TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE MICROBIOLÓGICA

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 5

Conteúdo 05

01. Com relação aos aspectos gerais do Controle de Qualidade Microbiológico de produtos não estéreis, assinale a alternativa correta.

A: É permitida em medicamentos não estéreis e cosméticos, de maneira abrangente, a presença de microrganismos patogênicos descritos em compêndios oficiais e normas nacionais e internacionais, desde que respeitando um número mínimo estabelecido.

B: É permitida a presença de microrganismos patogênicos em alguns produtos não estéreis, desde que esses produtos sejam de uso externo.

C: De maneira geral, os métodos de contagem microbiana de produtos não estéreis têm como objetivo determinar o número de microrganismos patogênicos permitidos nesta classe de produtos.

D: De maneira geral, os métodos de contagem microbiana de produtos não estéreis têm como objetivo determinar o número de microrganismos não patogênicos permitidos nesta classe de produtos.

E: A presença de carga microbiana viável não patogênica em produtos não estéreis está relacionada diretamente ao comprometimento da segurança de tais produtos, podendo levar à ocorrência de infecções patogênicas específicas relacionadas a essa classe de microrganismos.

Resposta: Alternativa D

Justificativa: Por terem como objetivo determinar o numero de microrganismos não patogênicos permitidos nesta classe de produtos.

02. Produtos não estéreis englobam medicamentos e/ou cosméticos nos quais é admitida a presença de carga microbiana de acordo com as características de utilização de cada produto. Assim sendo, baseado no controle microbiológico de qualidade desses produtos, é correto afirmar que.

A: A contagem microbiana dos produtos em análise tem o objetivo de detectar a presença de um determinado número de microrganismos patogênicos, que deve sempre estar dentro dos limites especificados.

B: Altas cargas microbianas presentes no produto não estéril podem comprometer a segurança do paciente e/ou usuário saudável.

C: Altas cargas microbianas presentes no produto não estéril podem comprometer a estabilidade do mesmo, interferindo diretamente na sua qualidade intrínseca.

D: A qualidade microbiológica de um produto não estéril é proporcionada pela adoção e respeito às Boas Práticas de Fabricação, sendo que a adição de conservantes não é necessária.

E: A contagem microbiana dos produtos em análise tem o objetivo de detectar a presença de um determinado número de microrganismos patogênicos e não patogênicos, que deve sempre estar dentro dos limites especificados.

Resposta: Alternativa C

Justificativa: Que altas cargas microbianas presentes no produto não estéril podem comprometer a segurança do paciente.

03. A escolha da técnica para o cultivo de microrganismos varia de acordo com o tipo de meio de cultura e a finalidade do cultivo. Assinale a alternativa que contém as regras que devem ser seguidas nas inoculações.

A: A alça de níquel-cromo deve ser esterilizada por flambagem, antes de qualquer cultivo, tomando o cuidado de esfriá-las antes da coleta.

B: Ao realizar a técnica de semeadura em tubo inclinado, perfurar levemente a superfície do ágar.

C: A alça de níquel-cromo deve ser esterilizada por flambagem, antes e após qualquer cultivo.

D: As tampas dos tubos e das placas de Petri devem permanecer junto à bancada, durante o cultivo.

E: A utilização do bico de Bunsen visa a iluminação no campo de trabalho.

Resposta: Alternativa C

Justificativa: Pois deve ser esterilizada por flambagem, antes e após qualquer cultivo.

04. Uma Indústria Cosmética finalizou a produção de um lote de loção hidratante, sendo que amostras do lote foram encaminhadas ao laboratório microbiológico para análise. Sabendo-se que a contaminação microbiana de um produto cosmético ou farmacêutico pode levar ao aparecimento de uma série de alterações, visuais ou intrínsecas, assinale a alternativa correta quanto às principais alterações que podem ser encontradas durante a análise, supondo-se que o produto encontra-se altamente contaminado.

A: Os microrganismos podem promover uma fermentação acética da loção hidratante, com consequente formação de gás.

B: Os microrganismos podem utilizar o princípio ativo como fonte de carbono, resultando na quebra da emulsão da loção hidratante.

C: Os microrganismos podem promover uma fermentação anaeróbica da loção com formação de H2S, com consequente mudança do pH do meio.

D: Os microrganismos podem promover uma fermentação láctica da loção hidratante, com consequente diminuição do pH do meio e degradação do princípio ativo.

E: Os microrganismos podem promover uma fermentação láctica dos excipientes da loção hidratante, resultando em ineficácia cosmética pela formação de gás CO2.

Resposta: Alternativa D

Justificativa: Devido os microrganismos promoverem uma fermentação láctica da loção hifratante.

05. Durante o preparo de amostras de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com