TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios de Bioquimica Farmacêutica

Por:   •  27/8/2019  •  Dissertação  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP – Farmácia – Bioquímica Farmacêutica – Fábio Cáuper

Exercício de Fixação II

1 – Para que se mantenham como estímulo local, as moléculas sinal parácrinas devem ser impedidas de se afastar para muito longe de seus pontos de origem. Descreva quais são os fatores que dão uma “vida curta” a essas moléculas de sinalização.

  • São de degradadas por enzimas extracelulares;
  • Captadas rapidamente por células vizinhas;
  • Ficar aderidas a matriz extracelular, e desta forma, são impedidas de difundir-se para mais longe.

2 – Em princípio, como uma proteína sinalizadora intracelular poderia amplificar o sinal à medida que o transmite para frente?

A proteína poderia ser uma enzima que produz um grande número de pequenas moléculas sinalizadoras intracelulares como AMP cíclico ou o GMP cíclico. Ou ela poderia ser uma enzima que modifica um grande número de proteínas-alvos intracelulares, por exemplo, por fosforilação.

3 – Explique por que, para permitir uma sinalização rápida, o AMP cíclico tem de ser degradado rapidamente dentro da célula.

Quanto mais baixos forem os níveis de AMP cíclico, maior e mais rápido será o aumento alcançado após a ativação da adenilato-ciclase, a qual sintetiza moléculas novas do mensageiro.

4 – Uma característica de qualquer via de sinalização intracelular é sua capacidade de se desligar. Explique a importância desse fato.

Para que uma via de sinalização se recupere após transmitir um sinal e fique apta a transmitir outro, cada proteína ativada deve retornar ao seu estado original não estimulado. Portanto, para cada etapa de ativação ao longo da via, deve haver um mecanismo de inativação.

5 – “A molécula-sinal extracelular acetilcolina tem efeitos diferentes em diferentes tipos de células de um animal e se liga a diferentes moléculas receptoras nessas células”. Você concorda com esta afirmação? Explique sua resposta.

Sim. Cada tipo celular possui um conjunto de receptores proteicos que lhe permite responder a um grupo específico de molécula-sinal. Este sinalizador pode ter afinidade com diferentes tipos de células promovendo diferentes respostas fisiológicas.

6 – “As subunidades α ligadas a GTP e os complexos βϒ sem o nucleotídeo – mas não a Proteína G totalmente montada – ativam as moléculas posicionadas após os receptores associados a Proteína G”. Você concorda com esta afirmação? Explique sua resposta.

Sim. Independentemente de como se dissociam, as duas partes da proteína G ativadas, podem interagir diretamente com as proteínas-alvo localizadas na membrana plasmática, as quais, por sua vez, podem transmitir o sinal para outros destinos na célula. Quanto maior for o tempo de interação entre as proteínas-alvo e as subunidades α ou βϒ, mais forte e mais prolongado será o sinal transmitido.

7 – Antagonista é um composto que causa efeitos pela inibição da ação de um agonista específico e tem como característica o fato de ser:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com