TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descarte de Medicamentos

Por:   •  6/5/2015  •  Artigo  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

Descarte de Medicamentos: Um modelo de logística reversa

A logística reversa pode ser definida como um segmento especializado da logística focado na movimentação e gestão de recursos pós-venda e pós-consumo, ou ainda como processo de retorno de produtos ou resíduos do seu ponto de consumo até seu ponto de origem. Para correta implementação de uma operação logística deve se considerar a legislação especifica do setor.

No caso dos medicamentos eles são classificados ela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)  e Conselho Nacional do meio Ambiente – CONAMA como resíduos químicos classe B, compreendidos como substancias químicas que podem apresentar riscos a saúde publica ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

As referidas legislação são bastante completas e especificas, abrangem segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, tratamento, armazenamento, coleta, destinação final. Além disso, ressaltam as normas de segurança ocupacional necessária para manejo dos resíduos.

Porem para o consumidor final, entendido como aquele que faz uso dos medicamentos em sua residência não oferece a mesma riqueza de informações e orientações. Isso revela como dado preocupante , uma vez que a literatura nos ensina que medicamentos vencidos, descartados incorretamente, podem ocasionar, dentre outras coisas, o desenvolvimento de bactérias resistentes, a feminilização de peixes, mutação na flora e fauna, além de causar intoxicações  e alergias em seres humanos.

A destinação mais eficiente atualmente é a incineração que garante um impacto mínimo sobre o meio ambiente.

Modelo de Logística Reversa

Com base a situação evidenciada, justifica-se a proposição de um modelo de logística reversa a ser aplicada no descarte de medicamentos.

Atendendo a premissas básicas como:

Oferecer a população uma alternativa de descarte pos consumo próximo a residência.

Desenvolver embalagens que acondicionem adequadamente os resíduos.

Desenvolver modelos logísticos capazes de operacionalizar coletas em diferentes pontos.

A primeira alternativa seria consolidar roteiros em determinadas regiões com frequência predeterminada, passando por todos os pontos dentro daquele roteiro, independente do fato de existir ou não material a ser coletado.

Os pontos positivos deste modelo são: a garantia de atendimento em prazo predeterminado, um custo menor por roteiro.

Os pontos negativos: Custo global da operação extremamente  elevada em virtude das inúmeras coletas improdutivas que certamente irão ocorrer.

Uma segunda opção é co-responsabilizar o gerador, tornando responsável por acionar a coleta, sendo atendido em um prazo predeterminado. Sem duvida esta alternativa , do ponto de vista do custo global da operação, é muito mais atrativa, pois não será feita coletas improdutivas, mas como ponto negativo roteiros mais caros, uma vez que não existe consolidação, tempo de atendimento mais longo, além de depender da disposição do responsável pelo ponto de coleta em ser participe da iniciativa, acionando a equipe logística no momento oportuno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com