laváveis, absorvem água.

Para formular uma emulsão, deve-se seguir algumas orientações fundamentais para o sucesso do processo tanto a fase aquosa quanto a oleosa devem ser aquecidas a, aproximadamente, 75 ºC e sempre deve-se verter a fase aquosa sobre a oleosa, uma vez que esta demora mais para esfriar. Na maioria das vezes, uma emulsão contém três elementos: uma fase oleosa, uma fase aquosa e o emulsificante.

As emulsões de formas líquidas são empregadas para uso interno ou externo, e as semissólidas para uso externo. As formas de uso externo são denominadas loções, quando líquidas, ou cremes quando semissólidas.

  1. OBJETIVO

Preparação de uma emulsão creme aplicando conhecimentos e teorias abordadas em sala de aula sobre tais veículos farmacêuticos.

  1. METODOLOGIA --- emulsão base 1kg

3.1 FORMULAÇÃO

  • Polowax - 12%
  • Álcool cetoestearílico - 3%
  • Miristato de isopropila - 2%
  • Propilenoglicol - 2%
  • Óleo de semente de uva - 1%
  • BHT - 0,05%
  • Nipazol - 0,02%
  • Nipapin - 0,02%
  • Agua destilada – qsp

FASE OLEOSA

Polowax 12%

O Polawax™ NF é a cera auto-emulsificadora não iônica premium usada em indústrias cosméticas e farmacêuticas.

Álcool cetoestearílico - 3%

O álcool cetoestearílico é um álcool graxo doador de viscosidade a sistemas emulsionados em cosméticos e domissanitários.

Miristato de isopropila - 2%

O miristato de isopropila é uma mistura de ésteres do álcool isopropílico com ácidos graxos saturados, principalmente o ácido mirístico Desempenho como lubrificante; eficiência como emoliente; agente de consistência; facilitador de espalhamento; efeito opacificante.

Nipazol - 0,02%

Conservante farmacêutico empregado principalmente em alimentos e formulações tópicas. Conservante solúvel na fase oleosa. Antimicrobiano. Recomendável para proteção microbiológica em produtos de uso tópico como condicionadores, loções, cremes, fotoprotetores, óleos de banho, entre outros.

BHT - 0,05%

A função do BHT é de atuar como conservante e antioxidante. Com função conservante, eles inibem o crescimento de microrganismos; como antioxidantes, os compostos impedem a oxidação e sequestram radicais livres.

Óleo de semente de uva - 1%

O óleo extraído da semente de uva possui um elevado teor de tocoferol e ácido linoleico, que são responsáveis pelas suas diversas aplicações. O tocoferol, mais conhecido como vitamina E, é um antioxidante que ajuda na manutenção e regeneração do tecido cutâneo, revitalizando-o.

FASE AQUOSA

Nipapin - 0,02%

Metilparabeno é uma substância química, com concentrações de benzeno, hidroxila, metila e grupo éster. Normalmente é utilizado como conservante. Metilparabeno faz parte da classe dos parabenos, pode ser usado em cosméticos e em fármacos. O Metilparabeno é um agente antimicrobiano, ele tem ação eficaz contra bactérias, fungos e leveduras. Possui capacidade de solubilidade junto ao etanol, cetona e propilenoglicol. Entretanto, a solubilidade de Metilparabeno em água é obtida com mais dificuldade.

Propilenoglicol - 2%

O Propilenoglicol, conhecido também pelo nome sistemático propano-1,2-diol, é um composto orgânico. Líquido oleoso sem sabor, inodoro e incolor, que é higroscópico e miscível em água, acetona e clorofórmio. O propilenoglicol contém um átomo de carbono assimétrico, desta forma configurando a presença de dois estereoisômeros sendo comercializado em mistura racêmica. Agente emulsionante; Umectante; Dentre outras aplicações.

Agua destilada – qsp

Água destilada é a água obtida por meio da destilação, de água não pura, e então condensada em outro recipiente. A água destilada é assim separada dos sais minerais, dos gases e outros produtos nela dissolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com