TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE INSPEÇÃO DE EPI EPC

Por:   •  10/6/2019  •  Artigo  •  3.835 Palavras (16 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 16

PLANO DE AQUISIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, UTILIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO, DESCARTE, UTILIZAÇÃO E INSPEÇÕES DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

GARDEN TECH

JANEIRO/ 2019

CENTRO EMPRESARIAL SENADO

ÍNDICE

1- OBJETIVO

2- CAMPO DE APLICAÇÃO

3- EXECUTANTE

4- REFERÊNCIAS

5- DEFINIÇÕES

6- RESPONSABILIDADES

7- CONTEÚDO DO PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA

8- PROCEDIMENTO PARA ACIDENTE COM VÍTIMA

9- AÇÕES DE CONTROLE – PROCEDIMENTO

10- COMUNICAÇÃO: PLANOS DE SAÚDE E HOSPITAIS DE APOIO

11- ANEXOS

I - MATERIAIS PARA PRIMEIROS SOCORROS II - LISTA DE CONTATOS

12- SIGLAS E ABREVIATURAS

CENTRO EMPRESARIAL SENADO

1 - OBJETIVO

Estabelecer as diretrizes quanto à seleção, aprovação, aquisição, inspeção, uso/capacitação, guarda, higienização, substituição, manutenção, limitações e descarte de EPI´s, assim como orientar e treinar os empregados, a fim de garantir uma maior segurança e eficácia no uso, conforme estabelecido na legislação vigente, NR-06.

2 - CAMPO DE APLICAÇÃO

Aplica-se a todas os contratos da empresa Garden Tech ou onde haja funcionários, bem como sua sede e prestadores de serviço.

3 - CONCEITO

3.1 EPI – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Dispositivo utilizado pelo trabalhador para proteção contra riscos oriundos do local de trabalho, podendo ser: mascaras, luvas, protetores auditivos, roupas de trabalho, traje de proteção contra fogo, traje de proteção contra substâncias químicas, traje de proteção contra solda, proteção contra queda, óculos e protetores dos olhos, protetor facial, dentre outros.

3.2. CA – CERTIFICADO DE APROVAÇÃO

Documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego para cada EPI de fabricação nacional ou importado, autorizando o fabricante/fornecedor/importador a venda, comercialização e utilização do EPI, no território Nacional. O C.A. de cada EPI para fins de comercialização obedecem ao disposto no item 6.9 da NR-06.

3.3. PROFICIÊNCIA

Inclui a verificação da competência de uma pessoa no uso, manutenção e limitações de um tipo específico de EPI. A proficiência pode ser verificada completando-se por escrito, oral ou na participação de um grupo de discussão.

3.4. DESCONTAMINAÇÃO DO EPI

Processo de remoção de contaminação de todas as superfícies do Equipamento de Proteção Individual de forma a não contaminar a pessoa que executa a tarefa.

3.5.PTS - PERMISSÃO DE TRABALHO SEGURO

É uma autorização escrita entre a pessoa que emite uma PTS e a pessoa que aceita a PTS que tem o compromisso de:  revisar as atividades de trabalho e endereçar apropriadamente questões ambientais, saúde e segurança;  comunicar e registrar por escrito o escopo do trabalho;  comunicar os perigos da área, trabalho a ser feito e os mecanismos de proteção (salva-guarda) existentes a fim de neutralizar ou minimizar os riscos;  restringir o acesso ao trabalho e/ou equipamentos às pessoas que tenham as habilidades apropriadas e treinamento requerido e tenham sido informados dos riscos e mecanismos de proteção (salva-guarda) do trabalho e/ou equipamentos;

3.6.LIMITAÇÕES

As limitações de cada tipo de EPI estão discriminadas no Guia de Inspeção de EPI para orientação, que também devem item obrigatório de treinamento.

3.7. MANUTENÇÃO E DESCARTE

Procedimentos para manter, reparar, substituir e dispor para descarte os EPI`s.

3.8.TAREFA PERIGOSA

Tarefa perigosa é a que pela natureza da exposição pode causar dano imediato ou a longo prazo à pessoa que executa a tarefa sem proteção. Deve ser avaliada a tarefa que envolve exposição potencial a substância química de toxicidade aguda/crônica, como também temperaturas elevadas, liberação de energia mecânica, arco elétrico, trabalho em altura, radiação e pressão.

3.9 LISTA DE EPI APROVADO

Os contratos devem ter uma lista de EPIs aprovada e atualizada anualmente. Esta lista serve como base para a seleção de EPI pela unidade / grupo de trabalho.

3.10  AVALIAÇÃO DE RISCO

 É o processo mediante o qual os a unidades/grupos de trabalho podem estimar o potencial para um efeito sobre certa parte do corpo resultante de contato com um risco físico, químico, biológico, ergonômico ou de segurança (trabalho elevado, superfícies quentes, etc.). A avaliação de risco é então usada como base para determinar a necessidade de medidas de controle, EPI neste caso.

A avaliação de risco é executada ao nível de tarefa, nos quais são avaliados os seguintes parâmetros:

 Risco físico;

 Toxidade química;

 Vias de exposição;

 Grau de exposição;

 EPI identificado e especificado;

 EPC;

 EPI.

3.11 RISCOS FÍSICOS

Inclui impacto, penetração, compressão (rolamento), radiação de luz (óptica), eletricidade, temperatura, trabalho em altura e as conseqüências resultantes de exposição, são identificadas para tarefa caracterizada.

3.12 TOXIDADE QUÍMICA

Descrita para cada agente crítico presente quando forem executadas as tarefas. Devem ser levados em conta efeitos tóxicos, meios de absorção, identificação de órgão(s)-alvo, queimadura aguda, efeitos no sistema nervoso central, outros efeitos decorrentes de exposição crônica, conseqüências de exposição no corpo, se estiverem disponíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (395.8 Kb)   docx (555.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com