TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FARMACOGNOSIA II PRÁTICA ANÁLISE DO ÓLEO DE COPAÍBA

Por:   •  8/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE FARMÁCIA

FARMACOGNOSIA II PRÁTICA

ANÁLISE DO ÓLEO DE COPAÍBA

Goiânia – GO

2017


Sumário

INTRODUÇÃO        3

MATERIAIS E MÉTODOS        4

RESULTADOS E DISCUSSÃO        5

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7


INTRODUÇÃO

O óleo de copaíba já era conhecido e utilizado no Brasil antes mesmo de ser invadido e colonizado por Portugal. Conta a história que os índios observavam os animais, quando feridos, esfregando seus corpos nos troncos da copaibeira e que a árvore tinha propriedades terapêuticas, assim, começaram a utilizar em si mesmos. Primeiramente serviu para combater doenças de pele e tratar picadas de insetos, depois para curar ferimentos variados. (FALCONI, 2016)

Derivada do tupi guarani kupa’iwa (cupa-yba), que significa tronco de planta, árvore de depósito ou que tem jazida, são popularmente conhecidas como copaibeiras ou pau-d’óleo, as espécies de copaíba são largamente distribuídas nas regiões amazônica e centro-oeste do Brasil, sendo o óleo de copaíba extraído de várias espécies de Copaifera (Leguminosae-Caesalpinoideae). No território brasileiro ocorrem mais de vinte espécies (Cascon; Gilbert, 2000) e entre as mais abundantes destacam-se C. officinalis L., C. guianensis Desf., C. reticulata Ducke, C. multijuga Hayne, C. confertiflora Bth., C. langsdorffii Desf., C. coriacea Mart., C. cearensis Huber ex Ducke (BIVATTI et al, 2006).

A coleta do óleo pode ser realizada de forma sustentável por incisão com trado a cerca de um metro de altura  do tronco. O óleo de copaíba é um líquido transparente de viscosidade variável cuja coloração também pode variar, do amarelo ao marrom. Popularmente é utilizado como anti-inflamatório, anti-séptico em feridas, eczemas, na psoríase e urticária, antiinflamatório das vias urinárias, em afecções pulmonares (tosses e bronquites, gripes e resfriados), cicatrizante de pequenas irritações do couro cabeludo, antiasmático, expectorante, na pneumonia, sinusite, disenteria, incontinência urinária, cistite e leucorréia, como analgésico e antiúlcera. O óleo de copaíba é utilizado também pelas indústrias de cosméticos e de vernizes como agente fixador. (BIVATTI et al, 2016).

MATERIAIS E MÉTODOS

5 tubos de ensaio

1 ml de clorofórmio

1 ml de éter de petróleo

1 ml de álcool absoluto

1 ml álcool amilico

1 ml de água

 1 picnômetro

 Erlenmeyer 125 ml

 Éter etílico

  Álcool etílico

  Fenolftaleína

  Hidróxido de sódio 0,1 N (NaOH)

  Hidróxido de Potássio (4%) 20 ml

  Bureta

  Condensador de refluxo

  HCL ácido clorídrico 0,5 N

  Óleo de copaíba

Foram colocados 1 ml de óleo de copaíba em 5 tubos de ensaio e adicionado no 1 tubo 1 ml de clorofórmio, no segundo tubo 1 ml de éter de petróleo, no 3 tubo 1 ml de álcool absoluto, no 4 tubo 1 ml de álcool amílico e no 5 tubo foi adicionado 1 ml de água. Foram observados e anotados os resultados.

Foi dissolvido 1 ml de óleo de copaíba em 1 ml de éter de petróleo. Foram adicionados mais 7 ml de éter de petróleo e anotado o resultado.

Pesou-se um picnômetro coma água, desprezou-se a água e após a secagem, completou-se o picnômetro com óleo de copaíba, sob o qual foi determinada a razão entre o peso do picnômetro + óleo e picnômetro + água.

Pesou-se 2 g de óleo no Erlenmeyer de 125 ml e a seguir 25 de mistura éter etílico e álcool etílico (2:1). Agitou-se adicionou-se 2 ml de fenolftaleína e titulou-se com solução 0,1 de hidróxido de sódio até obter-se a mudança de coloração.  

Pesou-se 2g de óleo em um Erlenmeyer, adicionou-se 5ml de álcool etílico e agitou-se. Logo após colocou 2 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína 1%. E titulou-se a solução com hidróxido de sódio até que a coloração se tornasse rosa. Em seguida, adicionou-se 20 ml de hidróxido de potássio com a bureta. Logo após o Erlenmeyer foi adicionado a um condensador de refluxo, onde foi aquecido em banho maria por 30 minutos. Após resfriado adicionou-se 2 gotas de fenolftaleína e titulou-se com HCL 0,5 N até a mudança da coloração para incolor.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

  • Cálculo de densidade

Peso picnômetro (H2O) = 21,177g

Peso picnômetro (óleo) = 21,071g

Peso picnômetro (óleo) = 21,071  = 0,994 g/mL

Peso picnômetro (H20)      21,177

  • Índice de acidez

IA = V x N x 56,1

m

IA = 16,6 x 0,1 x 56,1  = 46,563

2

Onde:

V: volume de solução de NaOH gasto na titulação

N: normalidade da solução de NaOH

M: massa da amostra em g

  • Índice de éster

- Diferença do valor de HCL

VHCl  = Vamostra -  Vbranco

VHCl  = 21,9 – 21,7 = 0,2 mL

IA = V x N x 56,1

m

IA = 0,2 x 0,5 x 56,1  = 2,805

2

Onde:

V:  representa a diferença entre os volumes de solução de HCl gastos na titulação da amostra e do branco, em mL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com