TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPI EPC SEGURANÇA NO TRABALHO

Por:   •  3/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

UNISOCIESC

Aluna: Kamila Paola Stachuk

EPI e EPC

Qual a melhor opção para prevenir acidentes em uma atividade? EPI ou EPC? Existem melhores soluções? Exemplifiquem....

Ambos são importantes para prevenir o acontecimento de riscos que estão presentes no trabalho ou reduzir a gravidade das consequências caso aconteça algum acidente. A diferença é que um deles é de uso individual/pessoal (EPI) e outro é de uso coletivo (EPC).

Exemplos:

*O uso de luva que é um EPI (uso pessoal/individual) pode evitar que o funcionário corte a mão realizando determinada tarefa, ou em algum caso mais grave de acidente pode reduzir a gravidade das consequências.

*O uso de placas de sinalização de segurança que é um EPC (uso coletivo) alerta os empregados presentes no local de certos cuidados que devem ser tomados para evitar a ocorrência de acidentes.

Identifiquem nas figuras (slides 83, 84, 85 e 86), os riscos presentes, classificando-os e sugira recomendações (EPC e EPI) para eliminação e/ou redução dos riscos.

[pic 1]

  1. Os riscos presentes na figura aparentemente são leves, poderia algum funcionário tropeçar nos materiais que foram deixados no caminho ou se cortar pisando em algum objeto cortante. Para eliminar ou reduzir esse risco é recomendado utilizar placas de sinalização exigindo que os funcionários guardem todas as ferramentas e não deixem nada pelo chão.

[pic 2]

6) Na figura 6 o guarda corpo não está protegendo 100% o local, no canto onde está faltando pode ocorrer a queda de algum funcionário o que seria um risco grave. O recomendado é ter guarda corpo em torno de toda a área de risco de queda, evitando assim a ocorrência de acidentes.

[pic 3]

7) A figura 7 representa a estrutura de um elevador sem nenhum tipo de proteção nas laterais, colocando em risco os funcionários de cair e ocorrer um acidente grave podendo ser até fatal. É recomendado que todos os locais que ofereçam riscos de quedas de altura devem ser fechados.

[pic 4]

8) Na figura 8 não existe nenhum tipo de proteção para evitar a queda de algum funcionário do edifício, é recomendado que qualquer abertura que possa gerar um risco de queda de altura seja fechada por guarda corpo podendo com isso evitar sérios acidentes.

Está faltando também tela de proteção para evitar que algum objeto seja arremessado e possa atingir algum pedestre que esteja circulando pelo local. O uso de tela de proteção protege contra a projeção de materiais ou ferramentas e assim evitando acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (229.4 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com