TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO – PARASITOLOGIA

Por:   •  1/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO – PARASITOLOGIA

 

 

  1. As parasitoses humanas ainda representam causas importantes de morte entre países em desenvolvimento. Por que a ocorrência ainda é tão elevada?

 

  1. Em relação ao combate às parasitoses, comente sobre as vantagens e desvantagens do tratamento quimioterápico e profilaxia destas doenças.

 

  1. Na história evolutiva de parasito e hospedeiro, quando o parasitismo surge?

 

  1. Qual a diferença entre parasitismo e comensalismo?

 

  1. Mencione duas espécies de protozoários parasitos entre as estudadas que podem ser diagnosticadas pelo exame coproparasitológico.  

 

  1. Quais as formas de vida dos protozoários encontradas em fezes diarréicas e em fezes formadas? Explique cada uma dessas formas.  

 

  1. A diarréia causada por Entamoeba coli apresenta odor fétido e está frequentemente acompanhada de muco e sangue. Essa afirmação é verdadeira? Explique.

 

  1. Em uma comunidade, alguns indivíduos, em diferentes faixas etárias, têm apresentado evacuações diárias diarréicas contendo muco e gordura; desconforto abdominal ou cólicas, geralmente localizadas na porção superior. À realização de exames coproscópicos, foram observadas estruturas ativas com aspecto piriforme, apresentado 4 pares de flagelos, 2 núcelos e 1 par de corpos medianos. Acerca dessa situação hipotética, redija um texto em que indique o provável agente causal da doença e seus aspectos patogênicos e epidemiológicos.  

 

  1. Dente as parasitoses estudadas, cite uma ameba e um ciliado que conseguem invadir a mucosa intestinal, explicando como ocorre essa invasão.

 

  1. Por que foi criado o complexo Entamoeba histolytica/Entamoeba díspar?

 

  1. A transmissão da tricomoníase é mantida pela eliminação de cistos no ambiente, que pode contaminar a água e alimentos. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique.

 

  1. Uma vez que o pH ideal para Trichomonas vaginalis é maior que 5,0, é necessário que ocorra a modificação do pH vaginal para que ela aí possa se instalar. Cite e explique 2 fatores que podem mudar o pH vaginal, contribuindo para a ocorrência da tricomonose.

 

  1. Como é caracterizada a meningite causada por Naegleria fowleri? Como essa meningite pode ser diferenciada de um quadro bacteriano?

 

  1. Quais as espécies causadoras de leishmaniose visceral? Qual o gênero do inseto que atua como vetor das leishmanioses no Brasil?  

 

  1. Quais as diferenças entre os complexos braziliensis, mexicana e donovani na leishmaniose?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com