TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIBRAS NO TRATAMENTO NÃO FARMACOLOGICO DAS DISLIPIDEMIAS

Por:   •  3/12/2018  •  Monografia  •  3.040 Palavras (13 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 13

MARCIO LEANDRO ALENCAR RA: 81086

TURMA: 02221 – ATENÇÃO FARMACÊUTICA E FARMÁCIA CLÍNICA

FIBRAS NO TRATAMENTO NÃO FARMACOLOGICO DAS DISLIPIDEMIAS

Revisão Bibliográfica apresentada a Universidade Gama Filho referente ao Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Pós Graduação em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica.

São Paulo

2013

FIBRAS NO TRATAMENTO NÃO FARMACOLOGICO DAS DISLIPIDEMIAS

Fibers in the non-pharmacological treatment of dyslipidemias

MARCIO LEANDRO ALENCAR

Pós Graduando em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica da Universidade Gama Filho

ma.farmaceutico@gmail.com

RESUMO

As dislipidemias são alterações metabólicas nos níveis séricos de lipídios. Elas podem ser classificadas em primarias e secundarias, ou de origem fenotípica e genotípica. Na fenotípica as dislipidemias são classificadas em quatro tipos: hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, hiperlipidemia mista e HDL-c baixo. A fibra alimentar tem grande importância no metabolismo de lipídeos. As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis e essa a solubilidade tem papel importante em suas funções. As fibras solúveis formam compostos viscosos que se complexam com os sais biliares provocando maior eliminação dos mesmos com consequente diminuição do colesterol circulante. Já as insolúveis aceleram o transito intestinal tornando a eliminação fecal mais rápida e diminuindo o risco de doenças gastrointestinais. O consumo indicado de fibras é de 20 a 30 gramas por dia. Os estudos com humanos e animais trazem bons resultados no tratamento das dislipidemias.

PALAVRAS – CHAVE: Fibras, dislipidemia, fibras alimentares, fibras dietéticas, aterosclerose, doenças cardiovasculares.

ABSTRACT

Dyslipidemia is metabolic changes in serum lipids. They can be classified into primary and secondary, or origin of phenotypic and genotypic. In phenotypic dyslipidemias are classified into four types: hypercholesterolemia, hypertriglyceridemia, mixed hyperlipidemia and low HDL-c. Dietary fiber plays an important role in lipid metabolism. The fibers are classified into soluble and insoluble and that the solubility plays an important role in their function. The viscous soluble fiber form compounds which complex with bile salts thereof causing greater removal with consequent reduction in circulating cholesterol. As for the insoluble accelerate intestinal transit making faecal elimination faster and reducing the risk of gastrointestinal diseases. The consumption set of fibers is 20 to 30 grams per day. Studies in humans and animals bring good results in the treatment of dyslipidemias.

KEYWORDS: Fibers, dyslipidemia, dietary fiber, dietary fiber, atherosclerosis, cardiovascular disease.

INTRODUÇÃO

O consumo de fibras tem um importante papel no equilíbrio metabólico do organismo humano, e é um fator decisivo no agravamento de doenças crônico-degenerativas (GONÇALVES M.C.R., et al., 2007).

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em sua IV Diretriz Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose (2007) indica o uso de Fibras para terapia nutricional da hipercolesterolemia como tratamento não medicamentoso para dislipidemias. Segundo a SBC os pacientes com dislipidemia isolada e aqueles com risco cardiovascular aumentado devem, primeiramente, ser orientados no sentido de medidas não farmacológicas relacionadas à mudanças do estilo de vida (MEV). Se o objetivo proposto não trouxer resultados positivos deve ser considerado um tratamento medicamentoso com drogas hipolipemiantes.  

Segundo Eufrásio, M.R. et al. (2009) as fibras correspondem a vários tipos de substâncias vegetais que resistem à digestão por enzimas no trato digestório. Elas podem ser dividias em solúveis e insolúveis, as solúveis (pectinas, gomas, mucilagens, beta-glucanas, psillium e algumas hemiceluloses), formam um gel na presença de água e as fibras insolúveis (celulose, algumas hemiceluloses e lignina), formam uma mistura de baixa viscosidade.

As fibras insolúveis diminuem o tempo de trânsito intestinal, aumentam o bolo fecal e auxiliam na redução da ingestão calórica, já que oferecem alto poder de saciedade. Já as fibras solúveis lentificam a absorção de glicose com consequente diminuição da glicemia pós-glandial, e sequestram os ácidos biliares com reflexo na redução do colesterol sanguíneo (ARAÚJO; CRUZ, 2006).

Streemburgo, et al. (2007) reafirma a importância das fibras  no tratamento das síndromes metabólicas quando mostra em seu trabalho que o consumo de fibras está presente em dietas associadas a uma redução de risco cardiovascular, como na dieta mediterrânea. Os pacientes que seguem uma dieta rica em alimentos com alto teor de fibras solúveis demonstraram uma melhora nos índices de controle glicêmicos e lipídico associada à redução de hiperinsulinemia. As fibras também demonstraram redução da pressão arterial em pacientes sem diabetes melito.

A IV Diretriz Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2007) trata as Dislipidemias como alterações metabólicas lipídicas decorrentes de distúrbios em qualquer fase do metabolismo lipídico nos níveis séricos de lipoproteínas. Elas podem ser primárias ou sem causa aparente, são classificadas genotipicamente ou fenotipicamente através de análises bioquímicas. Na classificação genotípica, as dislipidemias se dividem em monogênicas, e poligênicas. A classificação fenotípica ou bioquímica considera os valores do CT, LDL-C, TG e HDL-C. e compreende quatro tipos principais definidos: Hipercolesterolemia isolada, Hipertrigliceridemia isolada, Hiperlipidemia mista e HDL-C baixo.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que o tratamento para dislipidemias deve primeiramente conter métodos não farmacológicos, dando importância primeiramente para tratamentos mais saudáveis como mudanças alimentares e pratica de exercícios físicos regulares. Pesquisas na área de tratamentos não medicamentosos para qualquer tipo de doença trará mais benefícios para população em geral.

Esta Revisão da Literatura objetiva a pesquisa de uma alternativa saudável e não farmacológica para o tratamento das dislipidemias. Seu foco será nas fibras alimentares, um alimento que tem demostrado eficácia no controle dos níveis lipídicos do plasma sanguíneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (169.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com