TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento da Tireoide

Por:   •  19/4/2017  •  Resenha  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 11

                       

             

                     Desenvolvimento da Tireóide

A Tireóide é a primeira glândula endócrina a se desenvolver no embrião. Começa a formar-se cerca de 24 dias após fertilização, a partir de espessamento do endodérmico mediano no soalho da faringe primitiva. Esse espessamento fica uma pequena saliência que se chama o primórdio da tireóide. Com o desenvolvimento do embrião e da língua, a tireóide desce pelo pescoço, passando ventralmente ao osso hióide e às cartilagens laríngeas que estão em desenvolvimento. Por um curto período, a tireóide fica conectada à língua por um tubo estreito, o ducto tireoglosso.

                                       

Inicialmente, o primórdio da tireóide é oco, mas logo torna-se maciço e se divide em dois lobos, direito e esquerdo, unidos pelo istmo da tireóide. Na sétima semana, a tireóide assume sua forma definitiva e geralmente já atingiu à sua localização final no pescoço. Neste momento, o ducto tireoglosso já degenerou. A abertura proximal do ducto tireoglosso persiste com uma pequena fosseta, o forame cego. O lobo piramidal se estande, em cerca de 50 % das pessoas. O lobo piramidal pode estar preso ao osso hioide por um ligamento de musculo liso.

                       [pic 1]     

                      Histogênese da Tireóide

O primórdio da tireóide consiste em uma massa compacta de células endodérmicas. Mais tarde, o mesênquima vascular circundante invade este agregado celular, que se desfaz e forma uma rede de cordões epiteliais. Por volta da sétima semana, os cordões se dividiram em pequenos grupos que logo tornar-se uma camada única em torno da luz. Durante a décima primeira semana, começa a aparecer colóide nestas estruturas -Folículos tireoidianos e a partir deste momento já podem ser demonstradas a concentração de hormônios tireoidianos e iodo.

Desenvolvimento da língua

        O desenvolvimento ocorre no final da quarta semana. Existem quatro arcos faríngeos que desenvolvem a língua.

        O tecido conjuntivo e os vasos sanguineos da lingua derivam de mesênquima dos arcos faríngeos, a primeira evidencia desse desenvolvimento ocorre com o surgimento de uma elevação mediana (triangular), chamada de tubérculo ímpar ou lingual, o broto lingual mediano, soalho da faringe primitiva ao forame cego, posteriormente de cada lado desse tubérculo surgem outras duas elevações, os tubérculos linguais laterais. Esses três tubérculos linguais resultam da proliferação do mesênquima do primeiro par de arcos faringios, caudalmente ao forame cego se desenvolve a cópula, derivado do segundo par de arcos faríngios, inferiormente a ela surge também a eminencia hipofaringea a partir do mesênquima ventro-medial do terceiro e quarto pares de arcos. Os tubérculos linguais laterais crescem sobre o tuberculo lingual mediano e se fundem formando os dois terços anteriores da língua, também chamados de parte oral da língua, o local de fusão dos tubérculos linguais laterais é indicado pelo suco mediano da língua e internamente pelo septo lingual fibroso, já o tubérculo lingual mediano não forma uma parte reconhecível da língua adulta.

        A medida que a língua se desenvolve a cópula é gradualmente coberta pela eminencia hipofaringea e desaparece, assim, a parte rostral da eminencia hipofaringea origina o terço posterior da língua. O suco terminal indica fusão das partes anteriores e posterior da língua, e está completo o desenvolvimento da língua.

        As papilas linguais aparecem no final da 8ª semana, as papilas circunvaladas e foliáceas aparecem primeiro, próximo aos ramos terminais do nervo gloiofaringio. Já as papilas fungiformes aparecem mais tarde, junto das terminações do nervo fácil. Na 10ª e 13ª semanas aparecem as papilas filiformes que possuem um formato delgado e são mais longas e numerosas e que contêm terminações nervosas aferentes, que são sensíveis ao tato.

        Corpúsculos gustativos se desenvolvem durante a 11ª e a 13ª semanas por interação indutivas entre as células epiteliais da língua e as células nervosas gustativas do nervo do tímpano, do glossofaríngeo e do vago. A maioria desses corpúsculos se formam na superficie dorsal (anterior) da língua.

        A maioria dos músculos da língua deriva dos mioblastos que migram dos miótomos occipitais, assim, esses músculos são inervados pelo nervo hipoglosso que acompanham os mioblastos durante sua migração, o único músculo da língua não suprido pelo nervo hipoglosso é o músculo palactoglosso, que é inervado pelo vago.

        A parte sensorial da maior parte das dois terços anteriores da mucosa da língua são inervados pelo nervo trigêmeo, nervo do primeiro arco faríngeo. Embora o nervo facial fosse um nervo do 2º arco faríngeo um de seus ramos supri os dois terços anteriores dos corpúsculos gustativos exceto as papilas circunvaladas que estão inervadas pelo nervo glossofarígeo do 3º arco faríngeo, o terço posterior (1/3) da língua é inervado principalmente pelo nervo glossofaríngeo, o nervo vago supre uma pequena área da língua anterior a epiglote.

        Algumas doenças de acordo com o desenvolvimento da língua: Cistos e Fístulas Linguais Congênitos, Macroglossia, Microglossia e Língua Bífida ou Sulcada.      

         Desenvolvimento das glândulas Salivares

Durante a sexta e sétima semanas as glândulas salivares começam como brotos epiteliais maciços que se formam na cavidade oral primitiva.

  • As Parótidas: São as primeiras à parecer (no início da sexta semana). Elas se desenvolvem de brotos que surgem do revestimento ectodérmico oral junto aos ângulos do estomedeu. Os brotos crescem em direção às orelhas e se ramificam para formar cordões compactos com extremidades arredondas e se transformam em ductos por volta da décima semana. As secreções começam com 18 semanas.
  •  As submandibulares: aparecem ao final da sexta semana. Ela desenvolve a partir de brotos endodérmicos no soalho do estomedeu crescem em sentido posterior, lateralmente à língua em desenvolvimento. A atividade secretora começa com 16 semanas
  • As sublinguais: aparecem na oitava semana há cerca de 2 semanas mais tarde que as outras glândulas salivares. Elas se desenvolvem a partir de múltiplos brotos epiteliais endodérmicos no sulco paralingual. Estes brotos se ramificam e se canalizam para formar 10 a 12 ductos que se abrem independentemente no soalho da boca.

                              Desenvolvimento da Face

Seus primórdios começam a aparecer no início da quarta semana de gestação em torno do estomodeu.O desenvolvimento depende da influência indutora dos centros organizadores do prosencéfalo e do rombencéfalo. O centro organizador prosencefálico(derivado do mesoderma pré-cordal que migra da linha primitiva) é rostral à notocorda e ventral ao prosencéfalo. O limite entre encéfalo médio e posterior é um sinalizador que direciona a organização espacial do encéfalo médio caudal e rostrais ao encéfalo posterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (191.8 Kb)   docx (222.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com