TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito do solvente na extração de ácidos clorogênicos, cafeína e trigonelina em Coffea Arabica

Por:   •  24/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4

Artigo

Efeito do solvente na extração de ácidos clorogênicos, cafeína e trigonelina em Coffea Arabica

São Paulo

2015

Efeito do solvente na extração de ácidos clorogênicos, cafeína e trigonelina em Coffea Arábica

Nos grãos do café são encontrados proteínas, lipídios. ácidos nucleicos, carboidratos, clorofila, carotenoides, enzimas e hormônios. Podem servir também como antioxidantes, inibidor de adenosinas e auxilia na perda de peso. Quando torrados, estes constituintes são destruídos ou podem ser transformados em uma grande variedade de novos compostos.

Os ACG são os principais compostos fenólicos encontrados no café, tais como, ácidos cafeico e ferúlico. Eles são metabólitos secundários de grande interesse econômico porque também contribuem na formação de pigmentos e sabor dos grãos. Estão presentes também no café verde (cru), porém, em concentração superior à encontrada no café torrado, que têm um efeito hipotensor, induz a diminuição da absorção da glicose a nível intestinal e participa no metabolismo dos açúcares inibindo a enzima responsável pela produção hepática da glicose e do seu consequente aumento na corrente sanguínea.

Há programas de melhoramento genético do café, onde o objetivo é desenvolver vários tipos de cultivares para promover melhorias na produtividade e agregar características agronômicas como a resistência a pragas e doenças, que muitas vezes prejudicam muito o cultivo. Porém, por outro lado, essas alterações na composição química, nas características e atributos sensoriais desses novos cultives podem ser afetados. Considerando a importância dos ácidos clorogênicos e cafeína como padrão de qualidade do café, foram feitas pesquisas para encontrar o solvente extrator mais adequado para a extração destes metabólitos. Nesta pesquisa foi utilizado um planejamento estatístico de mistura de quatro componentes: etanol, acetato de etila, diclorometano e hexano.

Quando comparado o rendimento do extrato bruto, podemos notar que aqueles que foram preparados em etanol puro, tiveram rendimentos maiores do que aqueles preparados com diclorometano. No acetato de etila e hexano os rendimentos foram parecidos e menores que do etanol e diclorometano (puros). Podemos observar que as diferenças nas concentrações dos ácidos clorogênicos, na cafeína e na trigonelina, nos extratos dos quatro cultivares, são muito dependentes dos solventes que são usados na extração.

 Em geral, o melhor solvente extrator para os ácidos clorogênicos é o etanol. Para a cafeína os melhores extratores são o diclorometano puro e para a trigonelina o etanol puro. O acetato de etila é mais eficiente na extração de ácidos fenólicos de baixo peso molecular, mas não na extração dos metabólitos de interesse. Além de extrair baixíssima quantidade de ácidos clorogênicos, a adição de água provoca modificação estrutural em alguns metabólitos, gerando um deslocamento hipsocrômico no aspecto.

Aplicação

Quando comparamos outros aspectos de absorção UV, com os aspectos DAD, podemos observar um efeito nos extratos que contém acetato de etila, o que não acontece com os outros solventes.

A adição da fase móvel provoca uma diminuição na absorção e mudança no comprimento de onda de absorção. Este efeito geralmente é produzido por mudanças estruturais, efeito do solvente e efeito do pH. É bem conhecido que a intensidade e a posição do comprimento de onda λ é afetada pela diferença entre os níveis de energias eletrônicas. Pelo princípio de Franck-Condon as transições eletrônicas envolvem o movimento dos elétrons, incluindo aqueles do solvente, mas não o movimento dos átomos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (297.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com