TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTEQUIOMETRIA DE REAÇÕES QUÍMICAS

Por:   •  3/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

                      [pic 1][pic 2][pic 3]

                

                ESTEQUIOMETRIA DE REAÇÕES QUÍMICAS

                                                       

                                                         BRASÍLIA-DF

19 de março de 2018

Brailler Ferreira Campos 02410030119

ESTEQUIOMETRIA DE REAÇÕES QUÍMICAS


1.0 - INTRODUÇÃO TEÓRICA [pic 4]

        

A Estequiometria é uma palavra que vem do grego: stoikhein = elemento; metron = medição. Ou seja, é o cálculo que se faz da quantidade de reagente e/ou produtos de reações químicas baseando-se nas leis dessas reações. A estequiometria pode também ser chamada de cálculo estequiométrico. A estequiometria é imprescindível, principalmente na indústria, para o cálculo do rendimento dos processos industriais e da quantidade de reagentes necessária para atingir as expectativas de produção.        Em termos práticos, quando um químico executa uma reação, normalmente visa produzir uma maior quantidade possível de um composto. Geralmente, para garantir que um dos reagentes seja completamente consumido, é necessário que um dos reagentes esteja em excesso em relação às quantidades estequiométricas. A quantidade máxima de produtos que pode ser obtida oriunda de uma reação é o que definimos como rendimento teórico; no entanto, o rendimento experimental de um determinado composto é menor que o rendimento teórico, pois, durante os processos reacionais realizados em laboratório ou na indústria, sempre ocorre perda de produto durante a purificação, ou, em alguns casos, as reações não ocorrem completamente, ou até mesmo as reações tornam-se complicadas devido à formação de subprodutos indesejados.

1.1 - OBJETIVO

O objetivo do presente relatório é trazer de forma clara e concisa uma reação química convencional onde será estabelecido o cálculo estequiométrico para determinar a massa de Bicarbonato de Sódio (NaHCO3)         e Ácido Cítrico presente em um comprimido efervescente.


2.0 – MATERIAIS E REAGENTES

MATERIAIS/REAGENTES

QUANTIDADE POR GRUPO

  1. Balança Analítica

          [pic 5]

1 Unidade

  1. Becker (100ml)

     [pic 6]

1 unidade

  1. Comprimido Efervescente

   [pic 7]

1 unidade

  1. Proveta (50 ml)

      [pic 8]

1 unidade

  1. Pisseta com Água Destilada

    [pic 9]

1 unidade

3.0 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Adicionou-se em uma proveta, 50 ml de água destilada, e logo em seguida transferiu-se para um bécker este conteúdo. Posteriormente pesou-se com o auxílio de uma balança analítica este conteúdo (bécker + água destilada) onde obteve-se 97,859g. Posteriormente pesou-se separadamente o comprimido efervescente onde obteve-se 3,84g.

Anotou-se o peso total obtido (bécker com água destilada + comprimido efervescente) onde obteve-se 101,702g, que será a massa inicial, representado por massa 1.  

Em seguida limpou-se a balança analítica, afim de ter maior precisão quanto ao resultado, logo após colocou-se o comprimido efervescente no bécker com água destilada e aguardou-se o tempo necessário até a completa efervescência do comprimido, ou seja, até que não houvesse mais bolhas. Após completa pesou-se o bécker com a solução onde obteve-se 100,918g onde será a massa final, representado por massa 2.  

A efervescência é causada pelo dióxido de carbono (CO2), produzido na reação do bicarbonato e sódio (NaHCO3) com o ácido cítrico (H3C6H5O7)   presente na composição do comprimido. Assim é possível calcular a massa de CO2 liberada para o ambiente através da subtração da massa 1 pela massa 2.

4.0 – RESULTADOS E DISCUSSÕES

Tendo os dados de massa inicial M1 = 101,702g e massa final M2 = 100,918.

Onde obteve-se os seguintes cálculos:

Cálculo da massa de CO2

mCO2 = mFinal – mInicial

mCO2 = 100,918 – 101,702

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (208.6 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com