TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacos

Por:   •  22/5/2015  •  Exam  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  1.575 Visualizações

Página 1 de 9

1.Os diuréticos de alça exercem seu efeito diurético principal sobre o

A - ramo ascendente da alça de Henle
B - túbulo contorcido distal
C - glomérulo
D - túbulo contorcido proximal
E - ducto coletor

2.A reabsorção quantitativa de água e eletrólitos é:

A - maior na alça de Henle
B - praticamente não ocorre
C - impulsionada pela bomba de Na +
D - não depende de nenhum sistema de transporte iônico
E - nenhuma das anteriores

3.Em relação à espironolactona é correto afirmar que:

A - compete pelos receptores de aldosterona
B - compete pelos receptores de renina
C - atua no túbulo proximal
D - inibe a excreção de Ca 2+
E - nenhuma das anteriores

4.Dentre os efeitos adversos esperados para o uso de diuréticos tiazídicos estão:

A - hipocalemia e hiperglicemia
B - ototoxicidade e hiperuricemia
C - febre e acidose metabólica
D - alcalose e vômitos
E - hipercalemia e alcalose

1.Nifedipino é um fármaco usados no tratamento de Hipertensão arterial sistêmica, angina do peito e hipertensão arterial pulmonar. É contra-indicado no caso de insuficiência cardíaca e dentre os efeitos adversos pode-se citar cefaléia, rubor e sensação de calor facial, tonturas, letargia, depressão, taquicardia, palpitações e impotência sexual. Analise aspectos do mecanismo de ação desse medicamento nas frases a seguir.

I) Apresenta efeito inotrópico negativo através do bloqueio do funcionamento de uma proteína transportadora de Na+ no miocárdio

II) Bloqueio dos canais de cálcio vasculares promovendo relaxamento da musculatura lisa vascular, consequentemente diminuição da resistência vascular periférica e da pressão arterial

III) diminuição da atividade simpática eferente, consequentemente diminuição da vasoconstricção periférica

A - I está correta
B - II está correta
C - III está correta
D - I e III estão corretas
E - II e III estão corretas

2.Um senhor de 70 anos com um quadro moderado de hipertensão e já tendo passado por uma cirurgia cardíaca de ponte safena chega na farmácia com a prescrição do seu cardiologista, que recomendou a utilização diária de uma associação de besilato de anlodipino com maleato de enalapril (pró-droga). Exames bioquímicos detectaram um aumento importante nas transaminases hepáticas, podendo indicar insuficiência hepática. Sobre essa associação medicamentosa é correto afirmar que:

I) Ao diminuir o tônus vascular arterial, o anlodipino pode também promover uma diminuição na sobrecarga cardíaca, enquando o enalapril diminui a produção de angiotensina II, promovendo vasodilatação e diminuição do tônus simpático

II) Recomenda-se cautela ao se administrar essa associação a indivíduos com insuficiência hepática, pois pode comprometer a ação do enalapril (pró-fármaco) e pode levar a um aumento na meia vida do anlodipino.

III) O besilato de anlodipino é um conhecido antagonista de canais de Ca2+, promovendo ampla vasodilatação, ao passo que o maleato de enalapril antagoniza os receptores beta adrenérgicos cardíacos, diminuindo a freqüência cardíaca.

Dentre as afirmações acima está(ão) correta(s):

A - I e III
B - I e II
C - II e III
D - I
E-todos corretas

3.O captopril foi o primeiro agente da classe dos inibidores de enzima conversora de angiotensina a ser produzido para o tratamento da hipertensão, sendo muito útil também para o tratamento de insuficiência cardíaca congestiva. Sobre seus efeitos gerais é correto afirmar que:

A - Agem como um inibidor de renina, impedindo a produção de angiotensina I e, consequentemente, a angiotensina II
B - Ao inibir a enzima conversora de angiotensina, funciona como um antagonista da ação da angiotensina II, potente agente vasocontrictor
C - A hiperpotassemia característica dos inibidores de enzima conversora de angiotensina pode ser compensada pela utilização associada do diurético amilorida
D - O efeito colateral mais comum é a tosse seca que pode ocorrer em até 20% dos pacientes, decorrente, provavelmente, do excesso de bradicinina no tecido alveolar
E - A associação com diuréticos poupadores de potássio é bem comum, já que os inibidores de enzima conversora de angiotensina podem produzir hipopotassemia como um dos efeitos adversos

4.A associação entre Atenolol + Clortalidona tem sido o tratamento de primeira escolha  em casos de hipertensão arterial média a severa. Sobre os mecanismos de ação de tais medicamentos é correto afirmar que:

I) O atenolol é um agonista adrenérgico beta-1 específico e promove diminuição de freqüência cardíaca, enquanto a clortalidona é um diurético poupador de potássio, destacando-se pela eficiência no aumento da diurese, colaborando para a normalização do estado hipertenso.

II) O diurético tiazídico clortalidona é eficaz na redução da resistência periférica total, muito usado em associações com outros agentes anti-hipertensivos, mas promove hipopotassemia como efeito adverso.

III) O atenolol é um antagonista adrenérgico beta1-específico e deve ser utilizado com cuidado por diabéticos, pois pode mascarar a taquicardia decorrente de uma crise hipoglicêmica.

A - I e II estão corretas
B - I e III estão corretas
C - II e III estão corretas
D - Apenas I está correta
E - Todas estão corretas

5.Qual dos fármacos a seguir é mais provável de causar hipotensão ortostática?

A - propanolol
B - dobutamina
C - labetalol
D - nadolol
E - metoxamina

6.Qual dos fármacos a seguir é mais provável de aumentar a resistência das vias aéreas em pacientes com doença pulmonar obstrutiva?

A - propanolol
B - isoprenalina
C - atenolol
D - bitolterol
E - terbutalina

7.O metropolol é um antagonista relativamente seletivo para receptores adrenérgicos beta1, sendo que destaca-se como sua ação:

A - bloquear a liberação de renina dos rins
B - aumentar a secreção de saliva
C - aumentar a frequência cardíaca
D - aumentar a secreção de glucagon pelo pâncreas
E - dilatação da pupila

1.Os glicosídeos cardíacos são frequentemente chamados digitálicos, pois a maioria é proveniente da planta digitalis (dedaleira). São amplamente utilizados no tratamento da Insuficiência Cardíaca (não para todos os tipos), pois influenciam os fluxos de íons sódio e cálcio no músculo cardíaco, dessa forma aumentando a contração do miocárdio. Tais fármacos apresentam um índice terapêutico reduzido, o que implica em rigoroso acompanhamento do tratamento para se evitar quadros tóxicos. Em relação ao mecanismo de ação dos digitálicos e o efeito terapêutico é correto afirmar que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com