TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descarte Medicamentos

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  2.929 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DESCARTE CONSCIENTE DE MEDICAMENTOS 

 

 
INTRODUÇÃO 
O projeto visa diminuir  a porcentagem de contaminação por medicamentos que nos últimos tempos vem crescendo significantemente  na geração de resíduos tóxicos. Uma das formas de tentar diminuir esse problema é com as instalações de coletas desses medicamentos, que já vem sendo utilizados em algumas das farmácias mais populares de grandes cidades. O objetivo dessas coletas é tentar diminuir a contaminação e visa    mostrar os riscos a sociedade que o descarte indevido desses resíduos, pode trazer grandes impactos ambientais seja no solo ou na água. Buscamos assim maiores divulgações desses problemas  e que mais projetos para coletas sejam implantados em locais populares para podermos diminuir esse índice de contaminação na nossa sociedade.

JUSTIFICATIVA  
Medicamento contém substâncias químicas que contaminam o solo, a água e o meio ambiente. Sendo o usuário responsável pelo seu descarte, e grande parte da população descarta-os de forma incorreta. Por isso a necessidade de um projeto de conscientização com a sugestão de instalar em Hospitais, Postos e Unidades de Saúde Estações Coletoras  onde uma empresa especializada fará o descarte correto.                                                    

OBJETIVOS 
Conscientizar a população sobre a consequência do descarte de medicamentos nos vaso sanitários ou no lixo comum, esclarecer sobre uma forma consciente de descartar medicamentos. 

 

 

OBJETIVO GERAL                                                   
Conscientizar a população sobre a problemática do descarte de medicamentos e Disponibilizar para a mesma uma forma de fazer este descarte de modo a não poluir o meio ambiente.                             

 

OBJETIVO ESPECÍFICO 

Utilizar estações coletoras em Hospitais, Unidades e Postos de saúde de diversos bairros, para  conscientizar a população local e dispor condições aos mesmos de descartar seus medicamentos de uma forma que não venha a poluir e que assim fazendo eles possam dar exemplos para as próximas gerações. 
 

METODOLOGIA 
O tema escolhido aborda um problema social que é o descarte errado de medicamentos. Através das informações pesquisadas, grande parte da população descarta seus medicamentos erroneamente, e desconhece a maneira correta. O projeto será executado seguindo as especificações da metodologia abaixo:                                                                                         
 

Realizaremos uma pesquisa de campo em Unidades de Saúde de diferenciados bairros da cidade de São Bernardo do Campo - SP, visando informações sobre a maneira do descarte e o manejo desses resíduos, Posteriormente distribuiremos cartilhas nos postos visitados para conscientizar a população sobre a maneira do descarte correto e os danos causados pelo descarte incorreto juntamente com a instalação de coletores de medicamentos que já tiveram seus protótipos elaborados.                                                                                                                                                                    
 
 

 

 

 REFERENCIAL  TEÓRICO                                                      

Lixo é todo e qualquer material residual, orgânico ou inorgânico,  resultante das atividades diárias do ser humano em sociedade. Como os resíduos de medicamentos (RM) são classificados como Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde (RSSS) e Resíduos Químicos de Serviço de Saúde (RQSS) Podem encontrar-se nos estados sólido, líquido e gasoso e de acordo com a origem e produção.  
No Brasil, mais de 90% da população joga seus medicamentos no lixo ou no vaso sanitário. Ao fazermos isso estamos contaminando a água e o solo, ampliando o aparecimento de “lixões”. Quando descartamos de forma correta contribuímos para que o meio ambiente seja melhor e mais seguro não apenas agora, mas também para as futuras gerações. Além disso, crianças e pessoas desavisadas podem ser envenenadas com medicamentos descartados de forma imprópria.                                                                                   
As características químicas dos medicamentos apresentam um risco potencial à  saúde pública e ao meio ambiente. Seus resíduos possuem alguns componentes resistentes, de difícil decomposição, que podem contaminar o solo e a água. De fato, em todo o mundo, análises em esgoto doméstico, águas superficiais e subsolos detectaram a presença de fármacos como antibióticos, anestésicos, hormônios, anti-inflamatórios entre outros. É importante citar que muitos medicamentos causam impacto ambiental mesmo quando utilizados. Alguns componentes são excretados pelas fezes e urina. Entre 50% e 90% de uma dosagem é excretado sem sofrer alterações e persiste no ambiente.  A Constituição Federal diz, em seu artigo 225, “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. A base legal que determina como crime o descumprimento de normas relacionadas à poluição é a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Esta lei prevê em seu artigo 54 que é crime “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos á saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”. O mesmo artigo em seu parágrafo 2º, inciso V, penaliza “o lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com exigências estabelecidas em ntos”. Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), na RDC 358/05, os RSSS e RQSS são todos aqueles resultantes de atividade exercidas nos serviços de saúde que, por suas características, necessitam de processos diferenciados em seu manejo, exigindo ou não tratamento prévio à sua disposição final.  
. 
 
 
 
RESULTADOS ESPERADOS.                                           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (175.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com