TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE CURSO DE FÁRMACIA DISCIPLINA: FARMACOTÉCNICA II

Por:   •  4/5/2016  •  Resenha  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE

CURSO DE FÁRMACIA

DISCIPLINA: FARMACOTÉCNICA II

III UNIDADE-5* SEMESTRE- MATUTINO- 2015.2

SUPOSITÓRIOS

VITÓRIA DA CONQUISTA –BA

NOVEMBRO DE 2015

SUPOSITÓRIOS

Os supositórios são preparações farmacêuticas sólidas, de forma cônica ou ogival adaptadas para a aplicação retal, vaginal ou uretral. São obtidos por meio de compressão ou solidificação em moldes de massa adequada encerrando substâncias medicamentosas, e são preparados para amolecerem ou fundirem, para dissolver ou desintegrarem na temperatura corporal, ou seja próximo à 37ºC.

Os supositórios são utilizados quando deseja-se um efeito local no reto, na vagina ou na uretra, eles também podem ser usados como veículos para fármacos de uso sistêmico, quando por exemplo o paciente apresenta alterações patológicas ou irritação da mucosa gástrica, tenha problemas de deglutição ou esteja parcialmente ou totalmente desacordado. Os supositórios devem ter algumas características, como: apresentarem uma superfície lisa, sem rugosidade ou cristalização dos fármacos, tanto internamente como externamente devem apresentar aspecto homogêneo.

Para que o fármaco exerça sua função local ou sistêmica a base do supositório deve fundir-se, amolecer ou dissolver após sua administração, são utilizadas bases gordurosas ou oleosas como: manteiga de cacau e ácido esteárico essas fundem-se a temperatura corporal. As bases hidrossolúveis ou miscíveis em água como: PEG (Polietilenoglicol), carbowax (1540,4000 e 6000), bases de gelatina glicerinada dissolvem –se a temperatura ambiente.

Para a escolha da base para preparação do supositório deve-se levar em consideração alguns aspectos: A base deve apresentar elevado teor de água, ser estável durante a armazenagem, liberar fármacos veiculados de forma apropriada e no tempo desejado, fundir-se a temperatura retal 36 ºC, ser completamente atóxica e não irritante aos tecidos, possuir propriedades umectantes e emulgentes e ser compatível com uma grande diversidade de fármacos.

Além desses fatores deve-se levar em conta, a via de administração (retal, vaginal ou uretral), o efeito desejado (local ou sistêmico) e o conforto do paciente. Quanto à via de administração as bases lipofílicas são preferíveis para o uso retal, já as bases de polietilenoglicol são preferíveis na formulação de supositórios vaginais e uretrais, as bases macias e elásticas são utilizadas para administração vaginal e não são consistentes o suficiente para administração retal ou uretral.

Quanto ao efeito desejado, a via uretral é utilizada apenas para uma ação local, quando é necessário um efeito emoliente local é preferível o uso de uma base lipofílica. Quanto ao conforto do paciente as bases lipofílicas oferecem maior conforto do que as de polietilenoglicol, uma vez que, as primeiras são mais suaves e não irritantes para o tecido do reto, vagina e uretra. Quando utilizadas pela via retal as bases de polietilenoglicol podem causar um reflexo de defecação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com