TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EXERCÍCIOS FÍSICOS NA VIDA DE UMA PESSOA COM ARRITMIA CARDÍACA

Por:   •  21/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

EXERCÍCIOS FÍSICOS NA VIDA DE UMA PESSOA COM ARRITMIA CARDÍACA

Introdução:

No Brasil, são cerca de 40 milhões de pessoas convivendo com o problema, de acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC). Batimento cardíaco irregular, palpitações, sensação de esmagamento ou aceleração cardíaca. Esses são os principais sintomas da arritmia cardíaca, uma alteração que surge em função de um distúrbio do sistema elétrico do coração, que faz com que as contrações musculares aconteçam de forma desordenada.

[pic 2]

Desenvolvimento:

Quando a arritmia está presente, o batimento pode ser muito lento, muito rápido ou irregular, prejudicando o funcionamento do órgão e, podendo trazer consequências, como dor no peito, infarto, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e até morte súbita.

O cardiologista Adalberto Lorga, presidente da SOBRAC, explica que a prevenção é sempre o melhor remédio quando se trata do tratamento de arritmia cardíaca. Uma das formas de evitar complicações é praticando exercícios físicos - sempre bem feitos, com moderação e responsabilidade. “O exercício moderado e de baixa intensidade melhora a hipertensão e a circulação, ajudando a reduzir as chances de arritmia”, explica o cardiologista Adalberto. A pessoa com arritmia pode começar a treinar, mas antes deve tomar todos os cuidados necessários para evitar problemas.

É fato que toda atividade física regular de baixa intensidade é protetora para o coração, inclusive para algumas arritmias. De modo geral, a mais indicada é aquela que pode ser praticada com regularidade, de 3 a 5 vezes por semana. Porém, exercícios de alta intensidade podem aumentar a ocorrência de arritmias cardíacas e morte súbita. Sobretudo quando não são realizados exames preventivos.

[pic 3]

Conclusão:

Em todos os casos é imprescindível procurar um cardiologista antes de iniciar qualquer atividade esportiva, seja ela moderada ou de alta intensidade. Mesmo portadores de dispositivos implantáveis podem prosseguir suas rotinas, atividades físicas e melhorar cada vez mais a sua qualidade de vida. Mas sempre tendo a recomendação de um cardiologista.

[pic 4]

Bibliografia: http://www.sobrac.org/campanha/a-vida-de-um-portador-de-arritmia-cardiaca/;  https://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/17046-arritmias-cardiacas-veja-os-cuidados-ao-praticar-exercicios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (569.6 Kb)   docx (766.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com