TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO SE FAZ UM DIÁRIO DE BORDO

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  1.687 Visualizações

Página 1 de 2

COMO SE FAZ UM DIÁRIO DE BORDO

O diário de bordo é uma maneira de registrar as suas atividades, reflexões e seus comentários sobre o modo como o trabalho que desenvolvem em grupo ou individualmente se processa. É uma forma privilegiada de seu autor descrever e refletir sobre os problemas que vão surgindo, os obstáculos que decorrem do desenvolvimento do trabalho e da forma de superá-los. O registro escrito permite criar o hábito de pensar as práticas, de se pensar a própria aprendizagem.

O que se registra no diário de bordo?

Sendo o diário de bordo o relato de uma atividade, de uma sessão de trabalho, pode-se afirmar que é um instrumento de registro diário (daí a sua designação!). Você deve anotar o local onde decorreu a atividade, a data, a hora do início e fim da tarefa, descrever o que foi feito individualmente ou em grupo. O registro tem de terminar com uma avaliação, uma reflexão sobre o modo como decorreu a tarefa, o seu efeito no processo de trabalho, as consequências futuras, etc.

Se, por exemplo, for fazer uma consulta à biblioteca, deve registrar: o local, dia, hora, o livro (ou outro material) que consultado, o resultado da pesquisa e a forma de registro. Terminar a entrada no diário de bordo com o balanço da tarefa dando uma reflexão crítica.

Para se fazer um registro não é necessário que a atividade seja bem sucedida: por exemplo, você se dirige a uma instituição para recolheres material e não consegue: deve fazer este registro e escrever as suas conclusões sobre o sucedido. No diário de bordo você pode também registrar as questões que quer colocar ao seu professor, reflexões sobre a forma como o seu grupo está trabalhando. Podem ser dadas indicações adicionais no contexto da sua turma, do projeto que está desenvolvendo.

Não há um formulário específico para fazer o registro. Deve usar, contudo, um formulário simples que te ajudará a organizar o diário de bordo que irá fazer parte integrante do teu portfólio.

Vantagens do diário de bordo

 documenta o seu trabalho: o diário de bordo é um dos testemunhos das atividades que desenvolveu;

 organiza as suas reflexões pessoais sobre as iniciativas, sobre o seu trabalho;

 te ajuda a fazer a auto-avaliação ao longo do desenvolvimento do projeto;

 promove hábitos de reflexão crítica e de escrita;

 dá ao professor urna perspectiva do trabalho que desenvolve, da tua aprendizagem, torna-o um bom instrumento de avaliação.

Um bom registro

Pode-se perguntar: o que é um bom registro de um diário de bordo? É o registro que:

 faz uma descrição rigorosa da atividade;

 respeita as referências requeridas: dia, hora, local, recursos;  centra a descrição nos seus aspectos essenciais;

 inclui uma reflexão crítica e comentários significativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com